Motor On Line
Notícias-

F-4 Italiana: de ponta a ponta Petecof vence corrida de abertura da temporada
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Divulgação
Em Vallelunga, brasileiro larga bem e se mantém na liderança em corrida com duas longas intervenções do safety car e chuva.

O brasileiro Gianluca Petecof venceu neste sábado a corrida de abertura da temporada 2019 da Fórmula 4 Italiana, no circuito de Vallelunga. A exemplo do que fizera na primeira prova do Alemão da categoria, o piloto da Academia Shell Racing liderou todas as voltas da corrida, que teve duas lonas intervenções do safety car e chuva.

Gianluca manteve a liderança após a largada apesar do forte ataque de Michael Belov, que pegou o vácuo e tentou a ultrapassagem, muito bem neutralizada pelo brasileiro na segunda curva. Atrás deles, duas confusões em curvas distintas fizeram a direção de prova acionar o safety car.

Durante o regime de bandeira amarela em toda a pista, começou a chover numa parte do autódromo, enquanto na outra, não. Com isso, metade do circuito ficou com o asfalto bem molhado nas curvas de 1 a 4, mas nas demais a pista seguiu seca. Alguns pilotos que estavam no fundo do pelotão arriscaram a troca de pneus.

O safety car ficou na pista até faltarem 12 minutos para a bandeirada final. Na relargada, Petecof partiu com perfeição e começou a abrir de Belov, que começou a sofrer a pressão de Alessandro Famularo. No entanto, dois incidentes simultâneos, nas curvas 5 e 7, causaram nova intervenção do carro de segurança.

Durante a segunda entrada do safety car, a chuva aumentou, mas a lentidão na retirada dos dois carros fez com que os pilotos continuassem sob bandeira amarela até faltar um minuto para o fim, quando a direção de prova decidiu agitar a bandeira vermelha e encerrar a disputa.

Petecof volta à pista neste domingo para mais duas corridas, a primeira às 5h10 (de Brasília), e a segunda, às 12h15. O brasileiro larga respectivamente na quinta e terceira colocações.

O que disse Gianluca Petecof:

"Um excelente começo de campeonato de novo. Abrimos com vitória como na Alemanha, agora é foco amanhã para terminar o trabalho. Foi o melhor começo possível, a corrida foi curta, com apenas duas voltas sob bandeira verde. Começou a chover no meio, e a segunda relargada foi muito difícil de guiar, com metade da pista molhada e a outra, seca. Mas conseguimos nos manter a ponta e trazer a vitória para casa"

Resultado da prova:

1º G.Petecof - 28m00s318
2º M.Belov - a 0s405
3º A.Famularo - a 0s966
4º R.Stanek - a 2s034
5º P.Aron - a 2s966

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Projeto Ano 3

Formando Um Verdadeiro Campeão atráves do programa Lei de Incentivo da Secretária Especial do Esporte no processo 58000.011283/2018-32.

Notícias

Página inicial