Motor On Line
Notícias-

Kart: Arthur Leist viveu novas experiências na Seletiva Petrobras
Reportagem: Erno Drehmer
Foto: Fábio Oliveira
KGCom
Piloto gaúcho garantiu vaga na final, disputada nos dias 29 e 30, logo em sua primeira tentativa.

Atual líder de um dos mais importantes estaduais do kartismo brasileiro, o gaúcho Arthur Leist (TMA Competições) viveu uma experiência inédita na última terça e quarta-feira, dias 29 e 30/11. No Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), ele disputou pela primeira vez em sua carreira a final da Seletiva de Kart Petrobras, evento que oferece a mais significativa premiação deste esporte no Brasil.

Concorrendo a R$ 70 mil em dinheiro e a um acompanhamento completo para a carreira, que inclui testes em um carro de Fórmula 4 e em um simulador de Fórmula 1 na Europa, além de orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training, 12 pilotos previamente classificados reuniram-se para as disputas.

Com um formato totalmente diferente do usual nas competições brasileiras, a Seletiva Petrobras previa três tomadas de tempo. Na primeira os pilotos tinham cinco minutos de pista e sua melhor volta lhe garantia pontos. Depois, com apenas uma volta para estabelecer o tempo, nova pontuação era atribuída. Por fim, eles tinham seis voltas e o tempo total novamente lhes permitia pontuar. E, depois disso, os concorrentes, divididos em grupos, disputavam provas eliminatórias e, em alguns casos, provas de repescagem, que iam os eliminando, até que apenas seis restassem para as provas finais.

Com bom desempenho nas atividades iniciais, Arthur Leist encerrou o primeiro dia da competição em 2º lugar, apenas um ponto atrás do líder, depois de marcar duas poles position e de vencer uma bateria eliminatória. No dia seguinte, porém, a chuva chegou e Leist não conseguiu encontrar o acerto ideal para seu kart, mas mesmo assim foi o 4º colocado na segunda classificatória e na primeira final.

Na última final, bem posicionado e se encaminhando para terminar entre os três primeiros colocados na classificação final, Arthur Leist (TMA Competições) teve que abandonar depois que caiu o bico de seu kart e da quebra do cubo de uma roda traseira. E assim, ele finalizou sua primeira participação em uma final da Seletiva Petrobras em 5º.

"Foi uma pena, porque eu tinha condições de lutar pelo título ou pelo menos pelo Top 3, que me colocaria entre os premiados, com a viagem para a Europa e com todo os testes e acompanhamento de carreira", lamenta o jovem piloto, atual líder da Copa São Paulo Light na categoria Graduados. "Mas foi uma grande experiência, em que apenas o piloto é responsável por todo o acerto de seu kart, até mesmo pela calibragem dos seus pneus. Aprendi muito e no ano que vem eu volto para lutar pelo título", promete.

Notícias

Página inicial