Motor On Line
Notícias-

Kart: Marcos Filho é candidato às vagas da final na etapa de São Luís da Seletiva
Reportagem: F. Gonçalves / B. de Paula / C. Scafuro
Foto: Nicola Pizarro
FGCom
Kartista do Maranhão quer aproveitar seu conhecimento sobre a pista para se garantir na próxima fase.

No próximo sábado (dia 1º de setembro) serão conhecidos mais três finalistas para a disputa da final histórica da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras. O trio será definido durante as disputas da Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart, no kartódromo João Sallen, em São Luís (MA).

E a busca por um lugar entre os finalistas promete ser acirrada e deve agitar a capital São Luís. Os kartistas do Maranhão prometem dar trabalho aos forasteiros e não vão facilitar. Entre os postulantes a uma das vagas, está o piloto local Marcos Gonçalves Filho, de 16 anos. O jovem vem se destacando no campeonato de seu estado e é o líder do Campeonato Maranhense de Kart.

Para ele, é uma alegria poder disputar a Seletiva de Kart Petrobras. Um evento que ele define como importante e especial, pois traz visibilidade para seu estado. “Será minha primeira participação na Seletiva, já que na última vez que teve uma etapa aqui (em 2015), eu não tinha idade para concorrer. Estou muito feliz em poder participar, porque a Seletiva é muito especial, é um evento nacional e que ajuda a fortalecer e dar visibilidade a diversas regiões do país, e não só às grandes cidades”, contou Marcos Gonçalves Filho.

Aos 16 anos, Marcos Filho confia que poderá ter bons resultados, já que conhece o traçado do kartódromo João Sallen. “Acredito que estou evoluindo bem. Tenho bons resultados nesta temporada e sou o líder do Maranhense de Kart. Além disso, é uma pista que conheço há bastante tempo, estou acostumado com ela e acho que tudo isso pode fazer a diferença”, disse o kartista natural de São Luís.

A programação do evento começa já nesta quinta-feira (30) com a realização dos treinos livres. Mas a definição dos finalistas ocorrerá somente no sábado. A disputa terá a realização de duas baterias, o vencedor na primeira bateria fica com uma vaga, e o mesmo valerá para a segunda prova. A terceira vaga será definida pela soma de pontos das duas baterias.

Vale lembrar que só poderão concorrer às vagas para a final da Seletiva de Kart Petrobras os pilotos que estiverem dentro dos critérios da competição, com idade entre 15 e 20 anos. Ex-campeões não podem concorrer. Caso o vencedor não se enquadre nos critérios, a vaga seguirá para o primeiro kartista melhor colocado, dentro do perfil.

O campeão da Seletiva 2018 levará o prêmio de 100 mil reais e o vice 10 mil reais. Além disso, os vencedores participarão de um programa de orientação que inclui testes em equipe de Fórmula 4 na Europa, experiência em simulador de Fórmula 1, teste na Stock Light, avaliação física e psicológica, media training e palestra sobre marketing esportivo.

Quem já garantiu a vaga para a final da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:

Pedro Goulart (RS), 17 anos
Allan Martins Croce (SP), 19 anos
Guilherme Peixoto (SP), 15 anos

Confira o calendário da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras: *

Fase Classificatória
1ª Etapa – 21 de julho – Cotia (SP) – Campeonato Brasileiro de Kart
2ª Etapa – 1 de setembro – São Luís (MA) – Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart
3ª Etapa – 22 de setembro – Aldeia da Serra (SP) – Copa SP Light de Kart
4ª Etapa – 13 de outubro – Vespasiano (MG) – Copa Brasil de Kart

Final
22 e 23 de outubro – Cotia (SP)

* Sujeito a alterações

Seletiva de Kart Petrobras

Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 19 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título na grande final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla seus vencedores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, teste com monoposto de base também na Europa, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.

A premiação total - somando todas as ações - chega a aproximadamente 500 mil reais. O campeão recebe 100 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 10 mil.

Notícias

Página inicial