Motor On Line
Notícias-

Rally: Copa Scherer 4x4 Carbon Free realiza prova final com o Catarinense
Reportagem: Aline Ben da Costa
Foto: Aline Ben da Costa
Comunicação 4x4
Competição fecha um ano que reuniu pilotos e navegadores de todas as idades, homens e mulheres, competindo entre famílias e amigos.

A final da Copa Scherer 4x4 Carbon Free neste ano também valerá pontos para a final do Campeonato Catarinense de Rally Regularidade 4x4. As competições incluem as categorias Master, Graduado, Turismo, Jeep (subcategoria) e Novato. A última prova do ano acontece em Joaçaba no dia 17 de novembro onde serão realizadas a 7º e a 8º etapas do campeonato do Oeste Catarinense. Em 2018 a competição reuniu pilotos e navegadores de todas as idades, competindo entre família e amigos e perpetuando o amor pelo off-road e pelo rally de regularidade.

Neste ano a Copa Scherer 4x4 Carbon Free conta com quatro provas no total e já passou por Capinzal, Tangará e Ipira/Piratuba. A final em Joaçaba vai encerrar com uma programação de muita festa e confraternização para reunir todos os competidores que formaram a família Copa Scherer 4x4 em 2018. Em 2018, famílias e amigos estiveram ainda mais presentes, repassando o amor pelo esporte e fazendo da competição um momento de confraternização e diversão.

De pai para filho, e de amigo para amiga

Entre os novos competidores deste ano esteve o navegador Bernardo Schafer Andrade, de apenas 11 anos, que compete ao lado do pai, o piloto José Andrade Júnior, na categoria Novatos. “É uma experiência nova em minha vida, criei muitos amigos e a vontade de vencer em cada prova é sempre um novo desafio. Iniciei em uma categoria sem equipamentos, somente com planilha e cronômetro, e através dali criei amor pelo esporte. Compramos os equipamentos, me dediquei em aprender, fiz cursos e praticamos muito, assim agora posso estar ajudando novos adeptos ao esporte com prazer”, comenta Bernardo.

A dupla é da cidade de Piratuba, começou a participar de rallys em 2018 e já incentiva novos competidores a iniciarem no esporte. Através de vídeos Bernardo apresentou o esporte para a sua amiga Sofia Augustim, também da cidade de Piratuba, e assim se formou uma nova dupla. Sofia, de 13 anos de idade, convidou o pai, Rudimar Augustim, para ser seu piloto e os dois estrearam na prova da Copa Scherer 4x4 Carbon Free realizada nas cidades de Ipira e Piratuba.

Para iniciarem no esporte, Sofia e Rudimar receberam a ajuda de Bernardo e de seu pai na organização dos equipamentos e parte técnica. “O pai ajeitou o carro com sensor blue e tablets e eu arrumei a parte técnica do tablet e expliquei como funciona. Ela teve muita vontade em aprender”, afirma Bernardo. Para Sofia, o esporte já caiu no gosto e ela já fala sem pestanejar do principal desafio enfrentado nas provas. “Cuidar das referências para não se perder quando está em um pega bobo é o mais difícil”, afirma a nova navegadora.

Competição em família

A Copa Scherer 4x4 Carbon Free também reuniu familiares em torno do esporte, competindo juntos e também como adversários. Neste ano, o piloto Paulo Lacowicz e o navegador Ramon Lacowicz, de Fraiburgo, trouxeram para a competição a piloto Camile Piccoli Hertz. Ramon é o marido de Camile e Paulo, o sogro.

A nova piloto pegou gosto pelo off-road andando de jeep e participando de trilhas com a família, que fez uma expedição para os Lençóis Maranhenses e decidiu começar a competir no Transcatarina deste ano. Um mês antes da prova, Camile trocou o seu Onix pela “Magda” - nome que ela batizou a sua Pajero TR4 - e formou dupla com a Sônia, sua sogra e parceira de expedição. “Conseguimos fazer o Transcatarina sem nos perdermos (muito) e o resultado foi que tomamos gosto pelo negócio e resolvemos entrar de fato no esporte”, afirma.

De acordo com Camile, na prova da Copa Scherer 4x4 Carbon Free realizada nas cidades de Ipira e Piratuba foi quando ela começou a ir mais preparada para a competição. E ainda precisou enfrentar uma troca de navegadora. Sai a sogra e entra a amiga de infância, Camila Beal. “Devido a alguns compromissos de trabalho, a minha Sônia não pode vir e tive que achar uma navegadora de última hora. A Camila é minha amiga desde que tínhamos cinco ou seis anos de idade, e como ela é aventureira que nem eu, topou vir sem nem pestanejar. Então ensinamos o básico da navegação para a Camila para podermos ir para a prova com a expectativa de pelo menos não nos perdermos muito”, se diverte Camile.

A nova dupla acabou conquistando um quarto lugar em Ipira/Piratuba e subindo ao pódio pela primeira vez. Além disso, ainda ficaram à frente da dupla formada pelo sogro e o marido de Camile. “O Paulo ainda fez piada que jamais chegaríamos na frente deles, que isso era impossível, mas acabamos ficando na frente dos meninos também. A prova foi muito bacana! Acho que a minha maior preocupação como iniciante é somente ter muito perigo na prova, por exemplo barrancos altos ou outros lugares onde o carro possa capotar ou bater, mas me senti muito segura. A prova estava muito bem identificada e fiquei segura para ‘sentar o pau’ e realmente me divertir. Competimos pela diversão, pelo prazer de estar no mato e de embarrar o carro. A sensação depois de terminar uma prova é de estar com as baterias recarregadas para o resto da semana, esse esporte é bom demais!”, finaliza.

Agora é Final em Joaçaba!

A prova de Joaçaba vai contar com cerca de 120 quilômetros de percurso em terreno totalmente inédito em três fazendas diferentes de reflorestamento localizadas na região de Joaçaba. Logo no início, os competidores também irão realizar uma prime em um loteamento na cidade de Catanduva. “A prova não será tão técnica como as outras do campeonato deste ano, mas as médias serão bem justas e será exigido mais do piloto. Acredito que na navegação também será bem legal e vamos encerrar esse ano com chave de ouro”, afirma o diretor de prova Kassiano Kerber, o Kako.

Programação

A largada e a chegada da prova acontecem na Escola de Samba Aliança. O primeiro carro sai às 13h01min e a previsão de início da chegada dos veículos é para as 17h20min. Os competidores serão recebidos com muita festa e já serão servidos aperitivos ainda na chegada. A organização da Copa Scherer 4x4 Carbon Free está preparando janta e premiação com uma confraternização que deve reunir cerca de 180 pessoas.

A programação da festa ainda conta com apresentação do samba-enredo 2019 da Escola de Samba Aliança, juntamente com a presença da bateria e de passistas. Já na recepção dos competidores começam os shows das bandas, com Tarso e Cabeça Acústico e Rock e Rodrigo. Também está confirmada a presença da Miss Santa Catarina 2013 que também é a Rainha da Escola de Samba Aliança, Thainara Latenik. Após a janta e a festa de premiação será a vez da casa de shows ESHE receber os competidores no camarote da Copa Scherer 4x4 Carbon Free a partir das 23h45min.

Inscrições

As inscrições estão abertas no site Mais Rally até 15 de novembro a meia-noite. Após esse período o competidor deve fazer a sua inscrição diretamente no evento junto à Secretaria de Prova. O investimento para participar em qualquer categoria é de R$ 180,00.

Saiba mais sobre a Copa Scherer!

Acompanhe o Facebook da Copa Scherer 4x4 Carbon Free no endereço facebook.com/copascherer4x4carbonfree e pelo Instagram no perfil @copascherer4x4carbonfree e fique por dentro das novidades sobre a prova.

Compromisso ambiental

A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores da Copa Scherer 4x4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade na maioria das vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

Calendário 2018

CAPINZAL* | 28 de abril
TANGARÁ | 23 de junho
PIRATUBA/IPIRA | 8 de setembro
JOAÇABA* | 17 de novembro

*Em 2018, as etapas de Capinzal e de Joaçaba são válidas pelo Campeonato Catarinense de Rally Regularidade 4x4.

A Copa Scherer 4x4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc), organização da West Eventos 4x4 Carbon Free e realização dos jeep clubes de Capim Dourado, Vale do Vinho, Piratuba/Ipira e Jeep Club do Vale do Rio do Peixe. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote e Monroe Amortecedores. O apoio local é do Hotel Joaçaba.

Notícias

Página inicial