Motor On Line
Notícias-

Panasonic Jaguar Racing tem dupla pontuação na 5ª temporada da Fórmula E
Reportagem: Amanda Pícaro Manara
Jaguar Land Rover
A corrida teve a estreia da nova Geração 2 do Jaguar I-TYPE 3, um carro de corrida totalmente elétrico, mais rápido e com maior eficiência e alcance.

A quinta temporada da ABB FIA Fórmula E teve um início eletrizante neste final de semana, na Arábia Saudita, com uma dupla pontuação para a Panasonic Jaguar Racing. A corrida teve a estreia da nova Geração 2 do Jaguar I-TYPE 3, um carro de corrida totalmente elétrico, mais rápido e com maior eficiência e alcance.

Mitch Evans lutou contra o mau tempo e com uma pista desafiadora para terminar a corrida em quarto colocado, perdendo por pouco uma posição no pódio. Seu companheiro de equipe, o brasileiro Nelson Piquet Jr., lutou por pontos valiosos e terminou a etapa em décimo.

A pontuação da dupla de pilotos levou a Panasonic Jaguar Racing a assumir a quinta colocação no ranking de equipes.

“Foi um bom começo para a temporada, após uma qualificação comprometida para ambos os pilotos”, afirma James Barclay, diretor da Panasonic Jaguar Racing. “Mitch realizou uma corrida inteligente e mostrou a velocidade e a eficiência do Jaguar I-TYPE 3 e foco agora muda para entrarmos no pódio em Marraquexe”, completa James.

Jaguar I-PACE e-Trophy

A corrida na Arábia Saudita entrou para a história com a estreia do primeiro campeonato de veículos elétricos de produção do mundo. A etapa também foi um marco para Katherine Legge, Célia Martin e Alice Powell, que estão entre as primeiras mulheres a competir no país árabe onde, até pouco tempo atrás, não permitia que mulheres dirigissem.

A equipe brasileira, dos pilotos Sergio Jimenez e Cacá Bueno, fez uma ótima estreia, conquistando o segundo lugar para Jimenez, e o quarto para Cacá. A dupla de pilotos optou por dar poucas voltas no treino livre, para poupar os pneus para o treino oficial e para a corrida. Com a inesperada chuva no início do sábado, o treino livre definiu as posições de largada, o que supreendeu os pilotos.

“Saio daqui da Arábia Saudita um pouco frustrado, pois sabia que tinha condições de lutar pela vitória”, disse Cacá Bueno. “Fizemos um planejamento voltado para o sábado, com a classificação tendo um papel crucial, mas, infelizmente, choveu no deserto e largamos com as posições do treino livre de sexta. Quem poderia imaginar que iria chover no meio do deserto?”, questiona o piloto. “Agora é voltar para a família, recarregar as baterias e trabalhar para chegar no México lutando pela ponta com a capacidade que sei que tenho”, completa.

Sérgio Jimenez, que conquistou o segundo lugar após uma ultrapassagem certeira, fez um balanço da corrida: “Foi uma boa prova, apesar de sabermos que seria difícil ultrapassar, pois a pista é muito apertada, mas no fim consegui uma boa manobra para cima do (Bryan Sellers)”, diz. “Nas voltas finais, percebi que os dois (Sellers e Simon Evans) começaram a perder aderência e escorregaram em alguns pontos, foi quando percebi que tinha uma boa oportunidade para arrancar e deu certo. Foi um ótimo resultado para começar o Jaguar I-PACE eTrophy, que é um marco na história do automobilismo mundial”, completa.

A próxima etapa do Jaguar I-PACE e-Trophy acontecerá em 16 de fevereiro, na cidade do México.

Sobre a Panasonic Jaguar Racing

A Jaguar voltou às corridas em outubro de 2016, tornando-se a primeira fabricante premium a participar da série de corridas de rua totalmente elétrica da ABB FIA Fórmula E. O programa da Jaguar na Fórmula E criará benefícios tangíveis em pesquisa e desenvolvimento para a eletrificação dos futuros carros da Jaguar e da Land Rover e foi desenvolvido com base no princípio fundador da equipe, "Correr para Inovar".

A Fórmula E revelou no início deste ano os carros de corrida da Geração 2. As equipes terão agora um carro de corrida por piloto e não serão mais obrigadas a fazer a troca de carro obrigatória. Além de seu conceito totalmente elétrico, a Fórmula E é única no mundo do automobilismo por sua escolha de locais. O campeonato acontece em circuitos de rua temporários no centro das principais cidades do mundo, incluindo Riade, Hong Kong, Sanya, Mônaco, Roma, Paris e termina em um fim de semana duplo em Nova York.

Sobre o Jaguar I-PACE e-Trophy

Em 2016, a Jaguar foi a primeira fabricante de carros premium a se juntar à Fórmula E. Agora, a marca faz história novamente com a primeira série internacional de corrida de carros elétricos de produção do mundo. Como a principal série de apoio ao campeonato de Fórmula E da ABB FIA, o Campeonato Jaguar I-PACE e-Trophy sela o compromisso da Jaguar Land Rover com a eletrificação.

Na temporada de estreia são 12 equipes que disputam os ePrix, de 25 minutos, com os carros de corrida Jaguar I-PACE especialmente preparados pela Divisão de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover. Serão dez corridas em algumas das cidades mais famosas do mundo, acompanhando algumas das etapas do campeonato da FIA Fórmula E. O Jaguar I-PACE e-Trophy promete ser o próximo capítulo do lema “Correr para Inovar”, da Jaguar Land Rover.

Notícias

Página inicial