Motor On Line
Notícias-

Rally: campeões vão a Marcelino Ramos para fechar o ano no Gaúcho
Reportagem: Edson Castro
PrimeCom
Fábio e Marcelo tem último compromisso da temporada 2018 em nova sede do campeonato estadual.

O Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade chega a sua última etapa, no próximo sábado, dia 8. E será em uma cidade inédita, Marcelino Ramos, que fica na região norte do Estado, um dos centros turísticos mais importantes do interior gaúcho, com parque de águas termais e banhado pelo lago da Usina Hidrelétrica Itá, às margens do Rio Uruguai.

E ao menos uma dupla que compete no Estadual, conhece bem a região. Fábio Dall Agnol, que é de Gaurama, e Marcelo Dalmut, navegador que mora em Severiano de Almeida, mas nasceu em Marcelino Ramos. “Imagino que será muito legal poder competir em minha terra natal”, destaca ele.

A dupla compete pela equipe ACSA Rally Team (Erva-mate Cristalina/Posto de Molas Erechim, com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por meio do Pró-esporte RS – Lei de Incentivo ao Esporte), que compete na categoria RC2N – 4x4, e que foi campeã da temporada 2018 com uma etapa de antecipação, o que não tira a motivação de fechar a temporada em Marcelino Ramos.

“Certamente será uma novidade para todos que irão competir, estamos ansiosos por esta prova para quem sabe poder fechar o ano com 100% de aproveitamento, vencendo todas as etapas deste ano”, destaca Fábio Dall Agnol. “Este ano vencemos boa parte das especiais disputadas, somamos todos os pontos possíveis até agora, então nesta última etapa esperamos manter esta regularidade”, acrescenta Marcelo.

Fábio comemora outro ponto com a entrada de Marcelino Ramos para o calendário gaúcho de rali. “Trata-se de um importante centro turístico e sempre é bom para o esporte, certamente será um evento muito bom”, projeta o piloto.

Mas ele não espera por facilidade quando o assunto são as especiais (trechos do rali). “Por ser um terreno com bastante morros, acredito que será uma prova bem difícil, que vai exigir muita atenção. Acredito que nossa experiência nestas situações poderá ser importante também para buscar um bom desempenho”, finaliza Fábio.

Ações sociais

Nesta etapa do Campeonato, a equipe Acsa Rally Team estará realizando ainda duas ações sociais que integram o projeto em 2018. A primeira delas acontecerá na cidade de Gaurama, vizinha a Marcelino Ramos. A dupla Fábio e Marcelo estará na Apae, com o Mitsubishi Lancer, dentro do projeto Inclusão no Esporte, cujo objetivo é integrar as pessoas, não importando sua condição, ao rali, ao esporte como um todo. A Apae de Gaurama atende também pessoas de Marcelino Ramos, sede da corrida deste final de semana

Depois, já em Marcelino Ramos, a Secretaria de Assistência Social receberá a cartilha Rally Experts, uma forma de incentivar a atividade física em todas as idades, especialmente na Terceira Idade. Vale ressaltar que estas e outras ações estiveram no programa de todas as etapas do Campeonato Gaúcho de Rali da equipe Acsa Rally Team.

O rali

A prova de Marcelino Ramos é inédita. Disputada pela primeira vez, a corrida terá especiais em estradas de terra, margeando os rios Uruguai e Apuaê (Ligeiro), ao lado do lago da Usina Hidrelétrica Itá, além de uma super especial, no centro histórico da cidade.

Terá seu parque de apoio (boxes) junto ao Balneário da cidade. A programação começa nesta sexta-feira, dia 7, com os competidores realizando reconhecimento das especiais e segue no sábado, com a largada do rali marcada para às 12h. A super especial larga às 17h28 e em seguida acontece a premiação aos vencedores.

Marcelino Ramos é um dos principais centros turísticos do interior gaúcho. O balneário de águas termais atrai milhares de turistas anualmente. A história faz parte de seu DNA. Fundada na década de 1950, o local foi colonizado muito antes, ainda no início do século passado, especialmente com o advento da ferrovia brasileira.

Na cidade, um dos pontos turísticos é a ponte férrea que cruza os estados do RS e SC, pelo rio Uruguai.

Esta ação integra o Projeto ACSA Rally Team 2018, que é financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Esporte RS LIE.

Programa do Rali de Marcelino Ramos

Sexta-feira, dia 7
13h30 – abertura do Parque de Apoio
14h – início do reconhecimento das especiais (competidores)

Sábado, dia 8
8h – Continuidade do reconhecimento das especiais (competidores)
12h – Largada da SS Termasa 1 – 19,26 km
12h48 – Largada da SS Termasa 2 – 19,26 km
14h20 – Largada da SS Volta Grande 1 – 18,99 km
15h08 – Largada da SS Volta Grande 2 – 18,99 km
16h40 – Largada da SS Volta Grande 3 – 18,99 km
17h28 – Largada da SS Marcelino Ramos (centro da cidade) – 2,55 km

Classificação do Campeonato Gaúcho de Rali

Categoria RC2 – 4x4
1 – Paulo Nobre / Gabriel Morales – Mitsubishi Lancer – 58p
2 – Juliano Sartori / Rafael Sartori – VW Polo MR – 38p
3 – Luiz Facco / Francis Herrero – Peugeot 208 MR – 30p (...)

Categoria RC2N – 4x4
1 – Fábio Dall Agnol / Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer – 91p (campeão)
2 – Milton Pagliosa / André Pagliosa – Mitsubishi Lancer – 49p
3 – Alexandre Horn / Gilson Yoshimura – Mitsubishi Lancer – 24p (...)

Categoria RC3 – 4x2
1 – Cristiano Beus / Francli Fusinato – Fiat Palio – 83p (campeão)
2 – Rafael Karpinski / Diego Esmelindro – GM Vectra – 23p
3 – Cassiano Pomiescinski / Adriano Pomiescinski – Fiat Palio – 19p (...)

Categoria RC4 – 4x2
1 – Ricardo Oro / Luis Felipe Trentin – GM Celta – 40p
2 – Carminatti / Marco Marini – GM Celta – 39p
3 – Sandro Suptitz (piloto) – VW Gol – 33p
3 – Felipe Solimann (navegador) – Peugeot 206 – 31p
4 – Felipe Solimann (piloto) e Marcos Valandro (piloto) – 31p (...)

Categoria RC5 – 4x2
1 – Elton Palkewich / Vitor Favaretto – Fiat Palio 69/40p (campeão)
2 – Mauricio Jarozeski (piloto) – Fiat Palio – 20p
2 – Bruna Giaretta (navegadora) – Fiat Palio - 29p
3 – Evandro Carbnonera (piloto) – Fiat Palio – 7p
3 – João Remor (navegador) – Fiat Palio – 20p (...)

Categoria RCR – 4x2
1 – Fábio Dall Agnol / Mateus Perin – Peugeot 206 – 29p
2 – Fico Barros / Natasha Pedot – Fiat Palio – 26p
3 – Fernando Zin / Tailor Rodrigues – Fiat Palio – 21p (...)

Notícias

Página inicial