Motor On Line
Notícias-

Criador game de corridas Kazunori Yamauchi se inspirou em Ayrton Senna
Reportagem: Rodrigo França
Foto: Divulgação
RF1
Em entrevista exclusiva ao Senna TV em Tóquio, no Japão, Kazunori Yamauchi conta como a admiração a Ayrton Senna o ajudou a criar a série Gran Turismo.

O SENNA TV, canal oficial do piloto brasileiro no Youtube mantido pelo Instituto Ayrton Senna, traz nesta semana uma entrevista exclusiva com Kazunori Yamauchi, criador do jogo Gran Turismo e presidente da Polyphony Digital Inc. Em entrevista realizada em Tóquio (Japão) pelo jornalista Rodrigo França, Yamauchi conta como o piloto tricampeão mundial de F-1 inspirou a maior série de game de corridas do mundo.

"Eu descobri o automobilismo na segunda metade dos anos 80, quando Ayrton Senna estreou na Fórmula 1. Os vários atrativos do automobilismo: a velocidade, a paixão pela vitória, eu sinto que aprendi com Ayrton", diz Kazunori.

"Desde que comecei a fazer o Gran Turismo, eu sonhava em ligar a história de Ayrton Senna com o Gran Turismo, de algum jeito, em algum momento. E este sonho se realizou no GT6. Pudemos mostrar uma parte da carreira do Ayrton e permitir que os jogadores a vivenciassem", afirma Kazunori, lembrando a presença do piloto no jogo Gran Turismo 6.

Há três anos, Kazunori veio para o Brasil e também conheceu o Instituto Ayrton Senna, onde acompanhou de perto o trabalho da organização na melhoria da educação pública no País. No GT6, jogo exclusivo do PlayStation 3, o gamer pode utilizar a Lotus 97T nas pistas de Brands Hatch e Monza, além do kart DAP, um dos principais karts pilotados por Senna em sua carreira.

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Há mais de 20 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação.

Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia.

Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estamos em 17 Estados e mais de 660 municípios, apoiamos a formação de mais de 70 mil profissionais por ano e beneficiamos a educação de mais de 1,9 milhão de alunos por ano. www.institutoayrtonsenna.org.br

Notícias

Página inicial