Motor On Line
Notícias-

F-3 Européia: Sette Câmara fez primeira pole e voltou a pontuar
Reportagem: Flávio Quick / Fabíola Cadar
Foto: Dirk Pommert
Quick Comunicação
Principal competição de F3 do planeta retomou seu calendário para a antepenúltima rodada.

O tradicional Autódromo de Nurburgring, na Alemanha, recebeu neste fim de semana as disputas da oitava rodada do Campeonato Europeu de F3. As provas 22, 23 e 24 do Campeonato foram muito disputadas e tiveram o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara (Red Bull | Petrobras | Cemig | Mercantil do Brasil), integrante do Red Bull Junior Team, registrando a sua primeira pole-position e voltando a pontuar em duas das três corridas.

Como tradicionalmente acontece o fim de semana de competição teve início ainda na setxa-feira, quando foram realizados os treinos livres e, também, as duas tomadas de tempos. A equipe Motopark Academy, com a sua tradicional metodologia de trabalho, começou a preparação do equipamento sem se preocupar com os tempos obtidos e, sim, com o ajuste do carro para as corridas. No segundo treino, então, Sette Câmara teve o OK do time para acelerar para valer, já com acerto visando a tomada de tempos. Com um ajuste bem próximo do ideal o piloto ficou satisfeito e marcou o terceiro tempo, animando-se para as tomadas de tempo.

As sessões classificatórias vieram logo na sequência e, pela primeira vez no Europeu de F3, Serginho conseguiu ser o mais rápido da sessão e registrar a pole-position. Mais do que isso, ele conseguiu encaixar a volta ideal sendo o mais veloz da pista nos três setores do autódromo, fato dos mais difíceis de acontecer. Animado pelo resultado da primeira classificação, Sette Câmara foi para a segunda tomada disposto a repetir o bom desempenho. Porém, atrapalhado pelo tráfego em sua volta rápida, não conseguiu repetir o feito e, com isso, estabeleceu apenas a 14ª posição para a largada da segunda corrida e, a 13ª, para a corrida três.

"Fiquei muito feliz mesmo de ter conseguido a pole. Foi a primeira pole-position de nosso time, que está também em sua segunda temporada no Campeonato. Infelizmente, por ter trocado o motor na etapa de Spa, estou penalizado em 10 posições no grid nas duas primeiras corridas e, com isso, não vou largar da frente. Mas, ter a certeza de que estou mais rápido e o equipamento confiável, me deixam com o ânimo renovado para fazer o impossível nas corridas", explicou o piloto de 18 anos.

Na primeira corrida Serginho fez uma boa largada e se manteve na 11ª posição. Muito pressionado pelo adversário que vinha logo atrás e tendo de atacar os adversários à frente Sette Câmara acabou por não conseguir a ultrapassagem e finalizou na mesma 11ª posição. Após reunião com os engenheiros e análise da telemetria o time fez algumas mudanças no carro para a segunda corrida. Largando da última posição do grid, em virtude da troca do motor, Sette Câmara fez uma segunda corrida de arrepiar. Com o carro mais rápido da pista ele fez ultrapassagens fantásticas, em diferentes pontos da pista e, após as 24 voltas, recebeu a bandeirada em um comemorado oitavo lugar.

A terceira e última prova do fim de semana foi disputada na manhã de domingo. Em mais uma apresentação de garra e muito arrojo Sette Câmara conseguiu ganhar importantes posições, ser rápido e constante e finalizar a prova na oitava posição.

Pela soma dos resultados Serginho acumulou mais oito pontos para o Campeonato e aparece agora com 97 pontos, na 12ª posição.

"As penalizações pela troca de motor em Spa me atrapalharam consideravelmente. Saio aqui de Nurburgring feliz por saber que, finalmente, tenho um carro competitivo, rápido e que me permitirá brigar por vitórias em Ímola e Hockenheim, rodadas que finalizam o Campeonato", analisou.

Notícias

Página inicial