Motor On Line
Notícias-

Rally: piloto de Vinhedo Rodrigo Luppi se prepara para o Sertões em agosto
Reportagem: Mércia Suzuki
Foto: Cadu Rolim
MSuzuki Comunicação
Competidor reforça o preparo físico para encarar a maior prova off-road do país, pela primeira vez na categoria UTV, ao lado do navegador Fausto Dallape.

A menos de um mês para o início da 26ª edição do Rally dos Sertões, o piloto de Vinhedo, Rodrigo Luppi, e o navegador Fausto Dallape estão com foco total nos preparativos para encarar sete dias de disputa entre os estados de Goiás, Bahia, Piauí e Ceará, de 19 a 25 de agosto. A dupla da Território Motorsport competirá, pela primeira vez, na categoria UTVs (Can-Am Maverick X3).

Apesar de formada nesta temporada, a dupla tem boa bagagem no off-road, tanto piloto como navegador tem duas décadas de rali. Estão bem entrosados e entre as provas que disputaram juntos estão o RN 1500 e o Rally Baja Jalapão, ralis com quilometragem maior que os demais do calendário. “Confio muito no Fausto e ele em mim e isto tem nos ajudado demais durante as provas. Estou bem feliz com a dupla e será um prazer poder retornar ao grid e participar de uma competição desafiante, onde superamos nossos limites, como o Sertões e, agora nos UTVs”, afirma Luppi.

Aos 41 anos, Luppi é empresário do ramo de Transporte e Distribuição, participou de quatro edições da prova, mas ficou afastado 15 anos do grid e está mais animado do que nunca. Já Dallape, 55 anos, é engenheiro mecânico e administrador, reside em Atibaia (SP) e segue para nona participação e está feliz por voltar a fazer parte da equipe. Ambos somente têm histórico no Rally dos Sertões na categoria Carros e, desta vez, o desafio será diferente.

A categoria UTV cresce a cada ano é a mais numerosa nos campeonatos nacionais. O veículo tem atraído competidores por ser leve, ágil, rápido e ignorar alguns obstáculos. Apesar de ser menos confortável do que o carro, tem também suas vantagens, como a sensação de vento na cara, que agrada muita gente. Mas para enfrentar mais de 3.600 quilômetros, não basta gostar apenas de velocidade e adrenalina, a preparação física e psicológica dos competidores também são fatores fundamentais. São dias longos, de muito calor, em variados tipos de terreno e vegetação, nos quais hidratação e resistência são exigidos ao extremo.

“Estamos melhorando nossa condição física e cada vez mais nos adaptando ao fantástico UTV. E para melhorar meu condicionamento pratico ioga e ando de quadri também para aguentar as Especiais longas e os deslocamentos desgastantes”, diz Dallape que completou em 2018, 21 anos na navegação.

Desde o início da temporada, quando retornou aos campeonatos, o piloto sentiu a necessidade de ter um condicionado físico mais direcionado, inclusive para agregar a pilotagem. “Estou me dedicando à corrida e fortalecimento da parte superior e seguindo um cronograma alimentar para aguentar os dias pesados e ter uma fácil recuperação durante o Sertões”, finaliza Luppi.

Tradição nos ralis

Com sede em Tatuí (SP), a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no grid do Rally dos Sertões e é chefiada por Edu Piano. Durante 12 temporadas (até 2014) a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões (Ford Racing Trucks/ Território Motorsport) na competição e conquistou oito títulos. E também, entre 2011 e 2014, foi a equipe oficial da Troller (Troller Racing/Território Motorsport) quando sagrou-se bicampeã da prova na Production T2. A partir de 2016, Piano passou a competir e a preparar UTVs.

Para acompanhar as notícias da equipe: site www.territoriomotorsport.com.br, Facebook @territoriomotorsport e Twitter @territorio4x4.

A equipe Território Motorsport conta com apoio da Casa Domingues de Pianos.

Roteiro 26ª edição - Rally dos Sertões 2018

Sábado (18/08)
Goiânia/GO
Prólogo e Largada Promocional

Domingo (19/08)
1ª Etapa: Goiânia (GO) – Formosa (GO)
Total do dia: 690 km (300 km trecho cronometrado)

Segunda (20/08)
2ª Etapa: Formosa (GO) – Posse (GO)
Total do dia: 386 km (307 km trecho cronometrado)

Terça (21/08)
3ª Etapa: Posse (GO) – Luís Eduardo Magalhães (BA)
Total do dia: 350 km (255 km trecho cronometrado)

Quarta (22/08)
4ª Etapa: Luís Eduardo Magalhães (BA) – Barra (BA)
Total do dia: 478 km (355 km trecho cronometrado)

Quinta (23/08)
5ª Etapa: Barra (BA) – São Raimundo Nonato (PI)
Total do dia: 446 km (400 km trecho cronometrado)

Sexta (24/08)
6ª Etapa: São Raimundo Nonato (PI) – Juazeiro do Norte (CE)
Total do dia: 603 km (226 km trecho cronometrado)

Sábado (25/08)
7ª Etapa: Juazeiro do Norte (CE) – Fortaleza (CE
Total do dia: 654 km (200 km trecho cronometrado)

Total geral: 3.607 km

Notícias

Página inicial