Motor On Line
Notícias-

Kart: Lucas Staico é bicampeão Sul-Americano
Reportagem: Flávio Quick / Fabíola Cadar
Foto: Bruno Gorski
Quick Comunicação
Piloto mostrou muita habilidade para conquistar os títulos também na chuva.

Na última semana, entre os dias 10 e 15 de outubro, o Kartódromo Delci Damian, em Cascavel - PR, recebeu as provas da edição 2016 do Campeonato Sul-Americano de Kart e, também, da 18ª Copa Brasil de Kart. Mais de 230 pilotos estiveram inscritos em ambas as competições que, na categoria Cadete, confirmaram o Bicampeonato para o piloto mineiro Lucas Staico (Seisan | Techspeed).

As atividades no oeste paranaense foram divididas em duas fases e, a Cadete, categoria mais movimentada do evento que recebeu 29 inscritos, teve suas atividades todas reunidas na segunda fase da competição. Staico, após ter conseguido no mês passado o título do Campeonato Paranaense, evento que serviu de preparatório para a competição continental, chegou ao oeste paranaense muito animado para tentar a conquista dos títulos em ambas as competições.

Com o apoio técnico da equipe Sabiá Racing e atenção exclusiva do mecânico João Santos, profissional que acabou se tornando grande amigo do piloto, Staico foi para a pista em busca de preparar seu kart. Na quinta-feira foram realizados quatro treinos livres quando, em todas estas oportunidades, o piloto de Belo Horizonte esteve sempre entre os mais velozes da pista.

A programação mais intensa do evento foi na sexta-feira quando o dia começou com um rápido treino de aquecimento, passando por tomada de tempos e na sequência duas provas classificatórias. Staico esteve sempre muito veloz na pista e, mesmo diante de condições climáticas que variaram muito durante todos os dias da competição, o piloto se mostrou muito seguro em todas as condições de pista. Na tomada de tempos, com uma marca de menos de dois décimos mais lenta que a do pole-position, ele garantiu o quinto lugar para o grid de largada das classificatórias. Nessas provas, em que a soma delas definiria o grid de largada da Final, Staico ouviu atentamente as orientações de Cláudio Dantas, seu chefe de equipe, e ao invés de se preocupar em ganhar e arriscar tudo, optou por se manter no primeiro pelotão e deixar para definir o Campeonato, efetivamente, na prova decisiva.

Com nove pontos perdidos Lucas seguiu para a Final na quinta posição, abrindo a terceira fila do grid. Com a pista muito molhada e uma fina chuva o piloto sabia que teria pela frente uma competição de muito trabalho. Após uma largada perfeita, quando ganhou de cara duas posições, Staico começou a desenhar sua vitória. Fazendo um traçado diferente do que seus concorrentes ele conseguia ser mais veloz nos três trechos da pista e, com isso, não demorou a pressionar os primeiros colocados. Com cautela e muita segurança Staico passou então a ganhar posições. Em duas voltas assumiu o segundo lugar e, mais duas voltas, ele já liderava a corrida. Depois de assumir a ponta o mineiro seguiu muito determinado. Sem olhar para trás ele registrou ainda a volta mais rápida da corrida e, com meia reta de vantagem para o segundo colocado, comemorou muito o seu Bicampeonato Sul-Americano e da Copa Brasil de Kart.

"Estou realmente muito feliz. Quero agradecer à minha equipe pelas dicas e pelo kart perfeito que me deram. Eu sentia que o kart estava muito seguro na pista e isso me deixava tranquilo para acelerar. Mesmo com a pista molhada eu consegui ser bem rápido e isso fez toda a diferença. Me sinto muito grato por todos que me apoiam e me permitiram este ano já comemorar quatro títulos (Campeonato Mineiro, Paranaense, Copa Brasil e Sul-Americano) Obrigado galera, esses títulos não são meus, são nossos", comemorou o piloto de 11 anos.

Notícias

Página inicial