Motor On Line
Notícias-

Rally: lugar de mulher é no 19º RN 1500!
Reportagem: Marcelo Eduardo Braga
Foto: Marco Morais
MBraga Comunicação
No Dia Internacional da Mulher, o RN 1500 presta homenagem às mulheres que estarão na disputa.

Elas ainda são minoria, mas já conquistaram o respeito e a admiração de companheiros de trilhas. As mulheres marcarão presença no 19º Rally RN 1500, deixando a prova ainda mais competitiva e emocinante, mostrando de lugar de mulher é onde ela quiser, mas se for no rali, ainda melhor. A navegadora Joseane Koerich, na categoria Carros, e a piloto Moara Sacilotti, na Motos, entre outras, são dois exemplos de mulheres que meteram as caras e invadiram o mundo prediminante masculino. Com competência e sem medo de cara feia, espantaram a estereótipo de "Penélope Charmosa", entrando para vencer as provas e o preconceito.

Aos 47 anos, 17 deles dedicados ao rali, a catarinense de Florianópolis Joseane Koerich já conseguiu, na prática, mostrar que não está de brincadeira. Afinal, acumula três titulos do Rally Internacional dos Sertões, um Brasileiro de Rally Cross Country e um do RN 1500 no geral. "Os resultados mostram que podemos andar de igualdade de condições e que diminuiu a desconfiança. No começo, sentia que quando eu errava uma coisa que todos erravam, era mais cobrada", explica.

O fato de ser mulher não alivia em nada durante as provas. Para poder competir em igualdade, ela precisa estar sempre bem fisicamente. "Tenho de ter um preparo ainda mais forte, pois, se tiver de trocar pneu, por exemplo, terei de ajudar o piloto, em um trabalho de equipe, como qualquer navegador homem", diz. "Mas ressalto que fui bem recebida no mundo off-road, sempre respeitada e que fiz grandes amigos, tendo navegado para vários pilotos", explica a navegadora.

Um aspecto que ajuda a vencer as barreiras é o apoio da família. "Sou casada e tenho filhos. Meu marido sempre me incentivou, assim como os meu filhos. Sabem que estou me realizando com o rali. Esse suporte sempre me auxiliou a superar qualquer adversidade. Por isso, recomendo que outras mulheres participem do rali, pois tem de crescer e será muito bom tem mais competidoras", completa.

A paulista Moara Sacilotti escolheu a moto como esporte e já se vão 30 anos desde o primeiro contato. Neste período, já acumulou os títulos de vice-campeã mundial de Rally (2013), tricampeã brasileira de Rally (2014), e duas conquistas no Rally RN 1500. Aos 18 anos, ela participou do Rally dos Sertões como a primeira mulher e teve de vencer os desafios da prova e, principalmente, o descrédito.

"Foi um marco, pois muito gente não acreditava. Depois de completar a prova, as coisas mudaram, mas ainda sinto que há um preconeito velado", explica a piloto, de 37 anos. "Fiz amigos ao longo desse tempo e isso melhorou a situação, mas ainda sei que falam nos bastidores quando erro. Com a experiência, passei a não ligar mais para isso e encarar numa boa", completa.

Ela diz entender a reação dos homens. "Sei que eles não querem perder para uma mulher. Por isso, ninguém jamais facilita. Não posso negar, entretanto, que há muito respeito e um certo cuidado por parte de muitos deles", afirma.

Moara sente a falta de outras mulheres, que ajudaria a derrubar mais barreiras. "Sempre aconselho a participar, mas não é fácil. Não vejo uma geração que possa encarar esse desafio no momento, mas torço para isso mudar", destaca.

No 19º Rally RN 1500, Moara quer vencer. "Já fui campeã duas vezes e quero repetir isso. Trata-se de um rali muito duro, com navegação complicada, mas com um clima muito legal, por isso atrai tanta gente", completa.

Etapas

O evento começará no dia 5/4, em São Miguel do Gostoso, com a abertura da Secretaria de Prova e início das Vistorias Técnicas da CBM e CBA, ambas a partir das 14h, na Pousada Mar de Estrelas. No dia 6, às 8h será feito o briefing com equipes de apoio, ficando para as 9h o briefing da competição. No período das 9h às 11h acontecerão as Vistorias Técnicas. No começo da tarde, às 13h, haverá o Super Prólogo das Areias. Já no final do dia, às 17h, será a vez do Fórum Rally, ficando para as 20h a Premiação CBM do Brasileiro de Rally 2016, no Spaço Mix.

No dia 7/4 será a vez da primeira etapa, de São Miguel do Gostoso até Macau, cidade que volta a integrar o roteiro do RN 1500. Será um trecho com muita areia e a expectativa é de uma grande recepção em Macau. A segunda etapa, no dia 8/4, será de Macau até Currais Novos, no qual serão incluídos trechos inéditos nas 18 edições do evento. Para fechar a competição, a terceira etapa será de Currais Novos a Bom Jesus, que também preparará uma grande festa para receber o rali. A premiação e apresentação do projeto para o RN 2018 será às 18, no Restaurante Nau, em Natal.

Programação

05/04 - Pousada Mar de Estrelas - São Miguel do Gostoso
14h - Abertura Secretaria de Prova - São Miguel do Gostoso
14h/17h - Vistorias Técnicas CBA e CBM

06/04 - Pousada Mar de Estrelas - São Miguel do Gostoso
8h - Briefing Equipes de Apoio
9h às 11h - Vistorias Técnicas CBA e CBM
9h - Briefing com o pilotos no jardim da pousada
13h - "Super Prólogo das Areias"
17h - Fórum Rally - Moto e UTV - Spaço Mix
20h - Premiação CBM Brasileiro de Rally - Spaço Mix

07/04 1ª) etapa - São Miguel do Gostoso x Macau

08/04
2ª) etapa - Macau / Currais Novos

09/04
3ª) etapa - Currais Novos / Bom Jesus,
18h - Premiação e Apresentação do Projeto 2018 - Restaurante Nau (Natal)

Resultados 2016

Geral após quatro etapas

Motos - Quadris e UTVs
1) Gregório Azevedo (Honda - SPR), 7h46min49seg
2) Antonio Luiz Maciel Filho (Honda - PDA), 7h50min02seg
3)Jean Azevedo (Honda - SPR), 7h50min50seg
4) Ramon Sacilotti (Kawasaki - SPR), 7h52min59seg
5) José Hélio Filho (SPR), 8h04min10seg
6) Gustavo Xavier/Deco Muniz (Polaris - UPRO), 8h24min00seg
7) Eduardo Shiga (Honda - MAR), 8h34min06seg
8) Daniel Crema (Yamaha - MAR 2), 8h36min58seg
9) Marcus Lins Filho / Daniel Neves (Can-An - UPRO), 8h41min00seg
10) Francinei Costa (KTM - QUA), 8h41min48seg

Carros
1) Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmim (Trex - T14x4), 8h30min40seg
2) Luiz Facco / Humberto Ribeiro (Triton - PR BR), 8h44min05seg
3) Marcos Moraes / Fábio Pedroso (Sherpa - T14x4), 8h49min22seg
4) Gunther Hinkelmann / Vinicius Castro (Proton - PR BR), 8h52min17seg
5) Mauro Guedes / Neurivan Barbosa (L200Triton - T14x4), 9h16min03seg
6) Cristian Domegg / Weidner Santos (Triton - SUP), 9h43min57seg
7) Cleber Rosa / João Vitor Ribeiro (L200 Proton - PR BR), 9h45min49seg
8) Diogo Nasser / Amaury Souza (L200 Triton - SUP), 10h08min57seg
9) Bartolomeu Nunes / Du Sachs (L200 - SUP), 10h15min59seg
10) Alberto Vanderley / Arthur Di Pace (L200 -SUP), 10h48min15seg

O 19º Rally RN 1500 é uma realização da KTC Produções e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA); Federação Potiguar de Automobilismo (FPA) e Federação de Motociclismo do RN (Femorn). O apoio é de Cam - am, Prefeitura de Currais Novos, Prefeitura de Macau, Prefeitura de Bom Jesus, Prefeitura de São Miguel do Gostoso, Sebrae e Ecocil. As parcerias especiais são com a Gestus Soluções em Gestão, Armação Propaganda, Aquacoco, Escola Escritório, CHB Crédito, Revista Moto, DirtAction e Webventure.

Notícias

Página inicial