Motor On Line
Notícias-

Rally: Mitsubishi Cup terá até prova noturna na temporada 2017
Reportagem: Mitsubishi Motors Imprensa
Foto: Cadu Rolim
Em sete etapas, rali cross-country de velocidade mais tradicional do País terá também rallycross, provas de endurance, entre outras novidades.

Os amantes de velocidade e off-road já contam os dias para a primeira etapa da Mitsubishi Cup 2017. Além da emoção e adrenalina que já fazem parte da receita do rali cross-country de velocidade mais tradicional do Brasil, a 18ª temporada da competição apresentará alguns ingredientes inéditos para as duplas de pilotos e navegadores. Durante as sete etapas da temporada, os competidores enfrentarão provas de rallycross, etapas de endurance, especial noturna, além de uma prova de longa duração em um "terródromo".

"Preparamos inovações que vão proporcionar aos competidores experiências inesquecíveis, tornando a temporada ainda mais emocionante. Tenho certeza que o campeonato será muito disputado, com elementos que preparamos especialmente para o 18º aniversário do rali", comenta Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil.

Prova noturna

A sintonia entre a dupla é essencial em qualquer rali. Mas, os navegadores da Mitsubishi Cup terão um desafio extra em 2017: guiar seus pilotos em uma prova noturna.

"Essa será uma dos maiores novidades da temporada. Assim como nas outras etapas, os competidores disputarão três provas de aproximadamente 30 km. Mas, uma delas será realizada de noite", comenta Julianelli.

Disputas lado a lado

Outra novidade do campeonato serão fins de semana com uma prova de rallycross na programação. Os pilotos percorrerão baterias em um trajeto de aproximadamente 1,3 km, que mesclará o asfalto do autódromo Velo Città com estradas de terra da região de Mogi-Guaçu (SP).

"Nesse formato, os pilotos correm lado a lado, e não contra o relógio como acontece no rali cross-country de velocidade. Isso traz novos desafios para as duplas, que terão que concorrer em uma disputa direta", comenta Fernando Julianelli.

Nas duas etapas da temporada com provas de rallycross, serão realizadas também duas provas de cross-country no mesmo dia, em uma verdadeira maratona para as duplas.

Teste de resistência

As etapas da Mitsubishi Cup tradicionalmente contam com três provas de 30 km de extensão. Para a temporada 2017, a organização preparou uma surpresa para os competidores: uma etapa de "endurance", com prova única de 90 km.

"Neste tipo de prova, não há segunda chance. Qualquer erro pode custar pontos preciosos no campeonato. Por isso, mesmo que a quilometragem total da etapa seja a mesma, as duplas precisarão definir estratégias específicas para manter a concentração e buscar um bom resultado em provas com o triplo de duração.", explica Julianelli.

Corrida no terródromo

Outra novidade que fará sua estreia em 2017 será o endurance em terródromo. Em um trajeto de terra preparado especialmente para a Mitsubishi Cup, as duplas competirão lado a lado buscando a vitória em uma prova de longa duração. Um formato totalmente diferente, que trará ainda mais adrenalina para a disputa.

Sobre a Mitsubishi Cup

A Mitsubishi Cup já realizou mais de 130 etapas e 400 provas de rali cross-country de velocidade desde sua criação, em 2000. Os carros participantes são preparados pela Mitsubishi Motors, única montadora na América Latina que tem uma linha de produção de carros de corrida. A Mitsubishi já preparou mais de 500 veículos e continuará, em 2017, vendendo os modelos ASX, L200 Triton Sport RS e L200 Triton ER, homologados para os principais campeonatos de rali do Brasil. A competição terá as seguintes cinco categorias: L200 Triton Sport RS, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master, ASX RS e Pajero TR4 ER.

A Mitsubishi Cup tem patrocínio de Petrobras, Axalta, Transzero, Clarion, Pirelli e Unirios.

Calendário 2017*

1ª etapa - 01 de abril - Velo Città / Mogi Guaçu (SP)
2ª etapa - 13 de maio - Jaguariúna (SP)
3ª etapa - 10 de junho - A definir
4ª etapa - 05 de agosto - Cordeirópolis (SP)
5ª etapa - 23 de setembro - Magda / Votuporanga (SP)
6ª etapa - 21 de outubro - Indaiatuba (SP)
7ª etapa - 25 de novembro - Velo Città / Mogi Guaçu (SP)

* Datas e locais sujeitos a alterações.

Notícias

Página inicial