Motor On Line
Notícias-

Kart: Enrico de Lucca é 3º na Graduados do Brasileiro 2019
Reportagem: Jackson de Souza
Foto: Jackson de Souza
BECom
Piloto paulista se destacou nas duas fases. Final da Codasur foi marcada por prova de recuperação, com mais de vinte ultrapassagens.

Tendo duas semanas de resultados distintos, atuações dignas de pódios marcaram a dupla participação de Enrico de Lucca (Nelsinho Competições / D2 Motors) na 54ª Edição do Campeonato Brasileiro de Kart realizado no Kartódromo Delci Damian em Cascavel, com uma incrível prova de recuperação na Codasur na primeira fase, após largar da penúltima posição em um grid de trinta e cinco competidores, e o pódio na categoria Graduados da segunda fase.

Foram quinze dias de trabalho intenso em Cascavel, quando o jovem piloto de 15 anos fez sua estreia no Brasileiro de Kart em uma das categorias mais competitiva do kartismo na atualidade, quando enfrentando multi campeões do país, conseguiu se colocar competitivo dentre eles, e garantir o primeiro pódio nacional na categoria Graduados, mantendo uma positiva sequência de pódios em competições nacionais.

De batidas, a um grande número de ultrapassagens na Codasur

Começando as disputas da edição de 2019 com a categoria Codasur, Enrico vinha de um excelente pódio no Campeonato Sul-Americano, porém, o fator “sorte” acabou não acompanhando o mesmo durante as atividades oficiais. Sempre rápido em todas as sessões de treinos livres, o paulista do kart 53 ficou com a sétima marca na tomada de tempos, quando partindo da quarta fila, viu sua busca pelo título começar a complicar. Após ser alvo de uma atitude anti desportiva de outro competidor ainda na largada, foi obrigado a abandonar a primeira classificatória, ao ser acertado em cheio na primeira curva, sofrendo danos graves em seu equipamento. Largando do final do grid, a primeira recuperação do final de semana foi marcada por vinte e uma ultrapassagens, completando a segunda classificatória na sétima posição, e garantindo um lugar na sétim a fila para a largada da Pré Final, que novamente foi marcada por outro contra tempo, desta sendo alvo de outra batida, que lhe fez parar na grama ainda na primeira volta.

A decisão da Codasur foi um tudo ou nada para De Lucca, que durante as vinte cinco voltas, viu a oportunidade de alcançar o pódio escapar devido um problema no carburador, no momento que figurava no “Top 10” da corrida com menos de cinco voltas para o agito da bandeira quadriculada. Conseguindo se manter vivo na disputa, concluiu sua participação na categoria Codasur na décima segunda posição, obtendo a segunda melhor volta da corrida.

Primeiro pódio na Graduados no Brasileiro de Kart.

Já se destacando na primeira semana, as marcas na categoria Graduados apenas se repetiram. Por três vezes liderando sessões, sendo o mais rápido no primeiro dia, Enrico ficou com a quinta marca na tomada de tempos com a diferença de 0.201s, se mantendo na disputa pelo título ao garantir a quarta e sexta posição, respectivamente nas classificatórias. Com o pensamento em se posicionar bem para a prova final, fez uma prova consciente na Pré Final ao largar da quinta posição, mas, um erro na partida do primeiro colocado, fez o paulista cair para a décima posição, que com um ritmo positivo, pode alcançar a sexta posição.

Largando da sexta posição, a prova final foi marcada por intensas disputas nas voltas iniciais. Mesmo largando por fora, De Lucca conseguiu se posicionar no “Top 5” logo na primeira volta, e então conquistar a terceira posição nas voltas seguintes. Porém, um rendimento limitado ao final da corrida impediu a busca pela primeira posição, quando o mesmo completou sua participação na segunda fase, na terceira posição da Graduados, garantindo o lugar na volta dos campeões e, em mais um pódio no Campeonato Brasileiro de Kart, sendo o quarto consecutivo em três anos.

“Tivemos duas semanas de muito trabalho, alegrias, tristezas, e resultados bons. O objetivo principal era conquistar o título, era rápido e competitivo para isso, principalmente na Codasur, mas a sorte não esteve no do nosso lado. Já na Graduados consegui me posicionar bem para a final, e consegui salvar um lugar no pódio!” – concluiu Enrico que teve todo suporte técnico da equipe Nelsinho Competições, e da D2 Motors.

Notícias

Página inicial