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Alpine conquista título mundial na categoria LMP2 do FIA WEC
Reportagem: Imprensa Renault
Uma etapa antes do término do Mundial FIA WEC, a Signatech-Alpine conquista o título de Equipes na LMP2, enquanto que Lapierre, Richelmi e Menezes levam a coroa dos Pilotos*.

Coroando uma temporada excepcional, pontuada por quatro vitórias – dentre as quais as 24 Horas de Le Mans – a equipe Signatech-Alpine conquista antes da hora os títulos de Equipes e Pilotos na categoria LMP2 do Campeonato Mundial FIA de Endurance*.

Conforme destacado por Michael Van der Sande, Diretor Geral da Alpine, “este título mundial conquistado na pista é uma formidável injeção de motivação para as equipes que trabalham no modelo de produção em série, que será comercializado no ano que vem”.

Esta participação em competições está intimamente ligada ao renascimento da Alpine. Desde 2013, quando o Grupo Renault anunciou a concepção da Berlinette do século XXI, a equipe Signatech-Alpine lançou sua participação no campeonato European Le Mans Series para acompanhar esta renovação.

Este programa dá continuidade ao glorioso passado da Alpine em Endurance, marcado principalmente pelo título de Campeão da Europa de Carros Esportivos de 2 litros em 1974 e a vitória do carro A442B de Pironi e Jaussaud nas 24 Horas de Le Mans, em 1978.

Após duas temporadas com muita garra, pontuadas por títulos europeus, a escuderia que defende orgulhosamente as cores da França passou avançou para o campeonato FIA WEC. Dedicando-se inicialmente ao aprendizado, a campanha de 2015 permitiu que o carro Alpine A450b de conquistar sua primeira vitória nas 6 Horas de Xangai.

Para este ano, as ambições aumentaram com a participação de dois novos Alpine A460: além do n° 36, número associado à escuderia Signatech-Alpine desde 2013, o segundo carro levava a bandeira da equipe Baxi DC Racing Alpine.

Conquistando vitórias em Spa-Francorchamps, Le Mans, Nürburgring e Austin, a Alpine tinha condições de ambicionar o título neste fim de semana, durante as 6 Horas de Xangai.

Durante os treinos classificatórios, Nicolas Lapierre e Gustavo Menezes classificaram o carro n° 36 da Signatech-Alpine na segunda posição. Já no carro n° 35 da equipe Baxi DC Racing Alpine, David Cheng e Ho-Pin Tung ficaram em décimo.

Desde a primeira curva, certo frenesi tomou conta do pelotão. Enquanto que Nicolas Lapierre liderava a categoria LMP2, por pouco Ho-Pin Tung evitou uma colisão que aconteceu bem na frente de seu carro!

Tentando economizar seus pneus sob um forte calor, Nicolas não apresentou grande resistência a Alex Brundle (n° 26), que assumiu a liderança após aproximadamente meia hora.

Pouco antes do fim de seu segundo revezamento, Ho-Pin Tung foi acertado por um GT no final da longa linha reta. O piloto da Baxi DC Racing entrou rapidamente nos boxes e a equipe trocou o capô antes do Alpine A460 n° 35. Paul-Loup Chatin fez o revezamento, enquanto que Gustavo Menezes substituía Nicolas Lapierre no n° 36. Os dois carros foram equipados com pneus duros, em substituição aos médios utilizados desde a largada.

Quando ocupava o terceiro lugar, Gustavo Menezes rodou devido a uma manobra de Bruno Senna (n° 43). Felizmente, o carro da Signatech-Alpine conseguiu continuar sua corrida sem ter sofrido danos, enquanto que o carro rival ao título sofreu uma penalidade.

Após os dois revezamentos de Stéphane Richelmi, Nicolas Lapierre recuperou o volante faltando 1h30 do fim da prova. Como não podia partir para a vitória, o francês se concentrou no ritmo do carro n° 43. Ele cruzou a linha de chegada na quarta posição, com a comemoração de toda a equipe que se acotovelava na mureta dos boxes, alegria que foi compartilhada pela equipe da Baxi DC Racing Alpine. Ho-Pin Tung, que havia revezado depois de David Cheng, terminou a prova correndo em casa na oitava fileira.

Em quatro temporadas, a Alpine rapidamente chegou ao mais alto degrau dos pódios. Esta história de sucesso à francesa ilustra a capacidade da Alpine de enfrentar desafios, tanto nas pistas como nas estradas. Dentro de alguns meses, a apresentação de um cupê esportivo, moderno, elegante e fabricado na França será uma nova etapa nesta renovação. A Alpine está de volta… e isso é só o começo!

Bernard Ollivier, Diretor Geral Adjunto da Alpine:
“Vivemos um fim de semana inesquecível em Xangai, com muita emoção e entusiasmo, principalmente com o carro da Baxi DC Racing Alpine. Na pista, a equipe teve que enfrentar um grande desafio em matéria de gestão dos pneus. Também havia a necessidade de combinar prudência e ofensiva para proteger nossa posição. E o objetivo foi alcançado, com fim de corrida espetacular para Nicolas Lapierre, que mostrou aos nossos adversários que estamos aqui para vencer! O título mundial conquistado pela Signatech-Alpine é uma consagração de uma aventura humana, iniciada em janeiro de 2013 com o lançamento de uma participação da Alpine em campeonatos de endurance. Quatro anos mais tarde, conquistamos muitas vitórias, e eu jamais imaginaria que conseguiríamos isso tão rápido. Estes três títulos são o fruto da força e profissionalismo de cada membro da equipe. Todos aqueles que contribuíram para este projeto desde a gênese devem se sentir orgulhosos esta noite. Esta aventura esportiva é uma grande contribuição para a política de renascimento da Alpine, que em breve se concretizará com a apresentação de nosso primeiro modelo. Durante a última prova, poderemos lugar pela vitória sem pressão, com a única vontade de honrar nossa participação com a garra característica da Alpine”.

Philippe Sinault, Diretor da Equipe Signatech-Alpine:
“No início da temporada, jamais sonharíamos com este título. Ele traz grande orgulho para nossa equipe. O sangue azul corre nas veias de cada mecânico, cada engenheiro e cada piloto de nossos carros A460! Em Xangai, percebemos o grande desgaste dos pneus durante os treinos livres. Por isso, fizemos os treinos classificatórios com um piloto utilizando pneus duros e o outro com médios. Esta opção nos obrigou a reutilizar os pneus duros na corrida, em razão das quotas impostas pela regulamentação. Gustavo e Paul-Loup sofreram durante seus revezamentos, mais fizeram um trabalho neste contexto. Ao final da corrida, recuperamos nossa performance disputando o terceiro lugar com o n° 36. Entretanto, a quarta posição seria suficiente para conquistar o título. É um pouco frustrante não subir no pódio, mas atingimos nosso objetivo com este terceiro título em quatro anos. E isso exatamente no momento em que a Alpine prepara a revelação de seu novo cupê, o que dá ainda mais sentido à nossa história em conjunto. Quero parabenizar as outras equipes que correm na categoria LMP2. O nível foi bastante elevado neste ano e nossos adversários nos pressionaram em todos os momentos. Agora, queremos vencer de forma exemplar no Bahrain”!

A jornada rumo ao título do carro n° 36 da Signatech-Alpine

17 de abril – 6 Horas de Silverstone

Para a primeira corrida do carro Alpine A460, a equipe tem muito a aprender, principalmente em termos de comportamento dos pneus em pista úmida. Durante a corrida, a Signatech-Alpine sobe para a terceira posição, mas um pneu furado custa um lugar à equipe, que termina a prova quase subindo ao pódio.

7 de maio – 6 Horas WEC de Spa-Francorchamps

Cheia de reviravoltas, a etapa belga do campeonato FIA WEC é decidida na última hora. Após ter perdido a vantagem atrás do carro de segurança, Nicolas Lapierre é obrigado a passar pelos boxes para abastecer. Ele fica em segundo mais recupera rapidamente a liderança, graças a uma ultrapassagem audaciosa sobre o carro de Derani! O Alpine A460 conquista sua primeira vitória.

18-19 de junho – 24 Horas de Le Mans

Autores de uma corrida perfeita contra toda a raça dos seus 22 concorrentes, Lapierre, Richelmi e Menezes constroem a vitória durante a noite. Extremamente reativa, a equipe não pensa duas vezes para adaptar sua estratégia em função do desenrolar da corrida. Assim, o Alpine A460 n° 36 faz uma parada logo cedo. Após 4864,86 km, ele cruza a linha de chegada na liderança de sua categoria e na quinta posição da classificação geral, igualando ao melhor resultado de um LMP2 em Le Mans. Vale notar que este resultado foi conquistado com dois “novatos” na equipe.

24 de julho – 6 Horas de Nürburgring

Nem pensar em se contentar com o resultado de Le Mans! Na Alemanha, a equipe Signatech-Alpine conquista sua terceira vitória consecutiva. Liderando a partir da metade da corrida, Gustavo Menezes gerenciou perfeitamente as várias neutralizações para que Nicolas Lapierre pudesse terminar o trabalho tranquilamente!

3 de setembro – 6 Horas do México

Após a temporada europeia, o FIA WEC chegou ‘com armas e bagagem’ no continente americano. Em meio a um público absolutamente entusiasmado, a Signatech-Alpine assumiu a liderança na metade da corrida. A chegada da chuva não mudou a conjuntura, mas o carro n°36 perdeu a liderança devido a um ‘drive through’. Nicolas Lapierre tentou recuperar nas últimas voltas, cruzando a linha de chegada a menos de dois segundos dos vencedores!

17 de setembro – 6 Horas do Circuito das Américas

Pela primeira vez na temporada, a Alpine conquista a pole position, mas estar ao volante sob aquele calor sufocante se igualava a uma pena. E assim Stéphane Richelmi realiza o feito fazer um duplo revezamento. Esta fase decisiva permite que o n° 36 fique com uma volta de vantagem. Para sua prova correndo em casa, Gustavo Menezes teve a honra de cruzar a linha de chegada como vencedor!

16 de outubro – 6 Horas de Fuji

Com o objetivo de economizar uma parada em toda a corrida, a Signatech-Alpine muda sua estratégia. Desde o fim do primeiro revezamento, Nicolas Lapierre passa o volante a Stéphane Richelmi. Após o revezamento de Gustavo Menezes, Lapierre recupera o volante para o fim da corrida. Logo atrás dos líderes até o fim, ele passa pela bandeira quadriculada na terceira posição.

A temporada termina em duas semanas, com as 6 Horas do Bahrein (19 de novembro).

* Aguardando a publicação oficial dos resultados pela FIA.

Paul-Loup Chatin: “Vivi um fim de semana excepcional, com excelentes momentos passados com David, Ho-Pin e Jackie Chan! Xangai pode estar a alguns milhares de quilômetros da França, mas me senti um pouco como se estivesse em casa, graças ao carinho do pessoal. Já na corrida, tivemos que passar para pneus duros em meus dois revezamentos, que aconteceram quando o calor estava mais forte. Mas estes pneus nunca funcionaram direito e tive que lutar contra o subesterço. Mas tirando isso deu tudo certo. Quero parabenizar a equipe da Signatech-Alpine (n° 36), que certamente merece o título”!

Ho-Pin Tung: “Tivemos um bom ritmo em Fuji, mas o mesmo não aconteceu aqui. Já na primeira curva, além do calor me deparei com um carro parado no meio da pista. Felizmente, consegui evitar uma colisão! Depois houve este incidente com um GT no final da linha reta, que atingiu cinco carros, e não havia nada que eu pudesse fazer quando fui atingido. Felizmente, a equipe fez um supertrabalho e conseguimos continuar. Foi um fim de semana especial, com a presença de muitos fãs e todos os parceiros da Baxi DC Racing Alpine. Estamos felizes por comemorar o título com o n° 36”!

David Cheng: “A cada ano, o WEC conquista um sucesso crescente na China. Foi fantástico ver a grande arquibancada de Xangai lotada no momento da largada. Ficamos orgulhosos e felizes de ter Jackie Chan conosco neste fim de semana. Ele é tão solicitado que às vezes foi difícil se concentrar na corrida. A escolha dos pneus duros para os treinos classificatórios e uma parte da corrida sem dúvida não foi a melhor. Entretanto, o carro funcionou bem com os pneus médios. Ho-Pin e Paul-Loup fizeram uma bela corrida e eu também estou satisfeito com meus revezamentos. O fim de semana passou voando e fiquei até meio triste que já tenha acabado”…

Nicolas Lapierre: “Não nos enganamos em relação ao nosso objetivo neste fim de semana. Após termos terminado todas as corridas sem ter problemas mecânicos ou com colisões, tínhamos condições de ambicionar a conquista do título. A pista estava muito exigente para os pneus e fomos mais conservadores em nossas escolhas. No final da corrida, não parti para cima do n° 43, pois sabia que o quarto lugar seria suficiente. Estou orgulhoso de poder oferecer este título mundial à Alpine, ao final de uma temporada excepcional”!

Stéphane Richelmi: “Não foi a corrida mais fácil, mas o essencial era dar o título à Alpine antes de Bahrain. Hoje, fiz o revezamento após o Nicolas e o Gustavo, que ficou responsável por correr com os pneus duros. Acho que pilotei bem hoje, com tempos regulares e uma real progressão no tráfego. Vamos continuar a trabalhar e chegaremos a Bahrain com a vontade de terminar com uma nota alta”!

Gustavo Menezes: “Estou vivenciando a mais bela temporada de minha carreira! Seria ótimo ter feito melhor hoje, mas é preciso ver além. Vencemos as 24 Horas de Le Mans e o campeonato LMP2! A título pessoal, também estou muito orgulhoso de ter vencido em Austin. A equipe fez um trabalho fantástico desta vez também. Nossa estratégia de pneus não era ideal, mas foi necessária para atingirmos nosso objetivo. O Bruno Senna veio pedir desculpas pelo ocorrido, mas são coisas que acontecem, não há problema algum entre nós”.

Classificação LMP2 6 Horas de Xangai

1. G-Drive Racing n°26 180 voltas
2. Extreme Speed Motorsports n°30 +1 volta
3. RGR Sport by Morand n°43 +1 volta
4. Signatech-Alpine n°36 +1 volta
5. Extreme Speed Motorsports n°31 +1 volta
6. SMP Racing n°27 +3 voltas
7. SMP Racing n°37 +3 voltas
8. Baxi DC Racing Alpine n°35 +4 voltas
9. Manor n°44 +6 voltas

Troféu Endurance FIA LMP2 (Não oficial)

1. Signatech-Alpine n°36 183 pontos
2. RGR Sport by Morand n°43 151 pontos
3. G-Drive Racing n°26 140 pontos
4. Extreme Speed Motorsports n°31 104 pontos
5. Extreme Speed Motorsports n°30 68 pontos
6. Strakka Racing n°42 66 pontos
7. SMP Racing n°37 65 pontos
8. SMP Racing n°27 58 pontos
9. Baxi DC Racing Alpine n°35 34 pontos
10. Manor n°44 26 pontos

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