Motor On Line
Notícias-

F-4 Francesa: Caio Collet vence mais uma e amplia vantagem na liderança
Reportagem: Fernanda Gonçalves
FGCom
Piloto brasileiro brilha na disputa da terceira corrida em Dijon e conquista sua terceira vitória na temporada.

Foi um domingo inesquecível para os franceses, que conquistaram a Copa do Mundo de Futebol pela segunda vez. No entanto, pouco antes da decisão na Rússia, na pista de Dijon, em Prenois, na França, o brasileiro Caio Collet (All Road Management / Richard Mille / Winfield / Stuttgart Motorsport / Matrix Energy Trading) brilhou na disputa da terceira prova da rodada tripla da quarta etapa da Formula 4 Francesa.

Largando da quarta posição, o piloto paulista acelerou forte para chegar a sua terceira vitória na temporada, ampliando sua liderança na competição. Collet pulou para terceiro logo na largada, ultrapassou o belga Ugo de Wilde na sexta volta para ocupar o segundo lugar e, faltando três voltas para o final, assumiu a ponta, deixando o francês Eteki Adam em segundo.

O brasileiro comemorou muito a vitória, principalmente depois de não ter conquistado os resultados que ele esperava no classificatório, realizado sábado (14). Com muito calor e a exigência da pista para os pneus, a tomada de tempos foi bastante disputada. Collet ficou em quinto no grid para a corrida 1, terminando a prova nesta mesma colocação, mas já dando mostras de que o carro havia evoluído, registrando a melhor volta da disputa.

Na corrida 2, com o grid invertido para os 10 primeiros, ele partiu da sexta posição e chegou em quarto. E fechou o domingo (15) com a vitória. Com o resultado, o brasileiro soma agora 147,5 pontos, contra 120,5 do vice-líder Ugo de Wilde.

“Estava desapontado com minha performance no classificatório. Trabalhei muito o fim de semana todo para me recuperar”, comentou Collet, que pilota o Fórmula 4 #23.

“Ouvi os conselhos da equipe com muita atenção e realizei mudanças que fizeram o carro evoluir para as condições da pista, com as altas temperaturas e o desgaste dos pneus. Na corrida 2, com o grid invertido, fiz um bom resultado e ao mesmo tempo consegui poupar os pneus para a prova final”, destacou o brasileiro de 16 anos, que agora soma seis pódios no total e três poles.

“Na terceira prova, larguei bem e mantive um ritmo forte durante toda a corrida. Foi muito bom vencer novamente, principalmente, porque consegui aumentar minha vantagem na liderança do campeonato. Gostaria de agradecer muito a todos pelo suporte no fim de semana”, completou Collet, que terá seu próximo desafio entre os dias 7 e 9 de setembro, em Magny-Cours, na França.

Com títulos nos principais campeonatos de kart no Brasil e no mundo, Collet faz este ano sua primeira temporada nos monopostos. Desde 2017, o paulista integra o seleto grupo de pilotos da All Road Management, liderada pelo empresário Nicolas Todt, que também gerencia a carreira de Felipe Massa.

Resultados / Destaques Caio Collet 2018:

1ª Etapa – Nogaro (Fra) dois terceiros lugares e um quarto
2ª Etapa – Pau (Fra) duas vitórias e duas poles
3ª Etapa – Spa (Bel) um segundo lugar e uma pole
4ª Etapa – Dijon (Fra) uma vitória

Como foram as corridas em Dijon (Top-10):

Corrida 3
1 COLLET Caio BRA 16 voltas em 22min28s056
2 ETEKI Adam FRA
3 DE PAUW Ulysse BEL
4 NOUET Théo FRA
5 DE WILDE Ugo BEL
6 LECLERC Arthur MON
7 CHOVET Pierre-Louis FRA
8 POURCHAIRE Théo FRA
9 MUTH O’Neill BEL
10 AL HABSI Shihab OMN

Corrida 2
1 NOUET Théo FRA 16 voltas em 22min15s362
2 LECLERC Arthur MON
3 MUTH Esteban ALE
4 COLLET Caio BRA
5 DE PAUW Ulysse BEL
6 POURCHAIRE Théo FRA
7 ETEKI Adam FRA
8 CHOVET Pierre-Louis FRA
9 DE WILDE Ugo BEL
10 HERRERO Matéo FRA

Corrida 1
1 DE WILDE Ugo BEL 16 voltas em 22min06s061
2 ETEKI Adam FRA
3 CHOVET Pierre-Louis FRA
4 POURCHAIRE Théo FRA
5 COLLET Caio BRA
6 DE PAUW Ulysse BEL
7 LECLERC Arthur MON
8 MUTH Esteban ALE
9 NOUET Théo FRA
10 AL HABSI Shihab OMN

Classificação da F-4 Francesa, após a quarta etapa de 2018 (Top-10):

1. Caio Collet (Bra) 147,5 pontos
2. Ugo de Wilde (Bel) 120,5
3. Adam Eteki (Fra) 118
4. Théo Pourchaire (Fra) 116
5. Ulysse de Pauw (Bel) 110
6. Arthur Leclerc (Mon) 106
7. Pierre-Louis Chovet (Fra) 88
8. Stuart White (Afs) 72
9. Esteban Muth (Ale) 52
10. Théo Nouet (Fra) 37,5

Notícias

Página inicial