Motor On Line
Notícias-

Kart: Alberto Cesar Otazú sobe 3 vezes no pódio no final de semana
Reportagem: João Alberto Otazú
Foto: Divulgação
Mastermídia
Em seu primeiro ano no kartismo, jovem já garantiu um título por equipe e está próximo do primeiro título de campeão individual.

Após mais uma maratona de corridas no último final de semana (02 a 04/12), quando participou de cinco provas na reabertura do Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, Alberto Cesar Otazú (Braspress / HTPro Nutrition / Lapizta / Pilotech) somou muita experiência com as novas situações que surgiram, além de garantir mais três pódios, vitória, pole position e volta mais rápida.

"Foi um final de semana bem intenso. Corri em circuitos diferentes, com asfalto seco, úmido e até temporal. Foi bom para eu me desenvolver ainda mais nesta temporada de aprendizado. Fiquei feliz e comemorei bons resultados, como passei por situações que me entristeceram, mas que eu deixo para trás como experiência", garante o jovem quem tem apenas nove meses no kartismo, com 54 corridas, 35 pódios, 13 vitórias, 13 pole positions e nove voltas mais rápidas.

Defendendo a liderança no Campeonato Master de Kart, na 11ª e penúltima etapa Alberto Otazú largou da pole position, liderou de ponta a ponta, estabeleceu a volta mais rápida e venceu pela sexta vez em nove etapas disputadas. "Eu me concentrei ao máximo a já marquei o melhor tempo logo de cara. Na corrida foi a mesma coisa. Larguei bem e deixei o Milton (Koyama) brigando pelo segundo lugar, o que me deu oportunidade de abrir uma grande folga e ampliar a liderança no campeonato", relatou o líder, que passa a somar 120 pontos, sete de vantagem sobre Milton Koyama, que recebeu a bandeirada em segundo. Para a última e decisiva etapa, em caso de vitória de Koyama, basta Otazú terminar em quarto para garantir o seu primeiro título individual no esporte.

Outro pódio comemorado foi na última etapa do GP Circuito de Kart Amador. Alberto Cesar Otazú subiu ao lado de Luciano Montanhez, para receberem o troféu de campeões por equipe, que haviam conquistado por antecedência na prova anterior. "Foi muito gratificante ser campeão por equipe ao lado deste novo amigo, que é um ótimo e experiente piloto. Tivemos boas atuações, pontuamos e subimos no pódio em todas a provas que disputamos", comentou o jovem. "Tivemos uma boa regularidade no campeonato inteiro e fomos premiados com este título. Mesmo tendo pouca experiência, o Alberto Otazú sempre foi rápido e evoluiu muito desde quando conheci ele, no final de janeiro", comemorou Montanhez, que conquistou a sua primeira vitória nesta etapa final, garantindo o vice-campeonato individual. Em prova com muita chuva, com o quarto lugar Zeppe Corsi garantiu o título, enquanto Cesar Otazú recebeu a bandeirada em quinto, ficando em quarto no campeonato.

O terceiro pódio de Alberto Cesar no final de semana foi no GP Ayrton Senna, organizado pelo Club GT Kart. Ao contrário do que foi programado, não houve equalização dos participantes por peso, o que deu vantagem para os pilotos mais leves. Mesmo com dez quilos a mais, Otazú garantiu a terceira posição no grid de largada, mas ainda nas primeiras voltas assumiu a vice-liderança que manteve até a bandeirada final. A pole position, volta mais rápida e vitória com 2s042 de vantagem ficou com Tainã Carmo. "Ele não deu margem para que eu atacasse, correu muito bem. O importante foi o congraçamento entre todos, gostei muito desta turma que conheci só na hora da corrida", afirmou o piloto apoiado por Alpie Escola de Pilotagem, BraClean, Carnes del Sur, Click Pix Kart, Calabar & Bueno Wines Bar e Grill.

Participando pela segunda vez como convidado da Copa Neco de Kart, pelo regulamento Alberto C. Otazú largou do oitavo posto, mesmo tendo estabelecido o segundo melhor tempo no treino classificatório. Com um excelente início de volta, antes do meio do primeiro giro ele já estava em terceiro, quando sofreu uma violenta batida de um experiente piloto a quem havia ultrapassado três curvas antes. Com o forte acidente, o motor do kart foi deslocado e não teve condições de permanecer na pista. "Não sei porque ele fez isto, pois eu passei ele por dentro num momento em que ele escorregou e nem esbarrei nele. Em todas as curvas seguintes ele não freou, mas não conseguiu me atingir, até que quase partiu o meu kart no meio. Deixa pra lá, talvez ele tivesse com algum problema, pois disse que não lembrava de nada, mas ficou tudo registrado na câmera do piloto que vinha atrás da gente. Bola pra frente".

No encerramento do campeonato Rotary Kart Club, um verdadeiro temporal na região do Kartódromo de Interlagos quase deixou a corrida impraticável. Com a loteria que se tornou a tomada de tempos Alberto Cesar largou da 12ª posição. Durante a competição, a maior dificuldade foi com a viseira de seu capacete, que além de embaçar, ficou totalmente suja por óleo e borracha, prejudicando a sua visão. "Fiz uma corrida cega e com isto perdi muito tempo. Cheguei a andar em quarto, na última volta estava em sexto, quando errei e terminei em oitavo. Acho que foi a corrida mais difícil que fiz até hoje", lamentou.

Confira os dez primeiros no Campeonato Master de Kart após 11 etapas:

1) Alberto Cesar Otazú, 120 pontos;
2) Milton Koyama, 113;
3) Everson Luquesi, 72;
4) Gustavo Pincelli de Souza, 70;
5) Gláucio Soares, 69;
6) J. Alberto Otazú, 49;
7) Gabriel Gianussi e Alex Cronhal, 36;
9) George Shi Wenng e Icaru Rocco, 31 pontos.

Pontuação final do GP Circuito de Kart Amador:

1) Giuseppe Corsi, 161 pontos;
2) Luciano Montanhez, 159;
3) Higor Huertas, 159;
4) Alberto Cesar Otazú, 154;
5) Eugênio Neto, 132;
6) Rogério Souza, 103;
7) Giuliano Sciulli, 95;
8) Felipe Huertas, 91;
9) Antonio Moura Andrade, 87;
8) Alexandre Gregoski, 80 pontos.

Alberto Cesar Otazú tem o patrocínio de Braspress, HTPro Nutrition, Lapizta e Pilotech, com apoio de Alpie Escola de Pilotagem, BraClean, Carnes del Sur, Click Pix Kart, Calabar & Bueno Wines Bar e Grill.

Notícias

Página inicial