Motor On Line
Notícias-

Kart: pela Shell Racing Gianluca Petecof inicia disputa do Europeu na Itália
Reportagem: Mariana Viegas
Foto: Joan Codina
Eversports
Serão cinco etapas passando também por Espanha, França, Finlândia e Suécia, com quase 80 adversários. Paulista de 14 anos busca consistência entre os mais rápidos na categoria OK.

Uma das principais competições do kartismo mundial, o Campeonato Europeu CIK-FIA tem início neste fim de semana (21 a 23 de abril), no circuito de Sarno, no sul da Itália. Entre os 77 competidores da classe OK está o paulista Gianluca Petecof, de 14 anos, que faz sua primeira temporada nesta categoria e também pela tradicional equipe Tony Kart. Após o período de adaptação a essas novidades, o representante da Academia Shell Racing vai em busca de consolidação de sua boa performance.

Além da rodada inaugural na Itália, o Campeonato Europeu de Kart ainda passa por Espanha, França, Finlândia e Suécia, entre abril e julho. Para Gianluca, ter Sarno como palco da primeira etapa é um ponto positivo, já que há menos de duas semanas o piloto esteve lá para a disputa do WSK Super Master Series. Na ocasião, Petecof se destacou como um dos mais rápidos, chegando inclusive a liderar um dos treinos, mas teve de lidar com imprevistos nas corridas. Dessa vez, ele está confiante para transformar todo o potencial demonstrado até aqui em resultados.

Os treinos livres oficiais para a etapa acontecem na sexta-feira, com quatro sessões cronometradas. No sábado, os pilotos participam da tomada de tempos, que definirá a divisão de grupos (5 no caso da categoria OK) e a posição de largada nas baterias classificatórias, quando todos os grupos se enfrentam entre si. Os competidores recebem pontos de acordo com o resultados dessas corridas, com o vencedor recebendo 0 pontos, o 2º colocado soma 1 ponto, o 3º soma 2 e assim por diante. Ao fim da fase classificatória, os 34 melhores disputam a corrida final da etapa.

Para a classificação geral do campeonato, os 10 melhores colocados da fase intermediária (após as baterias classificatórias) somam pontos (de 10 a 1, em ordem decrescente), assim como os 15 melhores posicionados na final (25, 20, 16, 13, 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1). Haverá ainda uma classificação para o Rookie of the Year, o melhor novato do ano na categoria, seguindo o mesmo padrão de pontos da geral.

Gianluca Petecof:

"A transição para a categoria OK, onde os pilotos são mais velhos e experientes, e também a chegada em uma nova equipe são grandes mudanças, e consegui me adaptar bem, já mostrando que temos potencial para andar entre os primeiros. O objetivo no Campeonato Europeu é comprovar isso a cada etapa, seguir evoluindo, conquistar resultados constantes entre os top-10, e buscar o destaque entre os rookies".

Sobre a plataforma da Raízen em motorsport:

A Raízen, por meio da marca Shell, promove a maior plataforma de patrocínio em esporte a motor no Brasil, a Academia de Pilotos Shell Racing. A marca apoia oito pilotos entre as modalidades do kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e Porsche Império GT3 Cup. O projeto está em linha com a estratégia global da marca, que, além do mais longevo patrocínio do automobilismo mundial com a Scuderia Ferrari na F1, está presente na Nascar, Indycar, V8 Australiana e Campeonato Mundial de Endurance. Na temporada 2017, a Raízen patrocina o piloto Gianluca Petecof por meio do projeto "Formando um verdadeiro campeão" (promovido pelo Kart Clube Granja Viana), incentivado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Notícias

Página inicial