Motor On Line
Notícias-

Kart: grid definido 500 Milhas e Shell Racing tem grande desafio pela frente
Reportagem: Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Foto: José Mario Dias
FGCom
Equipe Shell Racing, comandada por Christian Fittipaldi, vai em busca da recuperação na luta por mais um título.

Grid definido para a histórica 20ª edição das 500 Milhas de Kart KGV, principal prova de longa duração do kartismo nacional e que já se tornou a grande festa de confraternização de fim de ano, reunindo estrelas nacionais e internacionais das pistas. A equipe Shell Racing, atual campeã e que conta com as "feras" Christian Fittipaldi, Vitor Meira, Nelsinho Piquet, Ruben Carrapatoso, Danilo e Dennis Dirani, parte da 27ª posição com o kart #2 e da 42ª posição com o kart #1. O time, que largou da pole position nos últimos dois anos, tem agora um grande desafio pela frente e vai em busca da recuperação.

Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Giaffone, Rafael Suzuki, Gaetano di Mauro e Arthur Leist ficaram com a posição de honra na definição do grid nesta sexta-feira (dia 16) no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP). A largada das 500 Milhas de Kart acontecerá às 22 horas deste sábado (17), com a duração de 12 horas. O Bandsports transmite a largada e a hora final da disputa. O SporTV também exibirá a chegada no domingo (18) pela manhã.

"Gostaria de ter os dois karts largando entre os seis primeiros, mas infelizmente não foi a nossa realidade hoje. O kart #1 chegou a ir para a Super Pole, ficou em 12º, mas tivemos um problema técnico e vamos largar lá atrás. Temos um grande desafio pela frente, mas esta corrida é muito longa e acho que estamos bem preparados para fazer uma prova de recuperação", comentou Fittipaldi, que antes de ser campeão com a equipe Shell Racing no ano passado também venceu as 500 Milhas de Kart em 1998 / 2000 / 2003 / 2011 / 2014.

"Acredito que os karts vão ‘sofrer’ mais na parte mecânica nesta pista do que no Beto Carrero e em Limeira. O vencedor vai ser aquele que conseguir lidar com as adversidades da melhor maneira possível. A gente se preocupa muito com performance, mas vai ter de focar mais na durabilidade. Acredito que estamos bem preparados para isso e vamos tentar fazer o nosso melhor. Apesar de ser uma brincadeira, tem uma competição grande também e vamos pra cima pra ganhar pela quarta vez em seis anos", completou Fittipaldi, que passou por Fórmula 1, Indy, NASCAR, entre outras importantes categorias, e atualmente corre no IMSA WeatherTech Sportscar Championship, onde foi bicampeão em 2014 e 2015 e vice-campeão este ano.

Danilo Dirani, que classificou o kart #1, também mantém o otimismo. "A classificação das 500 Milhas é, na verdade, uma festa. Quando nós vencemos, dois anos atrás, o kart campeão passou em último na primeira volta. É uma corrida muito longa, muda muito. A classificação foi durante o dia, a corrida é à noite, então são condições diferentes. Acho que pra corrida, nós temos um ritmo muito bom", declarou o piloto paulista que já tem três títulos no evento.

No kart #2, Carrapatoso - campeão mundial de kart em 1998 - enfrentou alguns problemas com o motor, mas também sabe que tudo pode acontecer numa prova como esta. "Não foi a classificação que a gente esperava. Tive um problema com o motor, acabei perdendo um pouco de rendimento, mas a corrida tem 12 horas. Acho que temos um acerto bom para correr à noite. Ontem, ficamos em quarto e sétimo nos treinos noturnos, então estou confiante", observou.

"A equipe tem muita experiência, está entrosada ao máximo. O objetivo é fazer uma boa corrida e a única coisa que temos de ter cuidado é para não se envolver em nenhum acidente. Ai é acelerar e esperar", finalizou.

Dos outros integrantes do time, apenas Piquet ainda busca seu primeiro título. Meira, já companheiro de Fittipaldi nas 500 Milhas de longa data, tem três vitórias. Danilo Dirani também é tricampeão. Já Dennis e Carrapatoso vão em busca do bicampeonato.

Os melhores no grid de largada da 20a edição das 500 Milhas:

1. (72) Team Barrichello Midway
2. (13) Spirit Sports
3. (100) Ipiranga Dart Kart
4. (23) TR3
5. (301) Car Racing / Americanet
6. (55) CIFARMA / MFS Racing
7. (20) Praga
8. (11) Sabiá / MZ Racing
9. (4) Quirino Racing
10. (77) Bifarma
27. (02) Shell Racing Fittipaldi
42. (01) Shell Racing Fittipaldi

Notícias

Página inicial