Motor On Line
Notícias-

Stock Car: mais veloz dos treinos livres Camilo larga em 5 em Cascavel
Reportagem: Alexandre Kacelnik
Foto: Carsten Horst

Mais veloz do segundo treino livre, ontem à tarde (1min01s679), e do terceiro, hoje de manhã (1min01s379), Thiago Camilo tinha razões para acreditar na sua 16ª pole position na Stock Car, na corrida que abre a oitava etapa da temporada 2018, amanhã, em Cascavel. O piloto da Ipiranga Mattheis conseguiu seu primeiro objetivo, emplacar uma sequência no grupo de seis pilotos que brigam pela pole, o Q3, que ele havia alcançado na etapa passada, em Campo Grande. A última sequência de presenças de Camilo no Q3 havia sido nas provas de Londrina, Buenos Aires, Tarumã e Goiânia, entre a 8ª e a 11ª etapas do ano passado.

O desempenho do Chevrolet número 21 no Q3, contudo, não foi competitivo o suficiente, e com uma volta de 1min01s938, Camilo vai largar em quinto. Felipe Fraga fez a pole position com 1min01s413. Não existe uma só explicação para o piloto da Ipiranga ficar a meio segundo do mais rápido e a quase seis décimos de segundo de seu tempo da manhã, com pneus velhos.

“De manhã estava bem mais frio, e isso explica em parte o desempenho melhor. Por outro lado, para a classificação nosso acerto não reagiu como esperávamos ao aumento da temperatura”, disse o piloto. Essa pequena queda de rendimento, somada ao extremo equilíbrio na classificação – para se ter uma ideia, a diferença entre o 1º colocado e o 21º no Q1 ficou abaixo de meio segundo - fez com que no Q2 Camilo precisasse lutar até o fim para confirmar seu nome no Q3. E foi duríssimo. Ele ficou em sexto com o mesmo 1min01s844 de Daniel Serra, e passou pelo critério de desempate, de ter feito a volta antes. Mas essa situação fez com que Thiago Camilo desse duas voltas a mais tentando baixar o tempo, e ficasse sem pneus no Q3. “Uma coisa levou a outra. Claro que ao começar a classificação eu pensava na pole, mas olhando a temporada como um todo e essa etapa em particular, largar em 5º é bom”, concluiu.

Com um tempo de 1min02s394 no Q1, Bia Figueiredo, companheira de Camilo na Ipiranga Mattheis, vai largar em 26º. “Eu não ia brigar pelas posições da frente, mas dei uma escapadinha e peguei um pouco de grama na minha melhor volta, o que me tirou pelo menos dois décimos, e isso é muito por aqui”, disse a única mulher no grid, que ficou a apenas 0,631s de Felipe Fraga, o mais veloz do Q1. A rodada dupla de Cascavel começa ao meio-dia de amanhã (domingo). O SporTV transmite as duas corridas a partir das 11h30min.

Notícias

Página inicial