Motor On Line
Notícias-

Kart: Brasileiro de Rotax terá disputas acirradas por títulos e vagas no Mundial
Reportagem: Mariana Viegas
Foto: Mister Shadow
Eversports
Competição da fabricante austríaca de motores chega em sua 2ª edição chancelada pela CBA, tem inscrições abertas para pilotos qualquer nacionalidade.

Com a temporada de 2018 chegando ao fim, resta uma única oportunidade no Brasil para os pilotos que ainda não garantiram a vaga para o Rotax Max Challenge Grand Finals deste ano. A última competição do calendário nacional que vale para o Mundial será o Campeonato Brasileiro de Rotax, que acontece entre 04 e 08 de setembro no Speed Park Birigui, que recebe pela primeira vez uma disputa de nível nacional.

Esta é a segunda edição do Brasileiro de Rotax com a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e as expectativas para uma grande competição são enormes. O campeonato irá premiar os campeões das categorias Max, DD2 e DD2 Masters com vaga direta para o Mundial, além de contar pontos muito importantes na somatória com a Copa Rotax na decisão das vagas da Micro Max, Mini Max, Junior Max e Max Masters.

Até o momento, pelas vagas conquistadas no Brasil através da Copa Rotax e do Sul-Americano de Rotax, são nove pilotos garantidos na Final Mundial: João Pinheiro (Micro Max); Nicolas Giaffone (Junior Max); João Cunha e Guilherme Peixoto (Max); Lucas Souza (Max Masters); André Nicastro e Leonardo Reis (DD2); Michel Aboissa e Fernando Guzzi (DD2 Masters).

Em 2017, a primeira edição do Brasileiro de Rotax pegou fogo nas pistas da Granja Viana (SP). Pela categoria Micro Max, Alejandro Samaniego se sagrou campeão, seguido de Antonella Bassani - que ficou com a vaga no Mundial de 2017 pela somatória com a Copa Rotax - e Enzo Bedani. Já este ano, a disputa promete ser muito forte entre nomes como Murilo Rocha, Heitor Farias, Bedani, Enzo Nienkotter e Fabrício Filho, além de João Pinheiro, que já tem sua vaga pelo título Sul-Americano, mas também vai em busca do título nacional.

Este ano, a catarinense Bassani e o paraguaio Samaniego mudaram para a categoria Mini Max, onde irão disputar a vaga para o Mundial de forma direta com o atual vice-campeão brasileiro da categoria, Vinicius Tessaro. Ano passado, Theo Manna venceu, seguido de Tessaro e Gabriel Gomez, que por sua vez, foi campeão Sul-Americano este ano na Mini Max, porém irá disputar a vaga no Mundial e o título brasileiro na categoria Junior Max, onde terá pela frente o atual líder do ranking da Copa Rotax deste ano, Felipe Bartz, além de nomes como Dudu Trindade, Pedro Sousa e Theo Manna correndo por fora. Em 2017 o vencedor na Junior Max foi Rafael Câmara.

Na categoria Rotax Max, Enzo Prando foi terceiro colocado em 2017, atrás apenas de Guilherme Peixoto e Christian Fliter, respectivamente. Neste caso, Enzo terá que segurar a ponta pela vaga direta para o Mundial diante de fortes competidores como Luca Travaglini, Christian Fliter, Pedro Burguer, João Rosate, Paulo Coelho (3º na Júnior em 2017) e Marcelo Giarreta, enquanto os já classificados Guilherme Peixoto e João Cunha vão dar trabalho em busca do título brasileiro.

O campeão brasileiro na Max Masters de 2017 foi Michel Aboissa, seguido de Fernando Guzzi e Roberto Azana. Este ano, com Aboissa já classificado para o Mundial na DD2 Masters, Azana terá pela frente Luiz Antônio como principal competidor pela vaga, uma vez que mesmo que outro piloto conquiste o título, não irá alcançar os pontos dos dois. Porém, Michel Aboissa e Lucas Souza - também classificado pelo título Sul-Americano - também prometem brigar pela vitória.

O top-3 da categoria DD2 em 2017 foi formado por Ruan Belizario, Alberto Cattucci e Lucas Souza, respectivamente, mas o favoritismo na categoria agora aponta para Rafael Reis. Após ver seu irmão Leo Reis conquistar a vaga direta pela Copa Rotax, Rafael quer garantir o seu Ticket vencendo o Brasileiro de Rotax, porém, a disputa será grande contra Fernando Stocco, Fred Capraro, Adilson Junior, entre outros pilotos de alto nível.

Finalizando as categorias da Rotax, a DD2 Masters reserva muitas emoções para os pilotos e equipes. Campeão Sul-Americano e já classificado para a Final Mundial deste ano, Michel Aboissa irá correr para defender o título brasileiro conquistado em 2017. Fernando Guzzi ganhou a Copa Rotax e também já tem sua vaga, mas promete disputar a primeira posição após o vice ano passado. Entre os pilotos que ainda buscam o Ticket para o Grand Finals, estão Roberto Azana (3º em 2017), Alexandre Trita, Diego Lozov, Décio Scartezini, Munir Aboissa, além do peruano Mundy Loyer, do argentino Gaston Papu, entre outros concorrentes.

As inscrições para o Brasileiro de Rotax estão abertas no link: www.ems.evanet.at/bra2 e o segundo lote está aberto até o dia 31 de agosto por R$ 2.220,00, incluindo treinos oficiais, sensor, espaço de box, estacionamento, credenciais de piloto/mecânico e três convidados, e kit boas vindas. Esta é a oportunidade para quem quer conhecer a Rotax e sonha em participar das "Olimpíadas do Kart". Os motores Rotax estão disponíveis para locação para a semana do evento por R$1.300,00 e os interessados podem entrar em contato via adm@rotaxmax.com.br ou 11 94197-8444.

Ainda esta semana, antes do Brasileiro, o Speed Park Birigui e a Rotax Brasil organizaram um treino preparatório para os pilotos que quiserem se preparar e conhecer a pista antes da competição. As carretas irão sair de São Paulo na sexta-feira (24), com direito ao transporte do Kart, caixa de ferramentas e mais dois itens à escolha. Os treinos acontecem durante todo o sábado, e domingo pela manhã, e as reservas têm barraca inclusa, devendo ser realizadas até dia 21 de agosto pelo número 18-3638-3050.

Acompanhe as redes sociais da Rotax Max Challenge Brasil para mais informações, @rotaxmaxbrasil no Instagram e www.facebook.com/rotaxmaxbrasil. Para mais informações, entre em contato através do email sac@rotaxmax.com.br.

Notícias

Página inicial