Motor On Line
Notícias-

Rally: Trancos & Barrancos vai para seu terceiro Sertões em 2018
Reportagem: Aline Ben da Costa
Foto: Jacson Stülp
Comunicação 4x4
Neste ano a equipe conta com sete carros no Rally Regularidade e um UTV no Cross Country.

Entre os dias 18 e 25 de agosto acontece o 26º Rally dos Sertões, maior competição do gênero no Brasil e segunda no mundo. E pela terceira vez consecutiva a equipe Trancos & Barrancos vai estar presente no evento. Em 2018 a equipe participa com sete carros no Rally Regularidade e um UTV no Cross Country. A prova tem largada em Goiânia-GO e chegada em Fortaleza-CE, percorrendo mais de 3,6 mil quilômetros e passando ainda pelos estados da Bahia e do Piauí.

Neste ano a equipe gaúcha ganhou sotaque nordestino e conta com a participação de sete competidores de Fortaleza e um de Teresina-PI. Entre eles está a única dupla da equipe da categoria Master, formada pelo piloto Onofre Campos e pelo navegador Renan Felix, que competem com um Troller T4. A dupla conta com vários títulos de campeã e vice em outros campeonatos, mas é a primeira vez que vai participar do segundo maior rally do mundo. “O Sertões é, além de tudo, uma prova de resistência. Esperamos concluí-lo com o mínimo de imprevistos, tentando poupar o carro e andando no tempo onde for possível. Será uma prova difícil que nos trará novas experiências”, comenta Onofre.

Vice-campeões no páreo

Um dos destaques da Trancos & Barrancos são os atuais vice-campeões da categoria Graduados do Rally dos Sertões. O piloto Milton Dresch, de Estrela-RS, e o navegador Alexandre Rech, de Caxias do Sul-RS, vão defender o segundo lugar e brigar pelo título da competição neste ano. Ainda pela Graduados a equipe conta com outra dupla de Fortaleza que irá fazer sua estreia na competição, o piloto Marcos José, o Marcão, e o navegador Leonardo Lenine, o Léo. “Estamos com muita expectativa. Será a realização de um sonho”, aponta Léo.

Quatro duplas na Turismo

Pela categoria Turismo a Trancos & Barrancos briga pelo título com quatro duplas. O piloto Giovani Mello compete ao lado do filho, o navegador Pedro Mello. Os dois vêm de Porto Alegre e são os mais experientes da equipe na categoria, já que participaram da competição no ano passado e subiram ao pódio na quinta colocação. “A expectativa está muito alta. Serão novos terrenos, novas equipes e um novo diretor de prova. Estou muito animado e com o objetivo de ficar entre os três primeiros colocados. Infelizmente não pude correr muito esse ano para me preparar, mas é só chegar no Sertões que tudo muda”, conta Pedro.

O restante da equipe na categoria é formada por duplas estreantes no Rally dos Sertões. O piloto Cláudio Antônio Ferreira, de Fortaleza, vai competir ao lado do navegador Landerson Carvalho, de Teresina. “Meu objetivo é concluir a prova, aumentar a minha experiência em rally e conseguir um bom resultado, além de fazer novos amigos”, diz Cláudio.

Outra dupla da Turismo é formada pelo piloto Alisson Baima Rebouças e pelo navegador Rubens Torres, ambos de Fortaleza. Os dois só viram o sonho de participar do Rally dos Sertões se tornar uma realidade depois que Alisson ganhou a inscrição para competição em um concurso cultural da empresa de remapeamento SFI CHIPS. Será a primeira participação do piloto na competição, que ainda está iniciando no esporte. “Comecei no rally no ano passado como estreante e logo na primeira prova conquistamos um segundo lugar”, ressalta.

A equipe também conta com uma presença feminina na Turismo, a piloto Mirela Starhan, de Porto Alegre-RS. Mirela é uma das poucas mulheres a desbravar o Rally dos Sertões e na sua estreia o objetivo principal é completar a prova ao lado do navegador João Jeteni Boeira, de Gravataí-RS. “Minha expectativa é grande e bastante realista. Meu principal foco será completar a prova da maneira mais competente possível, o que me faz acreditar em alcançar um pódio. Quero vencer, mas antes de tudo participar”, afirma.

Estreia na velocidade dos UTVs

Pela primeira vez a Trancos & Barrancos vai contar com uma dupla participante no Cross Country com o piloto Roberto Keller, de Santa Cruz do Sul-RS, e o navegador Tiago Poisl, de Gravataí, competindo pela categoria Pro Turbo dos UTVs. Os dois vão estrear a parceria no Rally dos Sertões a bordo de um Maverick X3 XRS, mas já competem nas provas de rally regularidade da Copa Trancos & Barrancos, onde são concorrentes diretos. “Nos preparamos muito focados no veículo, deixando ele o mais preparado possível para imprevistos. Treinamos o entrosamento entre piloto e navegador e também nos preparamos fisicamente para enfrentar essa prova que também é de resistência”, diz Roberto.

De acordo com o navegador, no Cross Country a concentração e a atenção são ainda mais importantes. “No regularidade se você errou perde pontos, mas no velocidade se errou pode bater forte e acabar a prova por aí mesmo. A adaptação a nova categoria passa mais por respeitar as dificuldades e aprender que o UTV terá que percorrer mais de 3,6 mil quilômetros”, comenta Tiago.

Equipe

A infraestrutura da Trancos & Barrancos no 26º Rally dos Sertões conta com dois carros de apoio rápido, uma carreta, um motorhome, um trailer, quatro mecânicos, dois motoristas e mais uma equipe de oito pessoas. “Também vamos levar outro UTV para uso de peças e realização de testes e mais um grande estoque de peças. Acredito que estamos muito bem equipados. A Trancos vem para 2018 com uma estrutura muito grande, muito profissional, e acredito que a experiência de dois anos de Sertões nos ajuda muito, mas o rally e o fator surpresa são sempre desafios. Vamos aguardar que a sorte também nos acompanhe”, finaliza o navegador.

A Trancos & Barrancos participa do 26º Rally dos Sertões com patrocínio de Valvoline, Tecfil, Marr Sul Power Sports, Filtrobom, Nordeste 4x4, DENIM1, Jeteni Rally Services, Dentalweb, Brava e Microcity.

Confira abaixo mais informações sobre as duplas da equipe.

Cross Country - UTV

Piloto: Roberto Keller (Santa Cruz do Sul-RS)
Navegador: Tiago Poisl (Gravataí-RS)
UTV: Maverick X3 XRS
Categoria: Pro Turbo

Rally Regularidade

Piloto: Onofre Campos (Fortaleza-CE)
Navegador: Renan Felix (Fortaleza-CE)
Carro: Troller T4 3.0
Categoria: Master

Piloto: Marcos José – Marcão (Fortaleza-CE)
Navegador: Leonardo Lenine – Léo (Fortaleza-CE)
Carro: Pajero Full
Categoria: Graduado

Piloto: Milton Dresch (Estrela-RS)
Navegador: Alexandre Rech (Caxias do Sul-RS)
Carro: Pajero Full
Categoria: Graduado

Piloto: Alisson Baima Rebouças (Fortaleza-CE)
Navegador: Rubens Torres (Fortaleza-CE)
Carro: Troller T4
Categoria: Turismo

Piloto: Cláudio Antônio Ferreira (Fortaleza-CE)
Navegador: Landerson Carvalho (Teresina-PI)
Carro: TR4 ER
Categoria: Turismo

Piloto: Giovani Pescador (Porto Alegre-RS)
Navegador: Pedro Pescador (Porto Alegre-RS)
Carro: Pajero Full
Categoria: Turismo

Piloto: Mirela Starhan (Porto Alegre-RS)
Navegador: João Jeteni Boeira (Gravataí-RS)
Carro: Pajero Full
Categoria: Turismo

Notícias

Página inicial