Motor On Line
Notícias-

Ipatinga recebe mostra Senna na Cabeça e no Coração
Reportagem: Rodrigo França
Foto: Jorge Rosenberg
RF1
Centro Cultural Usiminas irá inaugurar a maior exposição de capacetes originais do tricampeão mundial de Fórmula 1 e de peças customizadas por personalidades locais.

Neste mês, o Instituto Cultural Usiminas traz para Ipatinga a exposição "Senna na Cabeça e no Coração", do Instituto Ayrton Senna, com abertura ao público no dia 21 de março, justamente a data em que o piloto completaria 57 anos. Essa é a primeira vez que a exposição chega ao interior do Brasil e terá em Ipatinga a sua maior montagem desde a estreia, em 2014. O evento tem o patrocínio da Usiminas e Massas Vilma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com curadoria do designer Rodrigo Câmara e parceria social do Instituto Ayrton Senna. A entrada será gratuita e a exposição poderá ser visitada até o dia 20 de maio.

O Centro Cultural Usiminas receberá capacetes originais de Ayrton Senna, que foram utilizados em sua carreira vitoriosa no automobilismo mundial, e também outros 50 modelos customizados por personalidades, incluindo dez capacetes inéditos que estreiam na exposição do interior mineiro. Entre os capacetes inéditos, três estão sendo confeccionados após uma seleção de personalidades de referência na região. Entre os contemplados para a customização estão a artista plástica de Ipatinga Rosane Dias e o piloto de Fórmula 3 Igor Fraga, que é de Ipatinga e vem se destacando no esporte.

O terceiro capacete será customizado por seis colaboradores das empresas do grupo Usiminas. Depois de prontas, as peças ficarão expostas na Galeria Hideo Kobayashi, juntamente com as demais. Após a exposição, as obras passam a integrar o acervo do Instituto Ayrton Senna.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, considera a exposição uma oportunidade única para mostrar aos visitantes um pouco da carreira do piloto brasileiro. "Estamos muito felizes em receber essa exposição tão especial. Para nós é um presente também essa oportunidade de ter capacetes customizados por nomes importantes na cultura e esporte da região, além do trabalho conjunto dos colaboradores da Usiminas", ressalta.

O projeto

A exposição "Senna na Cabeça e no Coração" já passou por Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, entre outras capitais. Para Bianca Senna, diretora de Branding Instituto do Ayrton Senna, são raros os momentos em que as pessoas têm a oportunidade de se conectar a um ícone como Ayrton Senna. "Por isso, tenho certeza de que será um grande sucesso a exposição em Ipatinga, que terá o maior acervo de capacetes desde que a exposição começou a circular pelas capitais", afirma.

Serviço

Exposição "Senna na Cabeça e no Coração"
Data: 21/3 a 20/5
Local: Galeria Hideo Kobayashi - Centro Cultural Usiminas
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 21h
Visitação gratuita
Informações: (31) 3822-3031

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Há mais de 20 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação.

Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia.

Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estamos em 17 Estados e mais de 660 municípios, apoiamos a formação de mais de 70 mil profissionais por ano e beneficiamos a educação de mais de 1,9 milhão de alunos por ano. www.institutoayrtonsenna.org.br.

Notícias

Página inicial