Motor On Line
Notícias-

Rally: única mulher piloto nos carros Sandra conquista título no Sertões
Reportagem: Mércia Suzuki
Foto: Michael de Oliveira
MSuzuki Comunicação
Estreantes na maior competição off-road do país, Sandra e Maurício Gonçalves venceram seis dos sete dias no Regularidade, na categoria Turismo.

Cruzar mais de 3 mil quilômetros do roteiro da 24ª edição do Rally dos Sertões, pelos estados de Goiás, Bahia e Tocantins, não foi tarefa fácil. O trecho do deserto do Jalapão, em território tocantinense, foi implacável e deixou muitos competidores pelo caminho, mas a dupla estreante Sandra Dias e Maurício Gonçalves (#411), da FD Rally Team, também passou pela dura etapa. Após cinco dias de competição já haviam conquistado o título com duas etapas de antecipação. Estreantes no segundo maior rali do mundo (Rally dos Sertões só perde para o Rally Dakar), Sandra e Gonçalves chegaram a Palmas (TO), no último sábado, 10, como Campeões do Rally dos Sertões na modalidade Regularidade / Turismo.

"Certamente esse título ficará marcado em minha vida, foi um momento único de total superação. Quando comecei há competir há pouco mais de dois anos não imaginaria estar tão cedo no Rally dos Sertões e sair daqui com um título na mão, foi um sonho realizado", diz Sandra, única piloto mulher do grid dos carros na 24ª edição da competição. Sandra é empresária em Alphaville, Barueri (SP), e apaixonada por off-road e participa de campeonatos de rali de regularidade e também de rali cross country.

Para o navegador de Sorocaba (SP), a sincronia com a Sandra foi bem rápida. "Sandra pilotou muito e nos demos bem desde os primeiros quilômetros, o que refletiu diretamente no nosso desempenho, tanto que de 14 etapas vencemos 10", diz Gonçalves que está no off-road desde 1999 e há três anos começou a competir nas provas de rali de Regularidade e não parou mais.

Após 10 anos, a modalidade de Regularidade retornou ao grid do Rally dos Sertões. Durante sete dias (4 a 10/9) usou parte dos trechos cronometrados do cross country e agradou em cheio as 15 duplas participantes, divididas nas categorias Graduados e Turismo. Foi uma prova bem técnica que apesar de não usar a velocidade, no Regularidade o importante é andar no trecho o mais próximo das médias horárias pré-estabelecidas, com muita perícia, capacidade de cálculo e raciocínio e vence quem tiver menos pontos perdidos. Por dia, as duplas faziam duas etapas.

Determinada, apesar de estreante no grid, Sandra desde o início sabia que não estaria na prova apenas por diversão. "Com o passar dos dias a competitividade vai tomando conta da gente e vamos querendo mais e mais e estamos muito felizes com o título e já estamos fazendo planos para participar da edição dos 25 anos do Rally dos Sertões", afirma a piloto de uma Pajero Full.

A 24ª edição teve largada em Goiânia (4/9) e chegada em Palmas (10/9) e participam 146 veículos nas categorias motos, quadriciclos, UTVs e carros. Foram 53 carros no grid, destes 15 eram da modalidade Regularidade. O Rally dos Sertões 2017 já tem data, a edição de 25 anos será de 16 a 26 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada, pela primeira vez, em Bonito (Mato Grosso do Sul).

Equipe campeã

A equipe FD Rally Team contou também com a dupla Glauber Fontoura e Josi Koerich que competiram no cross country e sagraram-se Campeões do Rally dos Sertões, na categoria Super Production. Fontoura é marido de Sandra e já é tricampeão da prova. Durante a festa de premiação no sábado, 10, à noite, o time foi surpreendido, pois receberam ainda o troféu como destaque de Melhor Equipe do Rally dos Sertões 2016. E não foi à toa, com infraestrutura própria, o time contou com um caminhão para peças e equipamentos, um caminhão cegonha, dois motorhomes, oito barracas, seis carros de apoio, duas motos e uma cozinha móvel para atender pilotos, navegadores, mecânicos, fisioterapeuta, motoristas, cozinheiro, entre outros.

A FD Rally Team, equipe da região de Alphaville (Barueri / SP), conta com patrocínio da Fontoura Dias Stands e Schifis.

Resultado Final - Rally dos Sertões / Regularidade

Categoria Turismo (três primeiros)
1º Sandra Dias / Maurício Gonçalves
2º Adriano Goettems / Henrique Peters Rech
3º Luiz Fernando Carquejo / Cláudio Xavier da Costa

Categoria Graduados (três primeiros)
1º Oscar Schmidt / Gustavo Schmidt
2º Fernando Luis Possetti / Cristina Possetti
3º Otavio Enz / Allan Enz

Notícias

Página inicial