Motor On Line
Notícias-

Rally: Terpins e Justo chegam em 1º na Protótipos T1 do Sertões
Reportagem: Mércia Suzuki / Deborah Ferreira
Foto: Sanderson Pereira
MSuzuki Comunicação
Dupla da Bull Sertões Rally Team vence na categoria no dia da etapa Maratona, uma das mais desafiantes da competição.

Na quinta etapa da 24ª edição do Rally dos Sertões, na qual somente os pilotos e navegadores podem fazer a manutenção de seus veículos - Etapa Maratona -, Michel Terpins, 39 anos, e Maykel Justo, 36 anos (#322) venceram na categoria Protótipos T1. A bordo de um T-Rex, a dupla da Bull Sertões Rally Team completou o percurso entre Luís Eduardo Magalhães / BA até Mateiros / TO (425,67 quilômetros), em de 05h47m16s, tempo este o oitavo da geral do dia. O percurso total desta quinta-feira foi de 461 quilômetros.

Com o resultado, a dupla paulista está em quarto no acumulado da categoria. "Foi até uma surpresa o nosso resultado, porque fui meio conservador, mas nosso desempenho foi muito bom, porque o carro terminou inteiro para amanhã. Não tivemos avarias. Apenas um pneu furado. Bom demais voltar a vencer mais uma etapa neste Sertões, considerado um dos mais difíceis da história dos 24 anos", conta Terpins que participa da competição pela sétima vez (um ano de moto e o restante de carro)

Segundo o piloto, esta quinta etapa foi longa, sinuosa, mas ao mesmo tempo gostosa e prazerosa para se pilotar. "Foram trechos de areia pesada no final da Especial, que já deram para sentir bem a região do Jalapão. Tivemos trechos de alta velocidade, na divisa entre Bahia e Tocantins. Dava muita vontade de pisar fundo, mas preferi não abusar e poupar o equipamento."

No dia anterior, o carro passou por uma revisão minuciosa. "Hoje pilotei com cautela, não quis forçar o carro, porque além de ser Maratona, temos um dia inteiro para andar amanhã e essa noite os mecânicos não poderão fazer a revisão que fazem diariamente", continua o piloto, vice-líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, na Protótipos T1.

Esta é a terceira etapa que a dupla vence, na categoria, nesta edição. Foram os mais rápidos na primeira e a segunda etapas. Um problema no carro (furou um pistão) os impediu de terminar a terceira etapa e de largar a quarta. "Mas, agora, só pensamos em ir adiante. Retornamos com força total e vencemos. O Jalapão nos aguarda. Mas estamos também com estratégia e concentração", diz Justo, navegador de Taubaté (SP), que participa da prova pela 10ª vez e já conquistou quatro títulos (caminhões e carros).

Penúltimo dia

Para Terpins, a penúltima etapa será decisiva para definir parte do rali. O sexto dia, entre Mateiros (TO) e Ponte Alta (TO), é considerado decisivo por pilotos e navegadores. Além de ser um dos mais técnicos e difíceis de toda a história será a segunda parte da Maratona. A Especial (514,98 quilômetros) começa travada, em estradas sinuosas e piso arenoso. Segue por trechos de savanas, onde a navegação será primordial. A prova continua por estradas de piçarra e trechos arenosos, já no deserto do Jalapão. Depois do areião, há um trecho de trial e, mais para o final da prova, estradas menores de fazendas até o final.

Equipe com selo "Carbon Free"

Além da vontade de acelerar e brigar pelo pódio durante a maior prova off-road do país, a equipe dos irmãos Michel Terpins e Rodrigo Terpins não deixa de lado o engajamento com ações sociais e o meio ambiente. Novamente o carro #322 recebeu o selo "Carbon Free" da Iniciativa Verde. Isto quer dizer que o CO2 emitido pelo veículo durante as sete etapas serão compensados por meio de plantio de árvores na Mata Atlântica. A organização que é especializada no trabalho de compensação ambiental e realiza o cálculo, seguindo o Protocolo Carbon Free. Este é o segundo ano consecutivo que o time adota a iniciativa.

A equipe Bull Sertões Rally Team conta com patrocínio da 100% Eventos, Xarla, Bull Sertões e apoio da equipe MEM, Motul e Ohlins.

Resultado extra-oficial - 5ª etapa - Categoria Protótipos T1(8/9) (cinco primeiros)

1 - Michel Terpins / Maykel Justo - 05h47m16s
2- Pedro Prado / Joaquim Bicudo - 06h05m02s
3 - Paulo Pichini / Paulo Bomba - 06h10m12s
4 - Luis Nacif / Filipe B. de Oliveira 06h11m13s
5 - Davison Rabecchi / Flavio Marinho - 06h50m34s

Programação Rally dos Sertões 2016

09/09 - Etapa 6
Mateiros (TO) - Ponte Alta (TO) - Total do dia: 498 km
Deslocamento inicial: 0
Trecho especial: 491 km
Deslocamento final: 7 km

10/09 - Etapa 7
Ponte Alta (TO) - Palmas (TO) - Total do dia: 198 km
Deslocamento inicial: 4,6 km
Trecho especial: 192 km
Deslocamento final: 2 km

Informações Gerais:

Distância total - 3.143 quilômetros
Especiais (trechos cronometrados) - 2.341 quilômetros | 74% de especiais - recorde
Prólogo em Goiânia - 3 de setembro | Largada primeira etapa - 4 de setembro
Chegada em Palmas - 10 de setembro

Notícias

Página inicial