Motor On Line
Notícias-

Rally: piloto SFI CHIPS vence pela primeira vez uma etapa do Sertões
Reportagem: Aline Ben da Costa
Foto: Gustavo Epifânio
Comunicação 4x4
Alisson Baima só conseguiu participar da competição ao ganhar a inscrição no concurso cultural promovido pela marca.

A sexta etapa do 26º Rally dos Sertões levou os competidores de São Raimundo Nonato (PI) até Juazeiro do Norte (CE). Quase chegando ao final da competição, um piloto que está fazendo a sua estreia na maior aventura off-road do país conseguiu pela primeira vez vencer uma etapa da prova. O piloto Alisson Baima compete ao lado do navegador Rubens Torres e só conseguiu participar da prova neste ano porque ganhou a inscrição em um concurso cultural da SFI CHIPS. A empresa também trabalhou no remapeamento do veículo para enfrentar os desafios do Rally dos Sertões.

O início da dupla foi difícil na competição. Brigando por um resultado na categoria Turismo do Rally Regularidade, Alisson e Rubens tiveram muitas dificuldades devido à falta de experiência na prova. “Iniciamos o Sertões com um pouco de dificuldade, a falta de experiência com provas longas pesou, e tiramos dois quintos lugares no primeiro e no segundo dia. Na terceira etapa foi um caos, perdemos um pneu e no final da prova já era de noite e nos perdemos, mas ainda assim terminamos em quarto lugar e no dia seguinte repetimos a mesma colocação”, conta.

Alisson e Rubens são de Fortaleza (CE), cidade que recebe a final da competição neste sábado, dia 25. Chegar em casa é mais uma motivação para a dupla completar o extenso percurso de 552 quilômetros do sétimo dia de prova, sendo 217 quilômetros de especial cronometrada. Chegar ao Ceará em primeiro lugar na etapa já foi uma surpresa para os estreantes em Rally dos Sertões. “O sexto dia foi uma corrida de tirar o fôlego com destino ao nosso estado e nos surpreendemos com o primeiro lugar. A preparação do carro fez a diferença. Tivemos uma prova cheia de subidas e decidas de pedras e muitas retomadas de velocidade, onde o carro respondeu perfeitamente, mesmo estando com o problema de embreagem. Foi um sonho realizado com gostinho de vitória”, vibra o piloto de Fortaleza.

Ainda no Regularidade, o piloto José Eduardo Guerra e o navegador Ronaldo Rodrigues dos Santos, ficaram com o terceiro lugar no sexto dia de prova pela categoria Master. Na Graduados, Sandra Dias e Igor Quirrenbach chegaram em terceiro e estão na segunda colocação no acumulado, com sete pontos atrás dos líderes. Pela Turismo, Kleber Santana e Fernanda Tonani terminaram a sexta etapa em terceiro lugar e ainda lideram a classificação geral.

Cross Country

Os competidores da SFI CHIPS no Rally Velocidade brigam por resultados nas categorias Production T2 e Super Production no carros, e na PRO Turbo nos UTVs. No sexto dia de prova, pilotos e navegadores enfrentaram um percurso total de 602 quilômetros, sendo 337 de trecho cronometrado. Na Production T2, as duplas Otávio Enz e Allan Enz, e Edson Di Nole e Vilson Agudinho, abandonaram a prova. Já o piloto Fernando Possetti e a navegadora Cristina Starling Possetti chegaram em terceiro lugar na categoria Super Production.

Briga por título nos UTVs

A dupla da SFI CHIPS nos UTVs, o piloto Denísio do Nascimento e o navegador Idali Bosse, perderam a liderança da prova ao final da sexta etapa, após encerrarem o dia em terceiro lugar. No entanto, a dupla segue na briga pelo título. Denísio e Idali estão em segundo lugar no acumulado e apenas a três minutos e 26 segundos dos primeiros colocados da categoria PRO Turbo e também entre todos os UTVs participantes.

A última e decisiva especial do Rally dos Sertões começa com um trecho de trial bem sinuoso e estreito, com muitas pedras, onde qualquer erro pode custar caro. O caminho segue sinuoso, alternando trechos de média e baixa velocidade para cruzar o sertão central. O percurso contará com muitas barragens estreitas, rios secos e a especial continua dura até o final. Com os equipamentos exigidos ao extremo, pilotos e máquinas seguirão por rodovias pavimentadas até Fortaleza, rumo à Praia de Iracema. Só aí, na rampa de chegada, serão conhecidos os vencedores desta edição.

O 26º Rally dos Sertões acontece entre os dias 18 e 25 de agosto, com largada em Goiânia-GO e chegada em Fortaleza-CE. Serão percorridos 3.607 quilômetros em sete dias de prova. Além das categorias de carros divididas no Cross Country e Rally Regularidade, a competição conta com a participação de motos, quadriciclos e UTVs. A SFI CHIPS é nove vezes campeã do Rally dos Sertões com competidores apoiados pela marca e utilizando as soluções automotivas da empresa.

Notícias

Página inicial