Motor On Line
Notícias-

Rally: Território Motorsport entra sábado nas areias do Jalapão rumo a São Félix
Reportagem: Mércia Suzuki
Foto: Doni Castilho
MSuzuki Comunicação
Na 1ª etapa, entre Luís Eduardo Magalhães/BA e Dianópolis/TO, UTVs da equipe levantaram poeira e fecharam entre as primeiras colocações das respectivas categorias.

Começou com muita poeira, velocidade, cascalho e areia o primeiro dia de disputas do Rally Jalapão / Sertões Series, prova válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Na sexta-feira, 7, o percurso foi de 253 quilômetros, dos quais 161 de trechos cronometrados entre a cidade baiana de Luiz Eduardo Magalhães e Dianópolis (TO). E, neste sábado, 8, o desafio das duplas da Território Motorsport será encarar as areias do Jalapão com destino a São Félix do Tocantins.

A bordo dos Can Am Maverick X3, preparados pela Território Motorsport, o resultado das duplas na 1a Especial foram: Edu Piano / Solon Mendes #110 em 2º na UTV Over Pró; na UTV Super Production a dupla Augusto Montani / Flávio Bisi #119 foi a mais rápida, depois em 3º Fábio Pirondi / Rafael Decker #132 e em 4º os estreantes Paulo Rovaris / Oscar Hoffmann #130, já na UTV Start o jovem Bruno Luppi, com a navegação de Fausto Dallape #140 completou em 2º na categoria.

"O rali começou com uma Especial bem legal. Teve um pouco de tudo: pedra, areia, trechos travados e outros bem rápidos e um trialzinho. Mas agora que o bicho vai pegar porque vamos entrar para valer nas areias do Jalapão neste sábado”, diz Piano, que além de piloto é chefe de equipe. “Foi um trecho show e gostoso para andar, não levamos susto, mas precisamos melhorar um pouco nos radares. Ainda bem que teremos ainda mais dois dias de prova, porque gosto muito de andar nessa região”, completa o navegador cearense Mendes. Com o 2º lugar na categoria somados ao resultado do Prólogo (venceram na categoria) a dupla Piano / Mendes está na vice-liderança da UTV Over Pró e é a 5ª dupla mais rápida no acumulado, entre os 39 UTVs do grid.

O jovem piloto de Vinhedo (SP), Bruno, está tendo o privilégio de estrear aos 14 anos, nas areias do Deserto do Jalapão com as dicas do experiente navegador Dallape. "Foi top demais, a prova teve muito areião e uma parte de pedra, daí em um trecho que eu vinha forte capotei e tivemos de esperar alguém pra nos desvirar, mas depois voltamos e completamos a Especial”, conta Bruno. No acumulado a dupla está em 2º na categoria.

Outro que também está estreando no Rally Jalapão/Sertões Series e faz a primeira prova de Rally Cross Country, é o piloto de Americana (SP). “Apesar de a gente ter gostado muito, a Especial foi mais difícil do que imaginávamos. Mas completamos bem em 3º na categoria a 12º na geral. Agora para 2º dia vamos tentar manter o mesmo ritmo”, fiz Pirondi que ocupa a 3º colocação no UTV Super Production no acumulado.

Feliz por sua cidade ser local da largada e chegada do rali e poder contar com a torcida da família e amigos, Montani não andava desde o Rally dos Sertões, em agosto/18, e está em 1º na UTV Super Production e em 6º na geral. Resultados completos no www.chronosat.com.br

Neste sábado, o percurso é mais longo e exigente. Motos, quadridiclos, UTVs e Carros vão percorrer 459 quilômetros, sendo 289 de trechos cronometrados, até São Félix do Tocantins, cidade conhecida pelo roteiro do Rally dos Sertões. O primeiro UTV larga do Parque de Apoio em Dianópolis às 8h01.

Equipe multicampeã completa 20 anos em 2019

A Território Motorport foi criada em 1999 por Edu Piano, piloto e preparador de veículos off-road. De lá para cá foram várias vitórias e títulos conquistados pela equipe. Paulistano, 50 anos, Piano fixou a sede da equipe em Tatuí (SP) há 10 anos. Entre 1990 / 2001 participou de provas indoor e conquistou alguns títulos e seguiu fazendo trilhas de jipe. Até que em 1996 foi com um amigo conhecer o Rally dos Sertões e não parou mais, tanto que são 23 participações consecutivas. Já conquistou oito títulos (um na Geral dos carros 2005 + seis nos caminhões 2007 / 2008 / 2009 / 2011 / 2013 / 2014 e um nos UTVs – cat. Over 45 – em 2018), sendo que os últimos sete títulos foram ao lado do navegador Solon Mendes. Paralelamente, teve vitórias importantes nas provas dos Campeonatos Brasileiro e Paulista de Rally Cross Country, além de ser tricampeão da Mitsubishi Cup (2000, 2002 e 2004). Foi indicado por três vezes ao prêmio considerado o Oscar do automobilismo nacional – o Capacete de Outro - na categoria Melhor Piloto Off-Road tendo já conquistado: Capacete de Ouro como Melhor Piloto de Rali do Brasil (2005), Capacete de Prata (2002) e Capacete de Bronze (2001). Durante 11 temporadas consecutivas, a Território Motorsport foi a equipe oficial da Ford Caminhões e, durante quatro anos, também representou o time oficial da Troller. Em 2013 Piano encarou um novo desafio, desta vez nas pistas, e participou paralelamente da Fórmula Truck. A partir de 2016 começou a pilotar e a preparar UTVs.

Programação do 5º Rally Jalapão / Sertões Series (6 a 9/6)

Sábado, 08/06- Dianópolis (TO) - São Félix do Tocantins (TO)
Total – 459 km (dos quais 288,10 de trechos cronometrados)
6h00 – Largada 1ª moto no parque de apoio.
8h30 – Largada 1ª moto na especial.
8h00 – Largada 1º carro no parque de apoio.
10h30 – Largada 1º carro na especial.
13h30 – Chegada 1ª moto em São Felix/TO.
20h00 – Briefing- (São Felix do Jalapão).
Local – Parque de Eventos de São Félix – Centro da cidade (novo).

Domingo, 09/06 - São Félix do Tocantins (TO) - Luís Eduardo Magalhães/BA
Total: 516 km (dos quais 280,47 de trechos cronometrados)
7h00 – Largada 1ª moto no parque de apoio.
7h30 – Largada 1ª moto na especial.
9h00 – Largada 1º carro no parque de apoio.
9h30 – Largada 1º carro na especial.
15h30 – Chegada 1ª moto em Luís Eduardo Magalhães.
21h00 – Premiação.
Local – Praça dos Três Poderes.

Notícias

Página inicial