Motor On Line
Notícias-

Kart: informações sobre a etapa 8 do Pé de Chumbo em Limeira
Reportagem: Carlos Zaramelo Júnior
Foto: Marcelo Faé Ferreira
Tite vence em Limeira e deixa disputa por título ainda mais acirrada.

Felipe Santo André, o Tite, venceu a oitava etapa da Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo, na manhã de sábado (24), em Limeira, e pôs fogo na disputa pelo título da temporada 2016. Faltando apenas duas rodadas para o final do campeonato, três pilotos estão envolvidos de maneira direta na disputa: Rafael Contatto, líder com 298 pontos; Tite Santo André, segundo colocado com 288; e Nino Rigue, terceiro com 274. Marcelo Contatto, em quarto lugar com 266 pontos, e Giovanni Pamfílio, em quinto com 256, têm chances matemáticas, mas bastante remotas.

Após as corridas no Kartódromo João Baptista Brum, em Limeira, todos os pilotos tiveram que descartar um resultado, conforme determina o regulamento. Assim, cada piloto tem agora a pontuação efetivamente válida. Nas duas etapas finais - em Paulínia, em outubro, e em Piracicaba, em novembro - não haverá descarte.

Domínio

A primeira corrida em Limeira teve domínio de Rafael Contatto. Mais rápido na tomada de tempos, o líder do PD´Chumbo largou na pole position e manteve a posição durante as 20 voltas, mesmo pressionado por Nino Rigue. Contatto completou as 20 voltas em 18m25s984, com vantagem de 0s171 para Nino e de 1s218 para Rogério Pompermayer.

A bateria teve poucas ultrapassagens e os ponteiros andaram praticamente juntos. A única ultrapasagem no pelotão de frente foi na 16ª volta, quando Tite Santo André superou Marcelo Contatto para fechar a prova em quarto lugar. Apesar de ter perdido uma posição na reta final, Marcelo cravou a melhor volta: 54s662 na quarta passagem, média de 75,738 km/h.

Destaque

Com grid invertido entre os oito primeiros da bateria anterior, a segunda corrida no kartódromo limeirense teve Kaique Melo na pole position. No entanto, logo na primeira curva, o experiente Douglas Pitoli assumiu a ponta. O destaque, porém, ficou para Tite Santo André, que largou na terceira fila e entre as voltas 8 e 13 fez várias ultrapassagens até chegar à liderança.

Tite e Pitoli, entre a 12ª e a 13ª voltas, protagonizaram disputa particular e alternaram-se na ponta com ultrapassagens seguidas. Aos poucos, porém, Tite abriu vantagem e terminou as 20 voltas em 19m21s597, vantagem de 1s519 para Pitoli e de 1s682 para Giovanni Pamfílio. A volta mais rápida foi de Bruno Trevizan, que virou a quinta passagem em 55s412 (média de 74,713 km/h).

Geral

Com a vitória na segunda bateria e o quarto lugar na primeira, Tite Santo André somou 44 pontos e foi o primeiro colocado na classificação geral da etapa de Limeira da Copa Sópneus Goodyear de Kart. Em segundo lugar ficou Nino Rigue, que fez 43 pontos (segundo na corrida 1 e quarto na corrida 2). Rafael Contatto garantiu a terceira posição, totalizando 41 pontos (primeiro na prova 1 e oitavo na prova 2).

Light

Se na Elite da Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo a briga pelo título está bastante acirrada, na Light a situação mostra-se mais favorável ao líder Bruno Trevizan. Ganhador da rodada em Limeira (totalizou 27 pontos ao chegar em 11º lugar nas duas baterias), ele chegou a 169 pontos e abriu vantagem de 26 para Carlos Barbosa e Ricardo Travaglia, que têm 143.

Como Trevizan tem mantido a regularidade ao longo da temporada, Barbosa e Travaglia terão de contar com o fator sorte para reverter a situação. Além dos três, outro piloto de olho no Top 3 da categoria é Mayckon Mota, que ocupa o quarto lugar com 136 pontos.

Notícias

Página inicial