Motor On Line
Notícias-

Rally: endurance de UTV é a novidade da temporada de off-road
Reportagem: João Alberto Otazú
Foto: Sanderson Pereira
Mastermídia
Prova de 6 horas de duração será neste domingo, em Cordeirópolis (SP).

Modalidade que mais cresceu nas provas de off-road nos últimos anos, os competidores dos UTV esportivos terão uma grande novidade nesta temporada. Neste domingo (23/10) será realizada a primeira corrida de longa duração da categoria no Brasil, com seis horas de duração, e dentro de um autódromo de terra. A 1ª Copa UTV Dopamina será disputada no autódromo Valdemar Fragnani, em Cordeirópolis, a 170 km da capital, reunindo pilotos de várias idades e de várias regiões do país. Uma das atrações também serão as formações de duplas e trios, onde se destaca a ‘Família da Poeira’, que competirá com três UTV da Divino Fogão Rally Team, com convidados de peso.

"É um estilo novo de corrida de UTV, em formato que é sucesso no mundo todo e que ainda não tinha no Brasil. Vai ser em um circuito fechado de 2 km, com troca de pilotos e reabastecimento. É uma prova muito diferente do que estamos acostumados. Pra começar, todos os UTVs largarão ao mesmo tempo, em movimento e alinhados dois a dois, enquanto que estamos acostumados a largar parados um a um, separados por dois minutos", explica o atual campeão brasileiro de Rally Baja Rodrigo Varela (Can-Am / Blindarte), que vai dividir o seu Can-Am Maverick XDS Turbo com Marcos Baumgart, vice-campeão do Rally dos Sertões no ano passado, com uma picape.

Depois de ter competido na última corrida de 2015 com a sua mãe Nani ao lado como navegadora, desta vez Gabriel Varela (Can-Am / Blindarte) vai ter como parceiro de pilotagem no Can-Am Maverick XDS Turbo o seu pai, Reinaldo, que além de ser campeão mundial e brasileiro de rally Cross Country com picapes, já participou de um Rally Dakar com UTV. "Vamos ter que acelerar desde o começo, sem poupar o equipamento, como qualquer corrida em autódromo. E o legal é que o público poderá acompanhar tudo gratuitamente, ficar perto e entender melhor o que é o UTV", expõe o vencedor do Rally dos Sertões e líder do Campeonato Brasileiro de Rally Baja na classe Turbo. Os pilotos estarão divididos nas categorias UTV Aspirado, UTV Turbo e UTV Over 50, sempre de olho no troféu "Fita Azul", para o veículo mais rápido da prova.

Já o caçula da ‘Família da Poeira’ formará dupla com outro campeão de UTV, o alagoano Gustavo Xavier, vencedor do Rally Velho Chico. "Vou correr ao lado do ‘Tatá’, piloto experiente que já ganhou várias provas de Baja e Cross Country. Fizemos um shake-down e nos adaptamos muito bem ao tipo de terreno. Confiamos em nosso Polaris RZR e vamos pra cima para alcançar uma boa colocação", confia Bruno Varela (Polaris One / Motul).

Programação:

22/10 - Sábado
8h às 8h30 - Vistorias técnicas e de segurança / Categoria Over 50
8h30 às 9h30 - Vistorias técnicas e de segurança / Categoria Aspirado
9h30 às 10h30 - Vistorias técnicas e de segurança / Categoria Turbo
11h - Briefing
12h às 14h - Treinos livres
14h30 às 15h - Treino classificatório / Categoria Over 50
15h15 às 15h45 - Treino classificatório / Categoria Aspirado
16h às 16h30 - Treino classificatório / Categoria Turbo

23/10 - Domingo
8h às 9h - Warm up
10h - Largada
16h - Pódio.

Notícias

Página inicial