Motor On Line
Notícias-

Rally: Helena Deyama estreia nos UTVs no Sertões
Reportagem: S. Santos | J. Castro | L. Santos
Foto: Murilo Mattos
Sig Comunicação
Piloto vai marcar história na carreira, ao lado da navegadora Joseane Koerich , em sua 15ª participação na prova como a primeira dupla feminina.

A 26ª edição do Rally dos Sertões será um marco na carreira da piloto Helena Deyama. Será sua 15ª participação e a estreia na categoria UTVs na maior competição off-road disputado em solo brasileiro. E neste desafio, ela contará com a experiente parceria da navegadora Joseane Koerich. “É de grande alegria e expectativa compor novamente o grid do evento”, comemora a piloto pioneira entre as mulheres no rali cross country e na modalidade UTV.

Entre as competições fora de estrada nacionais, o Rally dos Sertões é o grande objetivo de quem pilota profissionalmente na terra. Ao todo, Helena soma a experiência de 22 anos atrás do volante. Ainda assim, a cada ano é um novo desafio, um novo obstáculo a ser superado. “Foram 14 participações no Rally dos Sertões na categoria Carros. E passei quatro anos difíceis sem conseguir competir neste evento, que tanto amo e já faz parte da minha vida”, conta a piloto.

Nos últimos três anos, Helena Deyama competiu no Campeonato Brasileiro de Rally Baja pela Polaris - montadora de ATV (quadriciclo) e side-by-side (UTV) - e, este ano, vai competir pela primeira vez em um UTV Maverick Can-Am X3 preparado pela Cotton Racing. “Nos treinos que tive a oportunidade de realizar, fiquei muito impressionada com o veículo. Tenho certeza que vou me surpreender ainda mais durante esta edição do Rally dos Sertões”, destaca.

“A expectativa é muito grande. Me traz muita alegria minha 15ª edição, principalmente por competir pela primeira vez em um UTV numa prova longa de cross country. Só fiz provas Baja com especiais mais curtas e duração de dois dias. Acredito que será muito diferente de estar dentro de um carro, mas tenho certeza que a experiência vai ser incrivelmente positiva”, comenta Helena.

Entre as diversas conquistas de Helena Deyama, destaca-se o maior título de sua carreira, o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, obtido em 2005, na categoria Super Production e vice-campeonato no Paulista de Rally Cross Country em 2007. Entre os UTVs, foi a primeira mulher campeã Brasileira de Rally Baja (categoria Marathon) em 2014, sendo o ano de estreia na modalidade e, em 2016, repetiu o feito na Marathon Master.

Feliz com o convite, Josi acredita que a dupla tem potencial para ir longe. “Tenho grandes expectativas. Acredito que temos chance de fazermos uma excelente prova. O rali está ficando mais difícil a cada ano, beneficiando pilotos com maturidade e conhecimento suficiente para fazer uma prova constante, que é o caso da Helena. Tenho orgulho imenso de correr ao lado dela, uma excelente piloto, uma guerreira e exemplo de mulher determinada”, declara.

As atividades do Rally dos Sertões terão início no dia 15 de agosto, com a abertura da área dos boxes no Autódromo Internacional de Goiânia, Já entre os dias 16 a 18 de agosto, acontece a apresentação dos pilotos, navegadores e veículos de competição (carros, motos, quadriciclos e UTVs).

A dupla, que estará a bordo de um UTV Can-Am Maverick X3 de numeral #222, percorrerá um total de 3.601 quilômetros entre trechos cronometrados e deslocamentos, com largada no dia 19 de agosto, em Goiânia (GO), e chegada no dia 25 de agosto, em Fortaleza (CE), no Aterro da Praia de Iracema, e após atravessar quatro estados brasileiros (Goiás, Bahia, Piauí e Ceará).

A equipe Luart Rally/Cotton Racing conta com apoio da Academia Bio Ritmo, Motul, Arisun, Corsa e Dakar Overland.

Roteiro 26ª edição - Rally dos Sertões 2018

Sábado (18/08)
Goiânia/GO
Prólogo e Largada Promocional

Domingo (19/08)
1ª Etapa: Goiânia (GO) – Formosa (GO)
Total do dia: 690 km (300 km trecho cronometrado)

Segunda (20/08)
2ª Etapa: Formosa (GO) – Posse (GO)
Total do dia: 386 km (307 km trecho cronometrado)

Terça (21/08)
3ª Etapa: Posse (GO) – Luís Eduardo Magalhães (BA)
Total do dia: 350 km (255 km trecho cronometrado)

Quarta (22/08)
4ª Etapa: Luís Eduardo Magalhães (BA) – Barra (BA)
Total do dia: 478 km (355 km trecho cronometrado)

Quinta (23/08)
5ª Etapa: Barra (BA) – São Raimundo Nonato (PI)
Total do dia: 446 km (400 km trecho cronometrado)

Sexta (24/08)
6ª Etapa: São Raimundo Nonato (PI) – Juazeiro do Norte (CE)
Total do dia: 603 km (226 km trecho cronometrado)

Sábado (25/08)
7ª Etapa: Juazeiro do Norte (CE) – Fortaleza (CE
Total do dia: 654 km (200 km trecho cronometrado)

Total geral: 3.607 km

Detalhes da Equipe

Nome da equipe: Luart Rally / Cotton Racing
Modalidade: UTV
Marca: Can-Am
Modelo: Maverick X3
Pneu: Arisun
Numeral: #222
Apoiador (es): Bio Ritmo, Motul, Arisun, Corsa e Dakar Overland.

Piloto: Helena Deyama
Nacionalidade: Brasil
Local: São Paulo / SP

Navegador: Joseane Koerich
Nacionalidade: Brasil
Local: Florianópolis / SC

Notícias

Página inicial