Motor On Line
Notícias-

Academia Shell Racing reúne pilotos da Stock / Turismo / F-3 e kart
Lançada em 2015, Academia Shell Racing é uma iniciativa inédita no Brasil patrocinada pela Raízen para garantir apoio aos jovens talentos do automobilismo.

A Academia de Pilotos Shell Racing, iniciativa inédita no Brasil, promoveu um encontro único no autódromo de Interlagos na véspera da Corrida do Milhão, que será disputada neste final de semana. Patrocinada pela Raízen, tem como objetivo desenvolver e formar a nova geração de brasileiros campeões no esporte automotor.

Os sete integrantes das quatro categorias da Academia se encontraram juntos pela primeira vez no principal autódromo brasileiro: Gianluca Petecof (kart), Felipe Baptista (kart), Yurik Carvalho (F-3), Thiago Vivacqua (F-3), Dennis Dirani (Brasileiro de Turismo) e a dupla da Stock Car, Átila Abreu e Ricardo Zonta. Ao lado dos integrantes de suas equipes, eles participaram de uma sessão de fotos e entrevistas sobre o programa de desenvolvimento de jovens talentos no automobilismo brasileiro.

"É muito importante essa reunião dos pilotos para troca de experiências e aprendizado entre eles, principalmente no contato dos mais novos com o universo da Stock Car, que vive neste final de semana sua prova mais importante com a Corrida do Milhão. O conhecimento e experiência do Átila e do Ricardo ajudarão muito na formação destes novos talentos no kart e fórmulas", diz Vicente Sfeir, gerente de motorsport e patrocínios da Raízen.

Quatro pilotos da Academia Shell Racing estarão na pista neste final de semana: Zonta tenta sua segunda conquista na Corrida do Milhão, já que venceu a prova em 2013, exatamente no último ano em que ela foi realizada em São Paulo. Enquanto isso, Átila Abreu busca sua segunda vitória consecutiva em Interlagos: o sorocabano foi o ganhador da corrida que encerrou a temporada 2015 e tenta sua vitória inédita na prova milionária.

Além dos pilotos da Stock Car, Dirani entra na pista para a rodada dupla do Brasileiro de Turismo: ele é o atual vice-campeão da categoria de acesso da Stock. Já Vivacqua, que estreou com a Shell Racing na etapa passada da F-3 Brasil, busca se fixar no top-3 de sua categoria.

Confira abaixo o currículo dos integrantes da "Academia de Pilotos Shell Racing":

Átila Abreu - Stock Car
Vice-campeão da Stock Car de 2014
Estreou na Stock Car em 2006
07 Vitórias
26 Pódios
09 Pole Positions
Bicampeão Brasileiro de Kart

Ricardo Zonta - Stock Car
Bicampeão Paranaense de Kart
Campeão F3 Sul-Americana
Campeão F3000 Internacional
Campeão Mundial de FIA GT
Campeão Mundial de World Series
09 Temporadas de Fórmula 1 (BAR, Toyota, Jordan e Renault)
Vencedor da Corrida do Milhão 2013

Dennis Dirani - Brasileiro de Turismo
Vice-campeão do Brasileiro de Turismo em 2015
Campeão das 500 Milhas de Kart 2015
Tetracampeão Brasileiro de Kart
Campeão Copa Brasil de Kart
Heptacampeão Paulista de Kart
Tricampeão Super Kart Brasil (SKB)
Campeão Copa SP Granja Viana

Thiago Vivacqua - Fórmula 3 Brasil
Estreante na Academia Shell Racing em 2016
Terceiro lugar na Fórmula Renault 2.0
Campeão Brasileiro de Kart
Campeão da Copa do Brasil de Kart
Campeão das 500 Milhas de Kart Granja Viana
Campeão Paulista de Kart
Campeão do Paulista Light de Kart

Gianluca Petecof - Kart Cat. Junior
Piloto mais jovem do Brasil a disputar o Mundial de Kart - 12 anos
Piloto da Academia Shell Racing no Campeonato Europeu de Kart 2016
Títulos Nacionais no Kart
Atual Campeão do Open Brasileiro de Kart - Cat. Junior
Atual vice-campeão brasileiro de Kart - Cat. Junior
Campeão Brasileiro - Jr Menor
Campeão Copa Brasil - Jr Menor
Tri-campeão do Super Kart Brasil - Super Cadete, Jr Menor e Júnior
Bi-campeão Paulista - Cadete e Super Cadete
Campeão Copa SP Light - Super Cadete
Campeão GP Brasil RBC - Super Cadete
Campeão Estadual RJ - Mirim
Títulos Internacionais
Campeão Florida Winter Tour - Rotax Mini-Max
Campeão Americano de Mini-Rok Vortex
Campeão Florida Winter Tour Minimax Rotax

Outros recordes - Campeão mais jovem da Super Cadete no SKB.
Mais jovem campeão brasileiro da história do Kart 125cc.
Mais jovem campeão da história Copa Brasil Kart 125cc
Mais jovem campeão do Florida Winter Tour Minimax Rotax.

Yurik Carvalho - Fórmula 3 Brasil
Piloto de testes da Academia Shell Racing na Fórmula 3 Brasil
Bicampeão Sul-americano de kart
Campeão Brasileiro de kart
Campeão das 500 Milhas de Kart 2015
Campeão Gp Brasil
Campeão Paulista
Campeão Copa São Paulo Light
Campeão Pro Tour USA
Campeão SKUSA Supernationals
2 vezes Vice Campeão Paulista
2 vezes Vice Campeão Copa São Paulo Light
Vice Campeão Brasileiro
Vice Campeão Copa SP Granja Viana

Felipe Baptista - Kart Cat. Junior
Campeão Paulista de Kart - Cadete - 2013
Campeão da Copa São Paulo Light - Cadete - 2013
Capacete de Ouro - Categoria Revelação - 2013
Campeão do Kantan Kart - Categoria U13 - 2015

Sobre a Academia de Pilotos Shell Racing:

Inspirada em programas europeus que levaram jovens kartistas para categorias top, como a F-1, a Academia de Pilotos Shell Racing é uma iniciativa inédita no Brasil patrocinada pela Raízen para garantir apoio a revelações do automobilismo e auxiliar seus passos futuros no esporte a motor. Suas ações são viabilizadas por meio dos projetos "Academia de Pilotos de Kart" (promovido pelo Kart Clube Granja Viana) e "Talento Automobilístico Formula 3" (promovido pela Federação de Automobilismo do DF) incentivados pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e que visam desenvolver e formar a nova geração de brasileiros campeões no esporte automotor.

Sobre a Raízen:

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 64 aeroportos, possui 63 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 5.800 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012

Notícias

Página inicial