Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Rafael Suzuki tem desafio extra no retorno a Londrina
Reportagem: Mariana Viegas
Foto: Rafael Gagliano
Eversports
Representante maranhense correrá pela primeira vez com o carro da categoria no circuito paranaense, que volta ao calendário após quatro temporadas.

Fora do calendário desde 2012, Londrina volta a receber pilotos e equipes da Stock Car para a 8ª etapa da temporada 2016, neste fim de semana (24 e 25 de setembro). Assim, será a primeira vez que Rafael Suzuki - que ingressou na categoria em 2014 - correrá na pista paranaense com o carro da Stock Car. O representante maranhense vê o desafio com bons olhos, apesar de estar entre os pilotos do grid para quem o circuito será uma "novidade", e acredita que pode conquistar um bom resultado para se reaproximar do top-10 do campeonato.

O ineditismo da pista de Londrina não chega a ser completo para Suzuki. Lá, o piloto da Geolab Racing já disputou uma corrida de Fórmula 3 Sul-Americana, em 2007. Desde então, o circuito de 3.146 metros de extensão pouco mudou. O traçado é estreito, o mais travado do calendário, e compreende curvas de baixa velocidade, e muitas subidas e descidas. Além disso, Rafael também fez muitos treinos no simulador virtual para se preparar para a etapa.

A Corrida do Milhão, disputada há 15 dias em Interlagos, marcou o início da segunda metade do campeonato, que, além de Londrina, passa ainda por Curitiba, Goiânia, Curvelo (MG) e encerra em Interlagos, em dezembro. Suzuki, que conquistou cinco top-10 em sete etapas realizadas até agora, perdeu posições na tabela após ser forçado a abandonar a Corrida do Milhão com a quebra da suspensão do carro #8, mas o piloto segue motivado, já que ainda faltam nove corridas - disputadas em cinco finais de semana - e 230 pontos estão em jogo. Ele ocupa o 19º lugar, empatado com o 18º e a apenas nove pontos do top-15 na classificação geral. Felipe Fraga é o líder do campeonato, com Max Wilson em 2º e Rubens Barrichello fecha o top-3.

Ao contrário da maioria das etapas, quando os treinos começam ainda na sexta-feira, em Londrina as atividades de pista são concentradas em apenas dois dias. No sábado, acontece o shakedown, as duas sessões de treinos livres e a classificação, com transmissão ao vivo do Sportv a partir das 14h10. No domingo, a primeira corrida da rodada dupla tem início às 13h, também ao vivo pelo Sportv, com a segunda prova na sequência.

Rafael Suzuki é patrocinado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Rafael Suzuki:

"Conheço a pista de Londrina de outros tempos quando corri de Fórmula 3 Sul-Americana em 2007, foi uma das minhas primeiras corridas fora do kart. Agora o carro é diferente, e eu não estava na Stock Car ainda na última vez que correram em Londrina. Mais da metade do grid já tem essa experiência, apesar do carro ter mudado em vários pontos, então teremos que tirar essa pequena desvantagem aproveitando ao máximo os treinos livres. A pista oferece poucos pontos de ultrapassagem, é mais travada que a maioria dos circuitos, então uma boa posição de largada será fundamental. Vamos buscar recuperar os pontos que não conseguimos somar na última etapa."

Confira a programação da Stock Car em Londrina:

Sábado, 24 de setembro
07h35 - 07h45 - Shakedown
07h50 - 08h30 - 1º Treino (Grupo 1)
08h35 - 09h15 - 1º Treino (Grupo 2)
11h20 - 12h00 - 2º Treino (Grupo 1)
12h05 - 12h45 - 2º Treino (Grupo 2)
14h10 - 15h00 - Classificação

Domingo, 25 de setembro
9h - 9h15 - Visitação de boxes
13h00 - Largada (Corrida 1)
14h10 - Largada (Corrida 2)

Notícias

Página inicial