Motor On Line
Notícias-

Matheus Leist é o mais rápido na primeira sessão de treinos da Indy em Phoenix
Reportagem: Rodrigo França
Foto: Chris Jones
RF1
Piloto gaúcho liderou a sessão ontem que reuniu todos os estreantes e segue a preparação de pré-temporada com a AJ Foyt nesta sexta, agora com todos os carros na pista.

Em seu primeiro treino como piloto da Fórmula Indy em um circuito oval, Matheus Leist terminou o dia como o mais rápido em Phoenix. O piloto da AJ Foyt fez seu melhor tempo em 184,236 mph (19s700) no oval de 1,022 milhas, sendo o primeiro colocado entre os oito estreantes que participaram do primeiro dia de testes na capital do Arizona. Os titulares tiveram tempo limitado de pista (apenas para algumas voltas nos carros dos estreantes), mas entram na pista hoje.

"Ainda é só o começo, mas é sempre bom andar na frente em um dia de treinos. Nós teremos uma avaliação melhor dos tempos nesta sexta-feira, quando todos os pilotos vão estar na pista e a sessão será à noite, com uma temperatura um pouco mais baixa. De qualquer forma, o mais importante é que estou me sentindo muito bem no carro e a equipe vem crescendo bastante", diz Leist, que foi campeão da F-3 Inglesa em 2016 e mudou a carreira para os Estados Unidos em 2017. Neste ano, será o mais jovem piloto do grid, com 19 anos.

A experiência de Matheus Leist em circuitos ovais começou apenas no ano passado, quando disputou a temporada completa da Indy Lights com a Carlin. Logo em sua primeira corrida no oval mais importante do planeta, o piloto gaúcho venceu as 100 Milhas de Indianápolis, prova preliminar Indy. Na sequência, Leist também venceria no oval de Iowa e no misto de Road America.

"Foi minha primeira vez em um oval com o carro da Indy e a velocidade foi bem impressionante, bem rápido mesmo, com a volta tendo como média quase 300 km/h. Neste treino, a pista ainda estava com menos aderência e o calor foi bem forte nesta quinta, por isso a expectativa é baixar os tempos. O entrosamento com o Tony (Kanaan) e todos da AJ Foyt tem sido muito bom, eles passam bastante informações para mim e me ajudam muito a me adaptar cada vez mais rápido", diz Leist.

Antes de testar Phoenix, Leist já havia treinado nas pistas de Sebring e Sonoma. Os treinos em Phoenix seguem entre hoje e amanhã com a presença de 23 pilotos inscritos. A abertura da temporada da Indy será em São Petersburgo no dia 11 de março.

Confira a classificação (velocidade em milhas por hora) no primeiro dia de treinos em Phoenix (quinta-feira):

1- Matheus Leist - 184,236 mph (295 km/h)
2- Pietro Fittipaldi - 183,347 mph
3- Robert Wickens - 181,976 mph
4- Spencer Pigot - 180,589 mph
5- Kyle Kaiser - 179,043 mph
6- Marco Andretti - 178,708 mph
7- Zach Veach - 178,311 mph
8- Gabby Chaves - 174,314 mph

Notícias

Página inicial