Motor On Line
Notícias-

Shell com seu 1º título nos carros com Zonta e Kaesemodel na Porsche Endurance
Reportagem: Paulo Giamarusti
Foto: Victor Eleutério
Com o quarto lugar do carro #63 na corrida de 500 km, Lico Kaesemodel também fatura o título overall da temporada.

Ricardo Zonta e Lico Kaesemodel conquistaram neste sábado para a Academia Shell Racing o título da Porsche Cup Endurance Series, o primeiro para a marca no automobilismo nacional, com um quarto lugar na etapa derradeira da temporada, em Interlagos. Kaesemodel também faturou o tíutulo overall da Porsche Cup em 2018.

Depois do décimo lugar alcançado no treino classificatório, a dupla da Academia Shell Racing subiu aos poucos na classificação com uma estratégia de retardar os pit stops ao máximo possível e estender os stints.

Além de fugir do tráfego e tentar aumentar o ritmo com menos gasolina antes dos pit stops, o objetivo da estratégia foi deixar os pneus mais novos no fim da prova, em trechos mais curtos com menos combustível. E o plano do engenheiro Thiago Meneghel funcionou à risca.

Lico foi o responsável por iniciar a corrida, enquanto Ricardo Zonta foi quem fechou a prova. Em diversos momentos, o carro #63 liderou a competição, embora com uma parada a menos, o que obrigava a dupla a forçar muito o ritmo para abrir antes do último pit stop.

Após a última parada, na volta 105 de 117, Zonta caiu do primeiro para o quarto lugar, e, quando tentava encostar nos ponteiros, foi bastante atrapalhado por um retardatário que estava quatro voltas atrás nas últimas voltas.

Depois de levar um susto com um toque a menos de dez voltas da bandeirada, Zonta se livrou do retardatário e tocou firme rumo ao quarto lugar que deu à dupla o título de Endurance, e, a Lico, o geral da Porsche Cup em 2018.

O que eles disseram:

“Estou muito feliz. O fim de semana começou complicado, mas acabou dando tudo certo, coroando o ano com o título na Endurance e também no Overall. O ano começou bastante complicado, mas depois viemos evoluindo, conquistando bons resultados. Eu sabia que nós tínhamos que chegar na frente de alguns competidores e deu tudo certo. Quero parabenizar o Zonta que fez um ótimo trabalho. Estou muito feliz em estar representando a marca Shell e ser o primeiro campeão da Shell no automobilismo. Toda a equipe está de parabéns. ”

Lico Kaesemodel

“Fizemos uma corrida constante, sem cometer erros, do início ao fim e isso foi muito importante. Tivemos alguns problemas durante a temporada, mas conseguimos superar. O carro estava bom, não éramos os mais rápidos, mas os mais constantes, com certeza. E é assim que se ganha um campeonato e fico contente em fazer parte desse primeiro título da Shell nos carros.”

Ricardo Zonta

“Contando também minha participação no campeonato de Endurance Brasil, foram quatro títulos em uma semana! Estamos muito felizes com esse resultado. Os títulos de sprint do Lico na 4.0 e do Gaetano di Mauro na 3.8 escaparam na Fórmula 1, mas a conquista veio aqui: a sorte que faltou lá esteve presente aqui. Toda a equipe está de parabéns, o Lico e o Zonta. Estou muito orgulhoso de todos.”

Thiago Meneghel

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Notícias

Página inicial