Motor On Line
Notícias-

Kart:Shell quer bi com Fittipaldi / Piquet / Meira /os Dirani / Carrapatoso
Reportagem: Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Foto: José Mario Dias
FGCom
Com seis títulos nas 500 Milhas de Kart, Fittipaldi comanda o time que conquistou dobradinha no ano passado.

As 500 Milhas de Kart KGV, principal prova de longa duração da modalidade no Brasil, atinge um marco importante em 2016, chegando a sua 20ª edição. Ao longo destes anos, Christian Fittipaldi já se consagrou campeão em seis oportunidades e estará novamente no comando da equipe Shell Racing, que no ano passado faturou a vitória e a dobradinha. Desta vez, a disputa volta a ser realizada no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), onde tudo começou e terá sua largada à noite, também voltando às origens, a partir das 22 horas do dia 17 de dezembro.

Além de Fittipaldi, a equipe Shell Racing segue com Vitor Meira (quatro vezes campeão das 500 Milhas), Danilo Dirani (tricampeão), Dennis Dirani e Rubens Carrapatoso (campeões no ano passado) e passa a contar com um novo integrante: Nelsinho Piquet, que já tem dois vice-campeonatos ao lado de Fittipaldi e Meira e busca seu primeiro título. Os seis estarão divididos em dois karts e contarão mais uma vez com o apoio da marca Shell, uma das principais patrocinadoras do esporte a motor nacional e internacional.

"Como eu sempre digo, está chegando a hora da nossa ‘brincadeira séria’ de fim de ano. É uma prova de confraternização, com os principais pilotos do Brasil, mas quando a corrida começa ninguém quer perder", lembrou Fittipaldi.

"Já venci a prova seis vezes (1998 / 2000 / 2003 / 2011 / 2014 / 2015), mas sempre chego para a disputa como se fosse a primeira vez, com muita vontade de vencer. E estou muito feliz por ter praticamente o mesmo time campeão de 2015, com a volta do Nelsinho, e por poder contar novamente com o apoio de uma marca tão importante para a história do esporte a motor como a Shell. Que possamos retribuir este apoio na pista, brigando por mais um título", comentou Fittipaldi, que passou pelas principais categorias do automobilismo mundial e que corre atualmente no IMSA WeatherTech Sportscar Championship, onde foi bicampeão em 2014 e 2015 e vice-campeão este ano.

Meira, que foi campeão das 500 Milhas de Kart em 2009, 2011, 2014 e 2015, também está animado para mais uma disputa e diz não ver diferença em correr à noite ou durante o dia. "Já ganhamos o evento largando à noite e de dia. O que importa é o kart estar bom, o time estar afiado, como estivemos nos últimos anos. Com a experiência que a gente tem, já não faz mais diferença o horário. O que conta são as decisões durante este período", destacou o brasiliense.

Para o ex-piloto da Fórmula Indy, o segredo do sucesso da parceria com Fittipaldi está na continuidade. "Mesmo os que não estão desde o início com a gente já têm um entrosamento. E não só um entrosamento profissional, com relação à corrida, mas também um entrosamento de amizade. A gente se conhece muito bem, se respeita e sabe as particularidades e onde cada um é bom. Então a gente consegue, por causa deste amadurecimento, junto com a confiança, extrair o melhor de cada um", observou Meira.

Uma das peças que já faz parte do time há alguns anos é Danilo Dirani. O piloto, campeão em 2014 e 2015 com a equipe, ainda tem outra conquista anterior em 1999. "Vai ser meu quinto ano correndo com o Christian. Já conquistei dois títulos, nos dois últimos anos, um vice e um quarto lugar. Então, sempre estivemos disputando a vitória", ressaltou o piloto paulista.

"É uma equipe muito forte, muito legal de estar com todos. O Nelsinho não pode correr nos últimos anos, por conta de compromissos fora do Brasil, mas este ano ele está de volta e vamos repetir a parceria com a Shell. E, assim, eu também consigo correr junto com o Dennis, o que é sempre bom. É uma corrida bem dura, bem difícil, que depende muito de estratégia, de fazer um trabalho bem feito para não quebrar, não ter problemas e foi tudo isso que nos garantiu a vitória nos últimos anos", afirmou Danilo, que já passou por diversas categorias e disputou este ano algumas provas de Stock Car.

Campeão mundial de kart em 1998, Carrapatoso venceu sua primeira 500 Milhas no ano passado e espera repetir a dose numa pista que conhece bem. "A expectativa é ótima. Até pelo retrospecto do ano passado e pelo nosso entrosamento que é muito bom. Já corri várias vezes as 500 Milhas na Granja no passado, conquistei dois vice-campeonatos correndo à noite também. Estou ansioso para ‘brincar’ com os amigos", declarou o paulista.

Piloto da Academia Shell Racing no Brasileiro de Turismo, Dennis Dirani também está na contagem regressiva para a disputa. "A expectativa é boa demais, porque vamos manter basicamente o mesmo time do ano passado, com o reforço do Nelsinho. Acredito que temos tudo para ter um bom resultado com os dois karts de novo. Voltar pra Granja é sempre especial, onde a corrida começou e agora novamente à noite, o que torna a disputa diferente dos últimos anos. Vamos lutar para manter a tradição de vitórias da equipe Fittipaldi e colocar a equipe Shell novamente no topo do pódio pelo segundo ano consecutivo", finalizou.

Vice-campeão em 2010 e 2012 e quarto colocado em 2013, Nelsinho Piquet volta ao time para brigar por seu primeiro título. "É uma corrida legal, com amigos e uma equipe bacana. Sempre gostei de trabalhar com o Christian, a gente se dá super bem. É uma data especial do evento, é a 20ª edição desta corrida. Com certeza, seria legal poder ganhar esta edição marcante", finalizou Piquet.

Nos últimos cinco anos, as 500 Milhas de Kart passaram pelo kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), de 2011 até 2014. No ano passado, foi a vez de Limeira (SP) receber a competição. E agora a disputa volta para a Granja Viana. Os treinos começam na quarta-feira, dia 14 de dezembro, com a definição do grid na sexta-feira (16). No sábado (17), a prova terá sua largada às 22 horas, com aproximadamente 11h30 de disputas.

Confira a programação para as 500 Milhas de Kart KGV:

Quarta-feira, dia 14
13 às 15 horas - Treinos Livres
17h30 às 19h30 - Treinos Livres

Quinta-feira, dia 15
15h45 às 20h45 - Treinos Livres

Sexta-feira, dia 16
12h10 às 12h55 - Treino Livre G1
13h00 às 12h45 - Treino Livre G2
14h15 às 14h25 - Tomada de Tempos G1
14h30 às 14h40 - Tomada de Tempos G2
15h20 às 16h20 - Top Qualify

Sábado, dia 17
22 Horas - Largada

Notícias

Página inicial