Motor On Line
Notícias-

Kart: Brasileiro terá finais neste sábado
Reportagem: Flávio Quick
Foto: Bruno Gorski
CBA
Kartódromo Delci Damian receberá o encerramento da primeira fase do nacional.

Desde a última terça-feira (15) o Kartódromo Delci Damian, em Cascavel, oeste do Paraná, recebe a elite do kartismo nacional para as disputas do 54º Campeonato Brasileiro de Kart – Prati Donaduzzi.

A maior competição do kartismo nacional é dividida em virtude do elevado número de categorias e pilotos inscritos no evento. Neste ano se cadastraram mais de 460 pilotos no site da Confederação Brasileira de Automobilismo. A primeira fase está sendo realizada nesta semana para oito categorias, entre os dias 15 e 20 de julho. A segunda fase será disputada na semana que vem, entre 22 e 27 de julho, e abrigará as demais 10 categorias do kartismo brasileiro.

A pista

O Kartódromo Delci Damian, apesar de instalado no interior do estado do Paraná, é um dos mais representativos kartódromos da atualidade no Brasil. Inaugurado em 1992, vinte anos depois, em 2012, passou por uma grande reforma que o recolocou no circuito das principais competições da modalidade no país. Em sua recente história recebeu em 2012 o Campeonato Brasileiro, em 2016 a Copa Brasil e o Campeonato Sul-Americano e, agora, volta a sediar as provas do Campeonato Brasileiro.

Seu traçado, muito técnico, tem extensão de 1.026 metros permeados por 15 curvas. O primeiro e segundo setores são muito velozes e, o terceiro setor, técnico e travado. O novo recorde da pista foi estabelecido nesta quinta-feira (18) pelo carioca André Nicastro, ao estabelecer o tempo de 41s017 que lhe rendeu a pole-position da categoria Codasur.

Categorias da primeira fase (final dia 20/07)

Categoria -                            Pilotos -                                Motores
F4 Graduado -                   15 anos ou mais -             4 tempos, 390cc
F4 Sênior -                        32 anos ou mais -             4 tempos, 390cc
Júnior -                              13 a 14 anos -                   2 tempos, 125cc
Mirim -                                 6 a 8 anos -                     4 tempos, 160cc
Super F4 -                         15 anos ou mais -             4 tempos, 390cc
Cadete -                              8 a 11 anos -                   4 tempos, 160cc
Júnior Menor -                    11 a 13 anos -                  2 tempos, 125cc
Codasur -                           15 anos ou mais -            2 tempos, 175cc*
* Motores da nova geração

Como funcionam as disputas

Ao longo da semana, cada categoria tem duas provas classificatórias e uma pré-final. No sábado, é realizada a grande final – cujo resultado determina o campeão. Nas primeiras fases da competição, é adotado o sistema de pontos perdidos, no qual o vencedor não perde nada, o segundo colocado tem retirado um ponto, o terceiro, dois, e assim sucessivamente. Classificam-se para a final os pilotos com menos pontos perdidos. O vencedor da última bateria se consagra como campeão brasileiro.

Os prêmios

O Campeonato Brasileiro de Kart oferece aos cinco primeiros colocados de todas as categorias troféus grandes, imponentes e criados especialmente para o evento. Além disso, para incentivar a velocidade, todos os pole-positions recebem troféus do mesmo tamanho dos pilotos campeões.

Além disso, em 2019, os campeões das categorias CODASUR Junior, CODASUR e OK Internacional serão premiados por um grupo de apoiadores com a participação gratuita no Campeonato Mundial de Kart a ser disputado na primeira quinzena de setembro, na Finlândia.

O que rolou nas pré-finais

Na categoria Cadete, da mesma forma que foi visto nas corridas classificatórias, Lucas Silva e Gabriel Koenigkan comandaram o pelotão. O segundo grupo de pilotos seguira mais atrás com Enzo Nienkotter, Pedro Lins e Lucas Moura. Koenigkan comboiuou o líder Silva, tentou assumir a ponta, mas, tomou um “x” e, com isso, ficou em segundo. Lucas venceu. No segundo pelotão, Lucas Moura em prova de recueração ficou com o 3º lugar, seguido por Lins e Nienkotter.

Na categoria Júnior, assim como fez nos treinos, tomada de tempos e na primeira classificatória o mineiro Lucas Staico voltou a vencer com larga vantagem. Após largar em terceiro ele assumiu a ponta para depois vencer sem ser ameaçado. Enquanto isso, Pedro Aizza se garantiu no segundo lugar após ultrapassagens bem arrojadas. Uma acirrada disputa entre Gabriel Gomez, Samuel Cruz, Nicolas Fabris e João Victor Camargo, marcou a bateria que acabou com vantagem para Fabris, que terminou em terceiro após ter largado em 14º.

Pedro Clerot venceu com certa facilidade a bateria Pré-Final da Júnior Menor e terá o direito de largar da pole-position da final, deste sábado. Uma forte disputa pelo segundo lugar. Nesta, Gabriel Bonilha, Cadu Bonini, Vinícius Mercez, Vinícius Tessaro, João Pinheiro Filho e Luca Neuenschwander se destacaram e deram um espetáculo à parte. A definição se deu no finalzinho da corrida, com Bonilha cruzando a linha de chegada em segundo e Cadu Bonini, em terceiro.

Encerrando a programação da manhã a CODASUR tomou a pista com uma corrida muito disputada. Nas últimas voltas a garoa começou a cair precupando bastante pilotos e equipes. Olin Galli, o pole, venceu de ponta a ponta. A primeira fila da final terá André Nicastro ao lado de Olin.

A SUPER F4 abriu a série de Pré-Finais da tarde. A prova foi vencida de ponta a ponta por Marcus Borges, que busca o pentacampeonato brasileiro. Ele abriu vantagem desde o começo e recebeu a bandeirada com grande vantagem para Keka Teixeira, que terminou liderando o segundo pelotão.

Théo Salomão, que largou na pole, venceu mais uma na Mirim. Ele aguentou grande pressão durante toda a corrida. Pedro Capobianco e Filipe Vriesman foram implacáveis com o líder durante toda a prova. EM corrida de recuperação Augustus Tonillo fez a melhor volta da prova.

Com 37 karts na pista a F4 SÊNIOR teve uma corrida espetacular. Flaviano Ramos, campeão brasileiro em 2017, superou nada menos que 21 concorrentes na pista úmida por uma fina garoa. Após superar fortes concorrentes que formavam o primeiro pelotão ele chegou à primeira posição a cinco voltas para o final. A briga pelo segundo lugar enolveu Alain Sisdeli, Dado Salau, Leonardo Torres, Guilherme Silva, dentre outros pilotos. Torres cruzou a linha de chegada na segunda posição e Sisdelli, em terceiro.

Encerrando o dia que reuniu 24 corridas a F4 GRADUADOS teve punição antes mesmo da largada de sua Pré-final. Bruno Grigatti e André Martinho, obrigaram o Diretor de Prova a utilizar a bandeira vermelha. Ambos perderam quatro posições, o que fez com que a dupla catarinense Roberto Wuthstrack Júnior e Rafael Prada começasse na ponta. Júnior fez valer a pole position e venceu a Pré-final de ponta a ponta. Grigatti se recuperou cruzou em segundo com Rafael Smaniotto no terceiro posto.

Transmissão

O Brasileiro de Kart – Prati Donaduzzi terá todas as 20 finais transmitidas pelo Grupo Globo. Na primeira fase as corridas irão ao ar pelo SPORTV2, de 13:30 às 16:00. Logo em seguida o sinal segue aberto no Globoesporte.com entre 16:00 e 17:30hs.

Na segunda fase as finais também serão exibidas. No dia 27 as corridas irão ao ar das 16:30 às 19:30 hs. No Globoesporte.com. As demais categorias serão exibidas no domingo, dia 28, pelo SPORTV3, entre dez da manhã e meio dia.

Resultados Oficiais
Acesse o link: http://bit.ly/2Ym7dRq

Notícias

Página inicial