Motor On Line
Notícias-

Kart: motores X30 Codasur marcam novo momento no Sul-Americano
Reportagem: Flávio Quick
Foto: Bruno Gorski
Quick Comunicação
Potência, durabilidade e conforto surgem como grandes diferenciais.

No início do ano de 2018 a IAME, maior fábrica de motores de karts do mundo, lançou no mercado Sul-Americano o modelo X30 CODASUR. Desenvolvido com o objetivo de modernizar o kartismo nesta região do planeta a empresa italiana firmou acordos de cooperação com a CODASUR e a CBA de forma a implantar os novos propulsores nas principais competições do continente.

Após um ano de utilização nos principais Campeonatos os motores X30 CODASUR mostraram, inicialmente, que são extremamente confiáveis e velozes. Porém, acima disso, a grande expectativa do mercado em relação a estes propulsores se traduziu em números como, realmente, uma grande aposta para a modernização do esporte.

De maneira inicial os X30 CODASUR foram anunciados com impressionantes 175cc com sua construção de dois tempos de ciclo. Em condições de laboratório, nos dinamômetros da RBC Motorsport, o novo motor chegou ao pico de 44 HP’s de potência. Tanta força, na construção tradicional dos motores, poderia gerar grande desconforto ao pilotar e, principalmente, trinca nos chassis devido à vibração do conjunto.

Assim, com uma nova tecnologia, a IAME construiu estes modelos adotando a técnica de contrapeso do eixo virabrequim. Assim, mesmo no ponto máximo de seu desempenho, os motores proporcionam uma pilotagem suave e não causam rompimento das soldas dos chassis.

Do ponto de vista de velocidade, em testes feitos nos Kartódromo RBC Racing (Minas Gerais), Granja Viana (São Paulo) e Velopark (Rio Grande do Sul), os karts com os motores X30 CODASUR viraram tempos semelhantes aos dos karts KZ se tornando, assim, nos modelos mais rápidos dentre as opções sem câmbio.

Por fim, para comprovar a qualidade e responsabilidade da IAME com o mercado Sul-Americano, os motores X30 CODASUR se mostraram extremamente duráveis e com baixíssimo índice de manutenção. Dentre os modelos utilizados pela RBC Motorsport nos testes de implantação foi verificada uma condição perfeita dos equipamentos com aproximadamente 30 horas de uso. De maneira preventiva, com metade deste tempo decorrido, os técnicos acharam que seria proveitoso proceder apenas a troca de pistão.

Motores seguem à venda

Os pilotos e equipes que quiserem adquirir os seus próprios motores X30 CODASUR podem fazer os pedidos para pronta entrega. Os estoques estão em Porto Alegre – RS e, também em Belo Horizonte – MG. Para todas as demais localidades do país os equipamentos podem ser despachados. Façam já seus pedidos junto à IAME Brasil, pelo e-mail vendasiame@mgpneus.com.br | Marcelo (51) 3482-1300 ou, ainda, na RBC Motorsport, através do e-mail vendas@rbcpreparacoes.com.br | (31) 3441-6562, com Diego.

Notícias

Página inicial