Motor On Line
Notícias-

Convidado por Wilson Fittipaldi o João Pedro Maia começará treinos na Fórmula Vee
Reportagem: Erno Drehmer
Foto: Bruno Gorski
KGCom
Atual campeão sul-brasileiro de kart, piloto de Campinas (SP) inicia transição para o automobilismo.

Atual campeão sul-brasileiro de kart na categoria Júnior, o jovem João Pedro Maia (BPAM | Casarão de Minas), 13 anos, já começa a traçar seus próximos passos em direção a uma carreira no automobilismo. Convidado por Wilson Fittipaldi, uma das lendas do automobilismo brasileiro e mundial, o piloto de Campinas (SP) já planeja sua estreia na Fórmula Vee, categoria presente em mais de 15 países no mundo todo.

Hoje capitaneada exatamente por Wilson Fittipaldi, a Fórmula Vee é disputada em 10 etapas na atual temporada. O monoposto é baseado em um chassi tubular de alta resistência e foi desenvolvido para receber o motor EA 111, o mesmo que ocupa o VW Fox, refrigerado à água, de 1.6 cilindradas, que permite atingir cerca de 210 km/h no Autódromo de Interlagos.

Ainda sem ter alcançado a idade mínima exigida para competir no automobilismo brasileiro, João Pedro Maia (BPAM | Casarão de Minas) poderá apenas treinar durante este ano, atividade que iniciará no próximo mês de setembro, quando seu carro ficará pronto. Apoiado por Fittipaldi, João Pedro Maia terá também as orientações do experiente Rodrigo Rosset, que atuará como seu “coach”.

“O João Pedro poderá disputar corridas apenas em 2019, quando completará 15 anos”, confirma Alexandre Maia, pai do piloto. “Até lá, coordenado pelo Wilson Fittipaldi e pelo Rodrigo Rosset, ele treinará todas as vezes que lhe for permitido para que possa fazer uma boa temporada de estreia no ano que vem”, emendou.

Revelado no kart, João Pedro Maia não deixará de competir na categoria de base, principalmente porque sabe da importância de manter-se em atividade nos intervalos que o calendário da Fórmula Vee terá no próximo ano. “O kart é imprescindível na carreira de qualquer piloto, mesmo que ele já esteja competindo no automobilismo. O João Pedro continuará, sempre que possível, utilizando o kart como uma forma de manter-se em forma e com os reflexos em dia, participando dos principais eventos”, revelou Alexandre Maia.

Um dos principais objetivos da Fórmula Vee, que hoje corre em Interlagos e em Piracicaba, é aos poucos abrir o leque de opções no que diz respeito aos autódromos em que terá suas etapas. E, de forma gradativa, elevar a competição ao status de Campeonato Brasileiro.

“O João Pedro tem exatamente o perfil a que a Fórmula Vee se propõe. É para pilotos com idade entre 14 e 15 anos e saindo do kart, tornando-se assim sua categoria-escola, aquela que lhes dará a experiência necessária para seguir suas carreiras no automobilismo”, explica Wilson Fittipaldi, criador da Fórmula Vee em 1964 e piloto, ao lado do irmão Emerson Fittipaldi, na primeira prova da categoria em 1967. “A Fórmula Vee está de volta para fechar uma lacuna no automobilismo brasileiro que é a falta de categorias de base para quem sai do kart. Tenho certeza de que o João Pedro fará uma bela carreira em nossa categoria e sairá muito bem preparado para seus próximos passos”, finaliza o criador da equipe Copersucar de Fórmula 1.

Notícias

Página inicial