Motor On Line
Notícias-

Stock Car: precisamos falar sobre Curvelo
Reportagem: Bruno Vicaria
Foto: Divulgação
Dicas úteis para quem vai acompanhar a Stock Car em sua primeira incursão no Circuito dos Cristais, novo autódromo do Brasil, neste fim de semana.

A Stock Car desembarca pela primeira vez neste fim de semana no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), para a 11ª e penúltima etapa da temporada 2016, que está pegando fogo.

Para ajudar a galera que nunca ouviu falar da cidade até a Dona Gegê brilhar no último Big Brother Brasil, preparamos uma lista de curiosidades e informações sobre a cidade, a pista e a etapa, assim ninguém passa vergonha:

- Curvelo fica a 170 km de Belo Horizonte, na mesoregião central de Minas Gerais. Pra chegar lá só alugando um carro ou pegando um ônibus na rodoviária. É baratinho.

- A cidade foi fundada em 30 de julho de 1875 (tem 141 anos) e possui 70.401 habitantes, também conhecidos como curvelanos.

- O nome tem origem no padre Antônio de Ávila Curvelo, um dos primeiros moradores dali.

- Seu apelido é "Portal do sertão", por estar localizado no início de uma região de clima e solo muito secos, em um grande chapadão sem serras ao redor, fincado entre as bacias dos rios São Francisco, das Velhas, Paraopeba, Cipó e Bicudo.

- É uma cidade localizada a 632 metros do nível do mar - pouco menos que São Paulo.

- A pista é animal e tem o nome de Circuito dos Cristais por conta das pedras que rondam o terreno - Curvelo possui muitas reservas minerais de Ardósia, Calcário, Zinco, Cristais e Quartzo.

- São 4,4 km de extensão, 18 curvas (11 para a direita e 7 para a esquerda) e nomes incríveis: temos a reta "Adeus Mamãe" (o cara que deu esse nome é um gênio), o "S" da Cabeça (existe alguma cabeça em forma de "S"?), a Curva da Orelha (uma orelha quadrada, por sinal), o Pequizeiro, a Ferradura, o Anzol, a desafiadora Cauda da Onça, as Gêmeas, o Boomerang e o Cotovelo.

- Lucas Foresti é o único piloto do grid a ter andado com um Stock Car (quando a pista ainda era de terra), com uma moto e disputado uma corrida de turismo no Circuito dos Cristais. Se existe alguma referência no primeiro dia por ali, essa referência é ele.

- "É uma pista muito legal, uma grande iniciativa que só traz benefícios a quem vive do automobilismo e para a cidade, que se tornará um polo de referência no esporte, pois é um traçado espetacular, com subidas, descidas, curvas de todos os tipos e várias retas. Já andei de Stock ali na terra, agora quero ver como será no asfalto!", diz.

- Lucas, aliás, tem sangue mineiro: é nascido em Brasília mas seu pai, Victor, é mineiro e a maior parte das famílias Foresti moram no estado - a maioria torcedora do Galo. Se você é mineiro, já tem para quem torcer!

- Se você não reservou hotel, melhor levar uma barraca ou dormir na cidade mais próxima, que é Sete Lagoas, pois não há mais hospedagem disponível na cidade!

- O endereço do circuito é Rodovia LMG-754, Km 3.

- A programação prevê um shakedown, um treino livre e um extra na sexta, com o sábado tendo a classificação às 12h30, enquanto as corridas estão marcadas para as 13h e 14h10 do domingo, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Programação do fim de semana

Sexta (18/11)
Shakedown: 9h
Treino Extra: 9h20
Treino Livre 1: 12h50

Sábado (19/11)
Treino Livre 2: 9h10
Classificação: 12h30*

Domingo (20/11)
Corrida 1: 13h*
Corrida 2: 14h10*

* - Ao vivo pelo SporTV

Lucas Foresti tem o apoio de CVC Viagens, Harry´s Brinquedos e Prettynew.

Notícias

Página inicial