Motor On Line
Notícias-

Stock Car: retrospecto invejável em pistas novas empurram Átila em Curvelo
Reportagem: Luís Ferrari
Foto: Fernanda Freixosa
Chevrolet #51 foi pole ou acabou no pódio em todos os novos traçados da Stock Car desde 2010.

A Stock Car realiza neste fim de semana a última rodada dupla da temporada, uma das etapas mais aguardadas do calendário, pois vai marcar a introdução do novíssimo Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG) na principal categoria do automobilismo nacional.

Para Átila Abreu, nada melhor que uma pista nova na categoria.

Vice-campeão em 2014, o competidor tem um histórico muito favorável com novos traçados na Stock Car: Desde a entrada do Velopark no calendário, em maio de 2010, sempre que uma pista estreou na categoria ou teve seu traçado alterado, o Chevrolet #51 cravou a pole ou terminou no pódio.

A sequencia começa em 2010, com o segundo lugar na prova inaugural do Velopark e com a vitória na estreia de Ribeirão Preto após cravar a pole. No ano seguinte, ambas as pistas sofreram mudanças (no interior de SP o circuito passou de 2.270 m a 2.395 m, enquanto no RS a pista foi de 2.086 m para 2.278 m). Átila venceu as duas provas. Já em 2012 foi a vez de Cascavel retornar à Stock Car após um hiato de duas décadas e ver a pole do #51. Em 2013, novamente mudou a pista de Ribeirão Preto, para um traçado de 2.298 m no Distrito Industrial. Átila cravou a pole. No ano seguinte Goiânia retornou ao calendário após 12 anos –com pole e segundo lugar do sorocabano. Por fim, nesta temporada, Londrina voltou a receber a Stock Car após um intervalo de três anos e viu Átila terminar em segundo lugar.

“Um autódromo novo para a Stock Car é sempre muito bacana. Nosso automobilismo merece cada vez mais novas pistas, novas praças para a gente disputar. Minas Gerais tem um mercado enorme e carente de automobilismo. Agora o novo autódromo de Curvelo nos coloca no Estado, o que é muito bacana. A pista nova é longa, como Interlagos, com característica mais de baixa e áreas de escape um poucos menores. Espero que a estreia em Curvelo seja bem positiva e que a gente saia de lá com um bom resultado. Gosto muito de pistas novas e sempre me adaptei. Estou muito animado com a corrida dessa semana, vindo de uma vitória na chuva em Goiânia”, avaliou o piloto.

Há duas semanas, graças a uma estratégia eficiente no consumo de combustível e uma tocada muito precisa, Átila venceu a segunda corrida da rodada dupla, abrindo mão de reabastecer a máquina #51 e controlando a vantagem para os adversários nas voltas finais. Com isso, avançou para nono lugar no campeonato e por enquanto segue firme rumo à meta de encerrar o ano mais uma vez entre os dez melhores do grid.

Os carros mais rápidos do Brasil vão para a pista já na manhã desta sexta-feira, para um treino extra e o primeiro treino livre. No sábado acontece o segundo treino livre e o quali (às 12h30). A primeira largada está marcada para 13h de domingo. As corridas e a tomada de tempo têm transmissão ao vivo pelos canais Sportv.

Átila Abreu e as pistas novas na Stock Car (desde 2010):

2010
2.mai – Primeira prova da história do Velopark (2.086 m) – P2
6.jun – Primeira prova da história de Ribeirão Preto (2.270 m) – Pole e vitória

2011
17.abr – Circuito de 2.395 em Ribeirão Preto – Vitória
15.mai – Circuito de 2.278 m do Velopark – Vitória

2012
16.set – Cascavel retorna ao calendário após 20 anos – Pole

2013
11.ago – Circuito de 2.298 m no Distrito Industrial de Ribeirão Preto – Pole

2014
1o.jun – Goiânia retorna ao calendário após 12 anos – Pole e P2 na corrida 1

2016
25.set – Londrina retorna ao calendário após 3 anos – P2 na corrida 2

Stock Car – Campeonato após 10 etapas (top10)

1. Felipe Fraga 252 pontos
2. Rubens Barrichello 223
3. Valdeno Brito 189
4. Marcos Gomes 164
5. Max Wilson 159
6. Diego Nunes 159
7. Daniel Serra 157
8. Vitor Genz 148
9. Átila Abreu 146
10. Cacá Bueno 138

Notícias

Página inicial