Motor On Line
Notícias-

Kart: Christian e Nicolas Fliter jornada rumo às competições do turismo nacional
Reportagem: Silvana Grezzana Santos
Foto: Divulgação
Sig Comunicação
Os garotos são destaque nas pistas de kart do país e no próximo final de semana, 21 a 23, participam do Mundial de Kart na Suécia, em Kristianstad.

A grande dose de otimismo é um dos trunfos dos gêmeos Christian e Nicolas Fliter, companheiros nas disputas de kart Brasil afora. Os irmãos que completaram 17 anos nesta semana, traçam objetivos idênticos e, com brilhantes resultados no cenário do kartismo nacional, projetam voos mais alto, querem migrar do kart para os carros de turismo, primeiro a Sprint Race para 2019 e, nos anos seguintes na Stock Car.

Nicolas venceu no início do mês o Campeonato Norte-Brasileiro de Kart realizado no Maranhão, e garantiu uma vaga no Mundial de Kart pela equipe oficial da Parolin que acontece na Suécia, em Kristianstad, nos dias 21 a 23 de setembro. Além disso, conquistou também uma vaga para a Seletiva de Kart Petrobras deste ano, considerada uma referência entre os kartistas do Brasil.

Já Christian esteve no último fim de semana em Birigui, no interior de São Paulo, para a disputa do Campeonato Brasileiro de Kart Rotax. Com excelente desempenho desde o treino classificatório, o piloto conseguiu o vice-campeonato. E no próximo sábado, 22, Christian disputa a sétima etapa da Copa SP Light de Kart, em Aldeia da Serra, onde buscará uma vaga para a Seletiva de Kart Petrobras.

As provas no próximo final de semana é vista pelos pilotos paulistas como uma ótima oportunidade na carreira tanto no automobilismo nacional como internacional. “O nosso objetivo é aprender ao máximo e elevar o meu nível no mundial. Com mais de 100 pilotos na disputa será uma grande experiência”, disse Nicolas Fliter.

A Seletiva de Kart Petrobras acontece nos dias 22 e 23 de outubro, em Cotia (SP). “No retorno ao Brasil, teremos o maior desafio do ano com a disputa da Seletiva Petrobras, um dos mais importantes campeonatos nacionais. Onde só 12 pilotos são classificados", destaca Nicolas.

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla seus vencedores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, teste com monoposto de base também na Europa, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - chega a aproximadamente 500 mil reais. O campeão recebe 100 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 10 mil.

Quando questionados quanto aos planos futuros, os irmãos têm opiniões iguais e para 2019 a meta é ainda mais ousada: “Queremos disputar a Sprint Race, uma categoria de entrada no automobilismo. Adquirir experiência e conhecimento como início da nossa caminhada nas pistas nacionais e em provas de Turismo. Após isso, dar os passos seguintes para a Stock Car, de alto prestígio, dividindo o mesmo espaço e angariando bagagem com grandes pilotos. Por fim, a tão sonhada Stock Car que é o nosso objetivo final”, conta a dupla de Alphaville, em Barueri (SP).

A paixão pelo automobilismo transcende gerações, e na família Fliter, a velocidade vem de berço. O patriarca Moisés, sempre foi fascinado por automobilismo e ver os jovens pilotos em ascensão é motivo de muito orgulho. Um dos primos, Richard, é piloto profissional de motocross. Christian e Nicolas, começaram a pilotar em 2014, aos 13 anos, e os resultados logo surgiram. Com apenas quatro anos de carreira, os irmãos gêmeos colecionam títulos e vitórias nacionais e internacionais.

Christian e Nicolas Fliter tem o patrocínio do Colégio Mackenzie Tamboré, Finart Studios, Girlit Store, Florense Alphaville e P4 Construtora.

Histórico dos pilotos

Nascimento: 17 de setembro de 2001
Cidade: São Paulo (SP)

Nicolas Fliter
Vice-campeão do SKB 21 (2016)
Vice-campeão Copa São Paulo Light (2015)
Vice-campeão da Copa Inverno Rotax (2017)
Vice-campeão Norte-Brasileiro de Kart (2018)
Campeão Copa Itu de Kart (2014)
Campeão 7 etapa Light Paulista de Kart (2017)
Vice-campeão Copa do Brasil (2017)
Piloto Revelação 500 Milhas de Kart ( 2017)

Christian Fliter
- Terceiro lugar no Campeonato Sul-Americano Rotax Max Challenge, no Peru 2016
- Terceiro Lugar Campeonato Paulista de Kart (2015)
- Vice-campeão Paulista de Kart (2016)
- Campeâo 1ª e 8ª etapa do Campeonato Paulista de kart (2016)
- Top 10 no Campeonato Flórida Winter Tour, na Flórida/EUA (2016)
- Ganhador da vaga para o Mundial de Kart Rotax na Itália (2016)
- Vice-campeão das 500 Milhas de Kart (2016)
- Vice-campeão da Copa Rotax (2016) (2017)
- Campeão da Copa Verão Rotax (2016)
- Vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Kart Rotax (2016)
- Vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Kart Rotax (2017)
- Vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Kart Rotax (2018)
- Pole no Campeonato Brasileiro de Kart e 4º lugar (2018)
- 4º lugar Campeonato Sul Americano de Kart Rotax (2018)

Notícias

Página inicial