Motor On Line
Notícias-

Kart: escola brasileira traz novos talentos para as pistas
Reportagem: Flávio Quick
Foto: Divulgação
CBA
Implantada no fim de 2016 a iniciativa já conta com cinco escolas no país.

A Escola Brasileira de Kart é um dos grandes projetos da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA nos últimos anos. Inaugurada no fim do ano de 2016 a iniciativa surgiu de uma colaboração mútua entre FIA – Federação Internacional de Automobilismo e a CBA. Utilizando um modelo de negócio baseado na Escola Francesa de Kart, que atualmente conta com 39 unidades, a EBK já marcou seu espaço e vem crescendo nestes quase dois anos de atividade.

Inicialmente foram implantadas as unidades de São Paulo, no Kartódromo Granja Viana; de Santa Catarina, no Kartódromo de Rio do Sul e de Minas Gerais, no Kartódromo RBC Racing. Estas três unidades iniciaram suas atividades no ano de 2017 e, juntas, já formaram 40 alunos.

A primeira atividade da EBK no Brasil foi um workshop para capacitação dos monitores das três unidades inicias. O evento foi realizado em São Paulo e contou com grande adesão. Neste evento a CBA colocou as suas expectativas para os novos formadores de pilotos e apresentou toda a dinâmica do projeto que conta com material didático único e, sobretudo, unificação no método de ensino das práticas de pilotagem.

Cada unidade recebeu então seus monitores e passou a ministrar as aulas. O curso completo da EBK conta com quatro módulos sendo eles o Primeiro Volantes, Volante de Bronze, Volante de Prata e Volante de Ouro. Ao completar o último módulo o piloto recebe o seu diploma final e, mais do que isso, recebe também uma Cédula de Piloto da CBA que o deixa apto a participar de qualquer competição oficial no país.

Dentre os 40 alunos já formados na EBK metade deles está participando regularmente de competições regionais e até mesmo estaduais. Apenas entre a Copa São Paulo e o Campeonato Mineiro de Kart 15 garotos estão competindo.

Duas novas unidades entregues

Seguindo o processo natural de expansão a CBA tem recebido muitos pedidos para a implantação de unidades da EBK por diferentes estados do país. Bahia e Maranhão foram os escolhidos e, no decorrer deste ano, passaram por todo o processo de implantação das novas unidades.

A Escola da Bahia está localizada no Kartódromo de Lauro de Freitas. Sua inauguração aconteceu no mês passado e a primeira turma já está em curso com sua formatura prevista para o fim do ano. A EBK do Maranhão está instalada no Kartódromo de Imperatriz e a entrega dos karts e material aconteceu neste mês de agosto. Na última semana os monitores participaram do curso de capacitação e, no início de setembro, a primeira turma entrará para a pista.

“A Escola Brasileira de Kart é a menina dos olhos de nossa gestão. Acreditamos que fortalecendo a base do automobilismo poderemos, no futuro, voltarmos a ter os grandes campeões das pistas que nosso país sempre criou. Começamos com três, hoje já temos cinco e, até o fim de nossa administração espero que possamos entregar mais cinco unidades. O projeto é muito bacana e na França, por exemplo, já são 39 unidades funcionando”, comentou Waldner Bernardo – Dadai, presidente da CBA.

Notícias

Página inicial