Motor On Line
Notícias-

Kart: Sul-Americano comprovou sucesso dos motores IAME X30 CODASUR
Reportagem: Flávio Quick
Foto: Bruno Gorski
Quick Comunicação
Pilotos de seis países participaram da competição batizada de Copa IAME - MG.

Foi encerrada na última semana e edição 2018 do Campeonato Sul-Americano de Kart. A competição, que há anos não era disputada de forma isolada de outras provas, teve lugar no Kartódromo Internacional Velopark, no Rio Grande do Sul, e contou com a participação de 119 pilotos.

Com o apoio da IAME, da MG Pneus e da RBC Motorsport a competição foi um verdadeiro sucesso e mostrou, efetivamente, a força do kartismo no continente sul das Américas. Estiveram na pista 64 pilotos do Brasil, 26 da Argentina, 17 de Uruguai, 7 do Peru, 4 do Chile e um da Bolívia. A integração dos competidores destes vários países mostrou, sobretudo, o grande talento dos pilotos da região em que protagonizaram corridas muito disputadas.

Um dos grandes segredos para o sucesso deste novo momento do Campeonato Sul-Americano de Kart foram os motores X30 Codasur. O novo equipamento, que chegou ao Brasil ainda no mês de junho, traz aos pilotos um novo conceito dos motores dois tempos de competição. Com 175cc e refrigeração à água o equipamento desenvolve mais de 40hp’s de potência e tem como grande diferencial o torque.

Utilizado no Brasil pela primeira vez no Open do Campeonato Brasileiro, em junho e, efetivamente no Brasileiro de Kart, em julho, o motor foi a grande novidade da maior competição do país e aguçou a curiosidade de todos os participantes a buscarem uma experiência com este novo motor.

Competitividade deu a tônica do Sul-americano

De forma a deixar a competição a mais acirrada possível a IAME agrupou os representantes técnicos da Argentina (Miguel Acuña) e Brasil (Rafael Cançado) que, em conjunto com sua equipe de técnicos, disponibilizou todos os motores em sistema de aluguel e sorteio.

O sucesso foi muito grande e, pela primeira vez na história, um Campeonato Sul-Americano teve 48 pilotos competindo na categoria principal – CODADUR. Pela CODASUR Junior, para pilotos de 12 a 14 anos, o sucesso também foi muito grande e 26 atletas disputaram a prova.

Aproveitando-se das características técnicas do circuito Velopark, que reúne longas retas e curvas de alta num traçado de 1.500 metros os karts da CODASUR atingiram a incrível marca de 128 km/h e, os da CODASUR Junior, 122 km/h.

Depois de duas corridas classificatórias disputadas sob chuva as baterias pré-final e Final tiveram pista seca e tempo bom permitindo aos pilotos extrair o máximo de seus motores. Na CODASUR o título ficou com o argentino Lautaro Piñeiro Cecchi e, na CODASUR Junior, o campeão foi o brasileiro João Pedro Maia.

Compre já o seu X30 CODASUR

Os novos motores já estão disponíveis para venda para os pilotos ou preparadores. Compre junto à IAME Brasil, pelo e-mail vendasiame@mgpneus.com.br | Marcelo (51) 3482-1300 e ainda na RBC Motorsport, através do e-mail vendas@rbcpreparacoes.com.br | (31) 3441-6562, com Diego.

Notícias

Página inicial