Motor On Line
Notícias-

Rally: Campeonato Brasileiro termina em Morretes
Reportagem: WZ Comm
Foto: Eduardo Carvalho
O único rally de asfalto do Brasil será palco da decisão de duas das três categorias que competem o Campeonato Brasileiro de Rally.

Nos dias 18 e 19 de novembro será realizado o Rally de Morretes, na cidade de mesmo nome, no litoral do Paraná. A região, que já sediou o antigo Rally da Graciosa, retornou ao certame em 2014 com novo nome, primeiro como etapa do Campeonato Paranaense, e depois como etapa do Campeonato Brasileiro.

Percorrendo as mesmas estradas de asfalto da região de Morretes e Antonina, a prova contará com 346km, sendo 126km de trechos cronometrados, divididos em 12 especiais. A primeira delas será o Street Stage: uma especial de 1,5km no centro histórico da cidade, realizado na sexta-feira, logo após a largada promocional. As outras 11 especiais serão realizadas no sábado, a partir das 8 horas da manhã.

A SS Dom Pedro não faz mais parte da edição 2016, mas a prova vai percorrer a SS Graciosa duas vezes. Uma de dia e uma à noite. A previsão de termino da prova é 22h com a premiação no Parque de Apoio.

A dupla gaúcha Ulysses Bertholdo / Marcelo Dalmut tem uma confortável liderança na categoria RC2N (para carros 4x4 com mais de 300cv). Em seguida vem Ricardo Malucelli / Giovani Bordin, que estão em uma temporada sólida na busca pelo seu primeiro título nacional.

Na categoria RC4 (para carros 1.6 preparados) Rafael Tulio / Cesar Valandro conquistaram o título por antecipação, mas já prometeram manter o show nas especiais de asfalto. A briga pelo vice-campeonato continua acirrada entre as duplas Emercon Cavassim / Rafael Frasson (67 pontos), Tiago Reijers / Rodrigo Konig (65 pontos) e Felipe Marra / Thiago Osternack (52 pontos).

Apesar de considerada categoria de acesso, a RC5 (para carros 1.6 de produção) foi a mais disputada nesta temporada e duas duplas ainda tem chance de conquistar o título. Fabio Simsen / Gilson Rocha tem 9 pontos de vantagem sobre os irmãos Leo Zettel / Fred Zettel, que prometem lutar até a última especial.

Programação

Sexta-feira, 18 de novembro de 2016
18:00h - Largada Promocional / SS1 / Street Stage

Sábado, 19 de novembro de 2016
08:00h - Largada do primeiro carro na SS2
21:30h - Chegada do primeiro carro no parque fechado
22:00h - Premiação
23:00h - Festa do Rally

Mudanças na Organização

No último dia 11, Walter Lamarca Jr. renunciou a presidência do RPMC – Rallye & Pista Motor Clube, o que causou um certo alvoroço nos bastidores. Como determina o próprio estatuto do clube, o vice-presidente Leonardo Zettel assumiu e a programação do Rally de Morretes está mantida.

Zettel esteve ao lado de Waltinho na organização das provas paranaenses nos últimos três anos, e estará à frente do Rally de Morretes 2016. “Uma pena o pouco prazo para ajustar esses detalhes políticos, mas a organização do Rally de Morretes será feita da mesma forma e, em sua grande maioria, pelas mesmas pessoas”, declara o novo presidente.

O Rally de Morretes é organizado pelo RPMC – Rallye & Pista Motor Clube, sob a supervisão da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo e FPRA – Federação Paranaense de Automobilismo, e conta com patrocínio de Apetrechos.com.br, Militec-1, Bencke Bier, Ekron e apoio da Prefeitura Municipal de Morretes, Morretes Convention Visitors Bureau. Mais informações no site.

Notícias

Página inicial