Motor On Line
Notícias-

Rally: Ecológico doará 5 mil livros
Reportagem: Isis Moretti
Foto: Chico Ferreira
Liberdade de Ideias
Além do cunho ambiental, Rally Ecológico também desenvolverá ação voltada à educação com a entrega de kits literários e programação de incentivo à leitura.

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e as Bibliotecas ‘Saber com Sabor’ firmaram parceria com o Rally Ecológico Cuiabá 300 Anos, em comemoração aos 300 anos da capital mato-grossense. Serão distribuídos 1 mil kits de livros aos estudantes do distrito de Coxipó do Ouro (MT), onde também haverá o plantio de mudas e uma programação especial. A competição será realizada no dia 30 de março, e já conta com mais de 90 veículos inscritos, entre carros 4x4 e motos.

“Queremos incentivar a leitura e levar o conhecimento, entretenimento, cultura e lazer com atividades voltadas às crianças, jovens e adultos da Escola Municipal Nossa Senhora Penha de França. Serão dois dias de atividades e cada kit terá cinco exemplares de livros, totalizando a doação de 5 mil unidades”, disse a professora Edvair Alves, coordenadora do projeto.

A programação será no dia 29 de março (sexta-feira), das 8h às 17h, com a atividade “Árvores que dão livros”, na qual uma variedade de livros serão pendurados em árvores do entorno da Escola Nossa Senhora Penha de França. Haverá exposição de acervo da Fauna e Flora Brasileira / Consciência Ambiental; jogos, brincadeiras, cantigas; “A Mala e o Baú de Livros”, varal literário; tenda e cabaninha de livros, oficina de desenho e pintura, piquenique literário; narração de Histórias: Curupira (um anão de cabelos vermelhos e pés voltados para trás que protege as florestas) e entrega de kits de livros aos alunos.

As Bibliotecas Comunitárias ‘Saber Com Sabor’ são espaços mantidos e gerenciados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cuiabá. Trata-se de um acervo de aproximadamente 72 mil livros, sendo a maioria, proveniente de doações da população. São obras de literatura infantil, infanto-juvenil, clássicos da literatura brasileira e estrangeira e da cultura mato-grossense. Além de leituras e pesquisas, os frequentadores e leitores têm acesso a atividades dirigidas pelos bibliotecários e educadores, como contação de histórias, palestras, vídeos, produção de textos literários (contos, poemas, romances, crônicas, literatura de cordel, poesia, rimas e trava língua), teatro, sessão de cinema, músicas, oficinas de brincadeiras, desenhos, pinturas, dobraduras, jogos e reciclagem diversas. Durante o ano, também são realizadas feira de livros, com trocas e doações.

Além das Bibliotecas Saber com Sabor, Cuiabá possui também 32 bibliotecas nas unidades educacionais da rede pública municipal de ensino. Durante o período de férias, esses espaços estão fechados.

Notícias

Página inicial