Motor On Line
Notícias-

Kart: 14 anos do projeto que cuida da saúde bucal de mecânicos / CPSC
Reportagem: Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Foto: Flávio Quick
FGCom
Idealizada pelos organizadores da Seletiva de Kart Petrobras, em parceria com a dentista Ligia Martins Xavier, ação social é voltada aos mecânicos dos pilotos.

A próxima etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras será especial não apenas por definir mais três finalistas da edição 2016. Pelo 14º ano consecutivo, o evento marcará a realização do projeto social "Sorriso Campeão". A disputa acontecerá no kartódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), no dia 24, dentro da 7ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart.

Por meio da ação social, cada piloto participante poderá indicar dois mecânicos da sua equipe para receber por um ano tratamento odontológico gratuito. Os mecânicos ainda terão direito a inscrever suas mulheres e filhos (até 12 anos) no projeto. A ação, uma iniciativa dos organizadores da Seletiva de Kart Petrobras, é apoiada pela Petrobras, MG Pneus e pela dentista Ligia Martins Xavier e realiza, em média, 120 atendimentos a cada ano. Já são mais de 1600 atendimentos nestes 14 anos.

"É um orgulho para qualquer profissional da saúde participar de uma ação como esta. Minha satisfação pessoal é enorme porque, acompanhando estes pacientes, posso constatar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, principalmente com relação à conscientização sobre os cuidados com a higiene bucal. Nestes anos, várias histórias me marcaram muito, mas as que sempre me emocionam são de pacientes adultos que nunca tinham passado por uma consulta odontológica. Emociona mais ainda ver a mudança de comportamento dessas pessoas depois do tratamento, como isso interfere realmente na autoestima delas", conta a Dra. Ligia Martins Xavier.

Em sua 18ª edição, a Seletiva de Kart Petrobras já tem três dos 12 finalistas classificados: os mineiros Gabriel Paturle, Matheus Tonussi e Gustavo Zwetkoff, que foram selecionados em Vespasiano (MG), dentro da 1ª edição da Taça Minas Gerais.

Na Copa Petrobras Sorriso Campeão serão mais três vagas e a briga promete ser boa. Após a disputa em Interlagos, a Seletiva segue para Cascavel, no Paraná, palco da Copa do Brasil de Kart no dia 15 de outubro, e Teresina, no Piauí, que receberá a etapa final no dia 29 de outubro dentro da Copa Norte de Kart. A decisão está programada para o início de novembro, com local ainda a ser definido.

Os pilotos já classificados:

Gabriel Paturle (MG), 16 anos
Matheus Tonussi (MG), 15 anos
Gustavo Zwetkoff (MG), 16 anos

Confira o calendário da 18ª edição da Seletiva de Kart Petrobras: *

Fase Classificatória
10 de setembro - 1ª etapa (Taça Minas Gerais de Kart) - Vespasiano (MG)
24 de setembro - 2ª etapa - Copa Petrobras Sorriso Campeão (Copa São Paulo Light de Kart) - Interlagos (SP)
15 de outubro - 3ª etapa (Copa Brasil de Kart) - Cascavel (PR)
29 de outubro - 4ª etapa (Copa Norte de Kart) - Teresina (PI)

Final
Novembro - data e local a serem confirmados

* Sujeito a alterações

Seletiva de Kart Petrobras

Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 17 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - chega a aproximadamente 300 mil reais. O campeão recebe 70 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 6 mil.

Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.

Notícias

Página inicial