Motor On Line
Notícias-

Rally: Facco / Herrero competitividade da 1ª etapa do Paulista Velocidade
Reportagem: Mércia Suzuki
MSuzuki Comunicação
Dupla da Acelera Siriema disputa a temporada pela categoria RC2, a bordo do Peugeot 207 XRC. A etapa de abertura contou com 23 carros no grid e percurso inédito.

Longas retas, piso de cascalho, outros de terra batida, vários saltos, algumas curvas, lama, trechos escorregadios, em meio a eucaliptos e canaviais foi o cenário do Rally de Holambra, válido pela 1ª etapa do Campeonato Paulista de Rally de Velocidade e o Rally Paranaense de Velocidade. Luiz Facco e Francis Herrero, da equipe Acelera Siriema, foram os primeiros a largar no grid deste domingo. Na terceira Especial do dia, já era a segunda dupla mais rápida entre os 23 carros de cinco categorias (RC2, RC4, RC4 Light, RC5 e RCC).

Como o dia amanheceu ensolarado, o piso liso e trechos de lama foram secando com o passar do tempo, porém alguns buracos viram grandes valas. Devido as fortes chuvas no sábado (18), os organizadores foram obrigados a cancelar o Super Prime noturno, por medida de segurança. A prova desde domingo contou com duas Especiais distintas: SS Palmeirinha com 14 quilômetros, onde as duplas fizeram três passagens e SS Opa com 5 quilômetros, que foi percorrida duas vezes. No final as duplas disputaram um Super Prime em um circuito fechado de 1,6 quilômetros.

Tricampeões de 2016, 2015 e 2014 na categoria N4, a dupla disputa a temporada pela RC2, a bordo do Peugeot 207 XRC (#410) e aprovou a competitividade e o nível técnico da prova. Facco e Herrero começaram imprimindo um ritmo forte nas três primeiras Especiais (trechos cronometrados). Mas em um trecho crítico de um buraco, quando a dupla estava a 172 km/h quebrou o semi eixo dianteiro e logo depois, o traseiro também se partiu e a dupla foi obrigada a abandonar a prova. Pelo menos quatro carros caíram no mesmo buraco e não completaram o percurso.

O parque de apoio do rali foi no recinto Expoflora e reuniu várias atrações paralelas à prova, que também contou com a modalidade Regularidade, disputada no sábado com aproximadamente 50 veículos. A próxima etapa será em Taubaté, em junho. Resultados da prova no www.ralllydeholambra.com.br

A Equipe Acelera Siriema, hexacampeã Paulista de Rally de Velocidade (três títulos na A6 e três na N4), conta com o patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama e apoio da Fontoura Dias Stands e Acelera Siriema Rally.

Depoimento da dupla sobre a prova:

Luiz Facco (piloto)
"A prova estava bem competitiva, com um ótimo grid e interessante para se pilotar. Como a briga estava boa na categoria (RC2), nos motivou a andar cada vez mais forte. Mas na terceira Especial quando estava a mais de 172 km/h, pegamos este buraco e o semi eixo dianteiro não aguentou e 2 quilômetros depois quebrou o traseiro, daí não dava mais para continuar. Mas rali é isto mesmo. Vamos para a próxima etapa."

Francis Herrero (navegador)
"O grid foi ótimo, a prova sensacional e segura, o que agradou em cheio aos competidores e com uma infraestrutura diferenciada dentro do Expoflora. Esperamos que as próximas etapas sejam tão boas quanto foi em Holambra, uma prova bacana para o início de temporada. Infelizmente tinha muita prova pela frente, quando estávamos em segundo e fomos obrigados a abandonar."

Calendário - Campeonato Paulista de Rally de Velocidade

1ª etapa - 18 e 19/3 - Holambra
2ª etapa - 10 e 11/6 - Taubaté
3ª etapa - 28 e 29/7 - Caçapava
4ª etapa - 7 e 8/10 - Taubaté
5ª etapa - 4 e 5/11 - Tremembé
6ª etapa - 16 e 17/12 - Itapetininga

Notícias

Página inicial