Motor On Line
Notícias-

Rally: brasileiros são destaque na sétima etapa do Dakar
Reportagem: Ricardo Ribeiro
Foto: Duda Bairros
Vipcomm
Quatro das cinco duplas com competidores do país não só terminam dia como estão na classificação geral dos UTVs entre os 10 primeiros, coroados pela liderança de Varela e Gugelmin.

Os brasileiros seguem firme, forte e, agora, na liderança do Rally Dakar nos UTVs. Quatro das cinco duplas com competidores brasileiros inscritas na categoria estão colocadas entre os dez primeiros, com Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin reassumindo a liderança na classificação geral.

Varela / Gugelmin contaram com problemas de seus principais rivais, Gerard Farrez / Daniel Oliveras, Casey Currie / Rafael Tornabell (que quebraram) e Sergey Kariakin / Anton Vlasiuk, que capotou, deixando o caminho livre para os brasileiros - que também tiveram seus problemas, mas em proporção bem menor.

"Larguei e meu pneu furou depois de 400 metros. Fiz uma curva e peguei uma pedra - além de quebrar uma correia. Paramos para ajudar outro competidor, depois outro atolou e tentamos ajudar, mas a corda estourou e seguimos para não perder tempo. Agora que retomei a liderança, espero não perdê-la mais. O carro está bem e isso que importa. Vamos para cima.", relata Varela.

"Tudo muda de uma hora para outro. Um dia a gente está bravo, decepcionado e no outro nos vemos na frente. Estamos de novo na briga, mesmo com alguns probleminhas. Estamos quatro minutos à frente e faltam três dias, então não tem nada que economizar!", completa Gugelmin.

As duplas formadas por Marcos Baumgart / Kleber Cincea e Cristian Baumgart/Beco Andreotti terminaram a etapa desta segunda-feira (14), que começou e terminou em San Juan de Marcona, na quarta e na quinta posições, respectivamente, logo à frente de Lourival Roldan, navegador do português Miguel Jordão.

“Especial muito longa, com muita areia, muita duna, e bem completa, com tudo o que se tem direito em um rali. Logo no começo muitos caminhões me passaram e tomamos muita poeira. A ideia foi ser o mais cauteloso possível para não termos os problemas de furo de pneu que tivemos ontem. Fizemos tudo redondo para não descer do carro, e foi o que aconteceu. O resultado foi excelente, e sabemos que amanhã vai ser ainda mais difícil. Vamos nos preparar. Temos mais três dias pela frente”, afirmou Marcos Baumgart, sexto no geral.

“Especial muito difícil, cheia de pedras e umas dunas muito altas. Por causa da areia, temos de andar com uma calibragem mais baixa nos pneus. Com pedras no meio, o risco de furar pneu é mais elevado, e aconteceu uma vez conosco hoje, e também atolamos uma vez. O dia foi muito bacana, conseguimos terminar bem, a equipe terminou muito bem e vamos manter isso amanhã”, destacou Beco Andreotti, navegador de Cristian Baumgart, que está em oitavo no geral, atrás de Roldan e Jordão.

Outra boa notícia foi a recuperação de Bruno Varela, que subiu de 20º para 12º no geral após terminar o dia também em 12º. A vitória na etapa desta segunda ficou com Chaleco Lopez / Alvaro Quintanilla, que está exatamente 4min03s atrás dos líderes.

Nesta quinta-feira, o Dakar se despede de San Juan de Marcona e volta a Pisco em um trajeto 576 quilômetros, sendo 361 de trechos especiais. Confira abaixo os resultados do dia e a classificação geral.

Resultado da sétima etapa:

1. C. Lopez/A. Quintanilla (CHI/Can-Am), 4h30min8s
2. R. Varela/G. Gugelmin (BRA/Can-Am), a 22min4s
3. R. Piazzolli/J. Diaz (CHI/Can-Am), a 23min8s
4. M. Baumgart/K. Cincea (BRA/Can-Am), a 31min26s
5. C. Baumgart/B. Andreotti (BRA/Can-Am), a 35min24s
6. M. Jordão/L. Roldan (POR/BRA/Can-Am), a 43min11s
12. B. Varela/ M. Justo (BRA/Can-Am), a 1h39min34s

Classificação geral:

1. R. Varela/G. Gugelmin (BRA/Can-Am), 31h33min41s
2. C. Lopez/A. Quintanilla (CHI/Can-Am), a 4min3s
3. R. Piazzolli/J. Diaz (CHI/Can-Am), a 45min26s
6. M. Baumgart/K. Cincea (BRA/Can-Am), a 2h06min22s
7. M. Jordão/L. Roldan (POR/BRA/Can-Am), a 2h36min50s
8. C. Baumgart/B. Andreotti (BRA/Can-Am), a 2h56min07s
12. B. Varela/ M. Justo (BRA/Can-Am), a 24h13min48s

Mais informações e entrevistas com os competidores serão divulgadas ao vivo assim que os competidores vão chegando nas páginas oficiais do Brasil no Dakar no Facebook e Instagram.

Confira em detalhes o percurso do Dakar:

Dia 9: 15 de janeiro (terça-feira)
San Juan de Marcona -> Pisco
Distância total: 576 km
Trecho especial: 361 km

Dia 10: 16 de janeiro (quarta-feira)
Pisco
Distância total: 410 km (408 km para os caminhões)
Trecho especial: 313 km (311 km para os caminhões)

Dia 11: 17 de janeiro (quinta-feira)
Pisco -> Lima
Distância total: 358 km
Trecho especial 112 km

Montante percorrido

Motos e quadris
Distância total: 5.541 km
Trechos especiais: 2.889 km

Carros e UTVs
Distância total: 5.603 km
Trechos especiais: 2.961 km

Caminhões
Distância total: 5.601 km
Trechos especiais: 2.959 km

Notícias

Página inicial