Motor On Line
Notícias-

Pasquale / Andrade vencem no Brasileiro de Endurance em Tarumã
Reportagem: Niltão Amaral
Foto: Niltão Amaral

Uma vitória após dificuldades climáticas e uma batalha ferrenha na parte final da prova. Assim foi a prova da dupla gaúcha Franco Pasquale / Tiel Andrade (Gramado / Campo Bom) na etapa de abertura do Campeonato Brasileiro e Gaúcho de Endurance, denominado Dopamina Endurance, a bordo do protótipo MC Tubarão IX Duratec Turbo, no último sábado, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), prova com três horas de duração.

No treino classificatório, a equipe colocou o Tubarão #5 na primeira fila, com o tempo de 1:00.143, largando na 2ª posição. Minutos antes da largada, uma forte chuva que não estava prevista encharcou os 3039 metros do traçado viamonense, fazendo com que a largada fosse dada com piso molhado. Com apenas uma garoa na hora da largada, a pista logo secou, fazendo com que a maioria das equipes aproveitassem para fazer um pit stop durante a primeira intervenção do safety car, a fim de colocar pneus slick.

Na primeira janela obrigatória de pitstops, Franco Pasquale entregou o carro para Tiel Andrade na 2ª posição, que apertou o ritmo e conseguiu tomar a ponta do Porsche GT3R #20 da dupla Ricardo Maurício/Marcel Visconde, sempre seguido pelo Porsche. Na última meia hora, porém, Tiel ficou trancado no tráfego dos retardatários e Ricardo Maurício aproveitou e tomou de volta a ponta na chegada da curva do Laço. Tudo parecia estar encaminhado, até que uma entrada do safety car acabou reagrupando os concorrentes. Tiel acelerou e conseguiu retomar a ponta com uma bela ultrapassagem na chegada da curva 1, sacramentando a vitória do MC Tubarão #5.

Franco Pasquale fala sobre o seu turno de pilotagem: "Estávamos com pneus e acerto do carro para a chuva, então caímos para oitavo quando a pista começou a secar. Parei no box quando houve o safety car, a equipe trocou os pneus e adequou o carro, assim consegui buscar e entregar o carro em 2º", disse. "A disputa final com o Porsche foi emocionante! Desta vez deu Tubarão, mas o ano será muito disputado", finalizou.

A próxima etapa, válida apenas pelo Gaúcho da modalidade, será disputada no dia 29 de abril, em Guaporé. A equipe tem o patrocínio de Moinho Vacaria, Leal Construções, Noko Química, Eurobike, Yokohama, Atout.

Notícias

Página inicial