Motor On Line
Notícias-

F-4 Italiana: em Mugello Gianluca Petecof dá à Academia Shell sua 1ª vitória
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Luis Ferrari
Piloto de 15 anos de idade largou em segundo, assumiu a dianteira na primeira curva e liderou todas as voltas.

Gianluca Petecof venceu pela primeira vez na F4 Italiana. Integrante do programa de desenvolvimento de pilotos da Ferrari, o competidor de 15 anos de idade, que faz em 2018 sua temporada de estreia com carros de fórmula, liderou todas as 17 voltas da prova de abertura da última rodada tripla do campeonato na veloz pista de Mugello.

Foi o primeiro triunfo da Academia Shell Racing na categoria e também sua primeira vitória internacional com carros de corrida.

Depois de cravar o segundo tempo no grid de largada, Gianluca assumiu a ponta logo na largada. Contornou a primeira curva à frente do compatriota Enzo Fittipaldi e em três voltas já vinha com mais de 1s de vantagem.

Na oitava volta a distância para o segundo colocado aumentou, após contato entre os dois carros que vinham imediatamente atrás. O britânico Oliver Caldwell, companheiro de Petecof na equipe Prema, herdou a vice-liderança e levou até o final cerca de 2,5 segundos atrás do representante da Academia Shell.

A jornada final da F4 Italiana termina neste domingo, com mais duas corridas em Mugello. Gianluca larga em terceiro na segunda bateria e em segundo na corrida final. Com a vitória deste sábado, ele avançou para quinto na classificação geral do campeonato e permanece como o segundo melhor estreante do ano.

As provas de F4 Italiana são transmitidas pelo site oficial do campeonato.

O que ele disse:

“Foi sensacional, uma experiência indescritível. Foquei o máximo possível na largada, porque sei que é muito difícil ultrapassar em Mugello. Sabia que tinha que fazer uma ótima largada e pular para frente, e foi o que aconteceu logo na primeira curva. Então tinha uma diferença razoável, de pouco mais de 1s para os caras que vinham atrás. Aí o segundo e o terceiro se envolveram num acidente e acabei com uma margem maior. Procurei administrar o máximo possível pois estava muito vento e um pouco difícil controlar o carro. Mas consegui manter a diferença e levar o carro até o final. Agradeço a todos na equipe Prema, Ferrari Driver Academy e Academia Shell Racing por um dia memorável na minha carreira”

Gianluca Petecof

Programação:

Domingo, 28 de outubro
4h - Corrida 2
10h30 - Corrida 3

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Notícias

Página inicial