Motor On Line
Notícias-

Projeto Ideia Fixa não deixa a poeira baixar
Reportagem: Sig Comunicação
Foto: Divulgação
Atividades fora dos ralis continuam acontecendo.

Após marcante participação no Rally dos Sertões 2016, quando beneficiou com suas ações de forma direta 1380 pessoas, o Ideia Fixa não deixou a poeira baixar e vem mantendo suas atividades em ritmo acelerado e ininterrupto. No final do mês de setembro, através de sua criadora a jornalista Tânia Mara, foi ministrada uma oficina de reutilização de pneus na Escola Municipal Vitalina Rossi, cujo objetivo foi a capacitação de 15 jovens, através dos ensinamentos práticos, iniciados com a higienização dos pneus até a parte da tapeçaria utilizada no assento e a finalização com a pintura.

Este tipo de oficina é realizado pelo projeto desde 2003 quando em diversas comunidades, os jovens tiveram a oportunidade de aprender algo inovador e diferente.

Dando sequencia aos trabalhos realizados pelo ideia fixa, vale incluir a doação de mais de 400 livros para as mini bibliotecas do Rotary Club de Poços de Caldas. "Somos agradecidos ao Projeto Ideia Fixa, pois, sem as doações que recebemos, dificilmente conseguiríamos dar continuidade ao nosso projeto, que pode ser encontrado em diversos pontos da cidade!" Comentou Luiz Marques, do Rotary.

E não é só de fazer doações que o Projeto vive, ele também necessita recebe-las. E sabendo deste fato o piloto da categoria Motos que já disputou diversas etapas do Rally dos Sertões, Ronie Von Silva, de Patos de Minas, entregou nas mãos da presidente do Projeto Ideia Fixa Tânia Mara, a doação de 10.000 livros de histórias infantis. Em outubro de 2015, ele já havia doado 4.000 livros e resolveu agora, repetir a dose, porém com um numero bem maior de exemplares.

Mas, era preciso viabilizar a viagem para a retirada da grande doação com peso estimado em três toneladas. Como fazer? De que maneira resolver este impasse?

"Sabemos que um Projeto Social é uma ação planejada, com começo, meio e fim, estruturada em torno de objetivos a serem alcançados. Mas sabemos também, que na teoria é uma coisa, na prática é outra e muitas vezes a falta de recursos, teima em tentar inviabilizar uma ou outra ação. No caso do Ideia Fixa, este fato sempre ocorre, porém, desde a sua criação a quase 15 anos, pudemos sempre contar com os amigos. Que de uma forma ou de outra acabam nos ajudando a fazer acontecer, a exemplo desta viagem para a retirada livros. Não tínhamos como pagar o frete, foi ai que entrou mais um amigo, o também piloto Robert Nahas. Que nos emprestou o caminhão e o depósito para guardar os livros. Concluo portanto, que para manter esta "ideia fixa" em atividade ainda por muitos anos, será preciso continuar tendo garra, determinação, coragem e se Deus permitir; muitos amigos!" concluiu Tânia Mara.

Projeto Ideia Fixa - Um sonho que virou um projeto de vida! E mais que isto, transformou a vida de muita gente.

TUDO começou quando Tânia Mara Matias de Carvalho escreveu o livro "Cêis é rali,é?" que mostrava não só histórias de Rally, mas que retratava a real história de um Brasil pouco conhecido e totalmente esquecido. Na verdade ela decidiu fazer algo pelos "sertanejos" que encontrou pelo caminho em diversas participações no Rally dos Sertões. Criou então o Projeto "Ideia Fixa por um Sertão 100 Fome".

No início trocou exemplares do livro por cestas básicas e hoje o Projeto Ideia Fixa é um dos mais antigos e contínuos trabalhos sociais dentro das provas de rali no Brasil. São 14 anos de existência com números que impressionam. Até o momento, o Ideia Fixa já beneficiou, mais de 138 mil pessoas em 16 Estados foram beneficiadas com doações, que somam 207 toneladas. As ações incluem ainda a distribuição de 158.000 livros novos e usados.

Parceiros do Projeto: CAN AM BRP, INSTITUTO DUDA E ADELINA, VILAMONGE CAFÉ, PERFUMARIA EMY, RNN SPORTS, PIFFER, SIG COMUNICAÇÃO, W3B SOLUÇÕES INTELIGENTES, CRYF EMPREENDIMENTOS, ROTARY CLUBE de Poços de Caldas, ALKO - Produtos de qualidade, Master WEB RÁDIO, ASA ALUMÍNIO, ASI - Associação Sul Mineira de Imprensa, REVISTA PRÓMOTO. Acesse: www.projetoideiafixa.org Facebook/projetoideiafixa

Notícias

Página inicial